Agilidade na gestão de projectos de licenciatura

Main Article Content

Sonia Itati Mariño
Pedro Luis Alfonzo

Resumo

O objectivo do artigo é apresentar uma estratégia ágil baseada nas práticas SCRUM (um termo do desporto do Rugby, que significa apoio colaborativo entre jogadores para acelerar uma pontuação); neste caso, inovar na gestão de projectos de fim de grau. Foram utilizados métodos teóricos para delimitar e apoiar a proposta, e foram utilizados métodos empíricos para sistematizar as experiências e torná-las explícitas através de um quadro de processo ágil baseado nos princípios do método ágil SCRUM. O contexto para delinear e validar a proposta foi definido como o curso de Projecto de Grau Final; o âmbito de implementação: a concepção, produção e defesa de um projecto integrado para o Grau de Bacharel em Sistemas de Informação. Esta proposta adopta práticas de SCRUM baseadas em experiências anteriores, e focalizou-se na gestão destas produções de fim de curso adaptadas ao contexto da disciplina de Informática, em relação à indústria das Tecnologias de Informação. Finalmente, a necessidade de adoptar agilidade nos contextos universitários na sociedade do conhecimento é realçada, dado o perfil dos estudantes do século XXI, muitos dos quais têm experiência na indústria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Mariño, S. I., & Alfonzo, P. L. (2022). Agilidade na gestão de projectos de licenciatura. Mendive. Revista Educação, 20(3), 759–771. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2957
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Sonia Itati Mariño, Departamento de Informática. Facultad de Ciencias Exactas y Naturales y Agrimensura. 9 de Julio 1449. CP. 3400. Corrientes. Universidad Nacional del Nordeste. Argentina

Investigador de la Facultad de Ciencias Exactas de la Universidad Nacional del Nordeste. Profesora Titular, Dedicación Exclusiva, del Departamento de Informática de la Facultad de Ciencias Exactas de la Universidad Nacional del Nordeste. Licenciada en Sistemas. Es Magíster en Informática y Computación. (UNNE - Universidad de Cantabria - España). Magíster en Epistemología y Metodología de la Investigación Científica (Facultad de Humanidades - UNNE). Doctora en Ciencias Cognitivas (UNNE). Antecedentes en la formación de Recursos Humanos de grado y posgrado. Dirección de proyeIctos de investigación aplicada e I+D

ORCID 0000-0003-3529-7003

Pedro Luis Alfonzo, Departamento de Informática. Facultad de Ciencias Exactas y Naturales y Agrimensura. 9 de Julio 1449. CP. 3400. Corrientes. Universidad Nacional del Nordeste. Argentina

Docente Investigador de la Facultad de Ciencias Exactas de la Universidad Nacional del Nordeste.  Dedicación Exclusiva, del Departamento de Informática de la Facultad de Ciencias Exactas de la Universidad Nacional del Nordeste. Experto en Estadistica y Computacion. Especialista y Magister en Ingenieria del Software. Antecedentes en la formación de Recursos Humanos de grado y posgrado. Participación de proyeIctos de investigación aplicada e I+D

ORCID 0000-0001-5447-8518

Referências

CONFEDI (2018). Libro Rojo de CONFEDI. Propuesta de estándares de segunda generación para la acreditación de carreras de ingeniería en la República Argentina. Asamblea del Consejo Federal de Decanos de Ingeniería de la República Argentina, Rosario.

Deemer, P., Benefield, G., Larman, C. y Vodde, B. (2009). Información Básica de Scrum the Scrum Primer Version 1.1. Scrum Training Institute, Traducción de Leo Antoli. Agile:Spain. http://www.goodagile.com/scrumprimer/scrumprimer_es.pdf

Digit.ar. (2021) 15th State of Agile Report. Agile adoption accelerates across the enterprise, https://drive.google.com/file/d/1f8dVlWTrKXughBVoK1wAvVAlzyxOk9Ls/view

Klopp, M., Gold Veerkamp, C., Abke, J., Borgeest, K., Reuter, R., Jahn, S., Mottok, J., Sedelmaier, Y., Lehmann, A. y Landes, D. (2020). Totally Different and yet so Alike: Three Concepts to Use Scrum in Higher Education. 4th European Conference on Software Engineering Education (ECSEE '20). Seeon/Bavaria, Germany.

Ivetiæ, P. y Iliæ, J. (2020). Reinventing universities: Agile project management in higher education. European Project Management Journal, 10, 64-68. Available from: https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=924582

Mariño, S. y Alfonzo, P. (2014). Implementación de SCRUM en el diseño del proyecto del Trabajo Final de Aplicación. Scientia Et Technica. 19(4), 413-418. Disponible en: https://revistas.utp.edu.co/index.php/revistaciencia/article/view/9021

Mariño, S. I. y Alfonzo, P. L. (2019). Las áreas de conocimiento Swebok en producciones de graduación. Un estudio de la disciplina Informática en la Facultad de Ciencias Exactas y Naturales y Agrimensura (FaCENA) de la Universidad Nacional del Nordeste (UNNE), Argentina. e-Ciencias de la Información, 9(2), DOI: 10.15517/eci.v9i2.35553

Mariño, S. I., Alfonzo, P. L. y Arduino, G. A. (2020). Agile Proposal to Manage IT Educational Projects in Higher Education. European Scientific Journal, 16(34), 123-137. Available from: https://doi.org/10.19044/esj.2020.v16n34p129

Ministerio de Desarrollo Productivo. Argentina.(2020). Ley de Economía del Conocimiento. Ley 27. 570. Ministerio de Desarrollo Productivo: Argentina. Disponible en: https://www.argentina.gob.ar/noticias/el-poder-ejecutivo-reglamento-la-ley-de-economia-del-conocimiento

Ministerio de Justicia y Derechos Humanos. Argentina. (2020). Régimen legal del contrato de teletrabajo. Ley 27555. Argentina: Ministerio de Justicia y Derechos Humanos. Disponible en: http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/anexos/340000-344999/341093/norma.htm

Müller Amthor, M., Hagel, G., Gensheimer, M. y Huber, F. (2020). Scrum Higher Education The Scrum Master Supports as Solution-focused Coach. IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pp. 948-952, doi: 10.1109/EDUCON45650.2020.9125304

Otero, T. F., Barwaldt, R., Topin, L. O., Vieira Menezes, S., Ramos Torres, M. J. y de Castro Freitas, A. L. (2020). Agile methodologies at an educational context: a systematic review. IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 1-5, doi: 10.1109/FIE44824.2020.9273997.

RedUNCI (2018). Red de Universidades Nacionales con Carreras en Informática. Propuesta de Currícula RedUNCI. Argentina:RedUNCI. Disponible en: https://redunci.info.unlp.edu.ar/documentos/?customize_changeset_uuid=26f885bf-7a72-4ca3-9ad9-a7346b3ce5c0&customize_autosaved=on

Sutherland, J. (2012). The Scrum Papers: Nut, Bolts, and Origins of an Agile Framework, Version 1.1 2 Apr 2012, Scrum, Inc. http://jeffsutherland.org/scrum/ScrumPapers.pdf

Vila Grau, J. y Capuz Rizo, S. (2021). La extensión de la agilidad al ámbito docente a través de Scrum & EduScrum. 25th International Congress on Project Management and Engineering. Alcoy, España