Estudos linguísticos na carreira de Bacharel em Educação Espanhol-Literatura a partir de uma perspectiva professional

Main Article Content

Yelena Abreu Alvarado
Karina Machin Hernández Machin Hernández
Liliana Alvarez Alonso

Resumo

O estudo da linguagem é o foco da disciplina de Estudos Linguísticos e é uma necessidade no Bacharelado em Educação, carreira de Literatura Espanhola. O objetivo deste artigo é propor uma estratégia didática que fundamenta o Processo Ensino-Aprendizagem da disciplina de Estudos Linguísticos, a partir de uma perspectiva profissional, na carreira de Literatura Espanhola. Para sua elaboração, foram utilizados métodos teóricos, como o histórico; métodos lógicos como hipotético-dedutivo, sistêmico e estrutural-funcional juntamente com modelagem. Como procedimentos dos métodos teóricos foram utilizados a análise e síntese e a indução e dedução; dos métodos empíricos, da análise documental e da observação das aulas; técnicas como entrevista e pesquisa; o procedimento de escalas também foi utilizado. Tudo permitido verificar o estado inicial do referido processo. A busca por informações sobre o assunto mostrou que a profissionalização nesta carreira não tem sido tratada de forma suficiente; Ficam evidentes as limitações da didática da disciplina de Estudos Linguísticos no tratamento dos componentes didáticos e na aprendizagem dos alunos, em função da falta de conteúdos relacionados à linguagem como sistema, com abordagem profissional. Os resultados alcançados mostram níveis de transformação que demonstram que a estratégia contribui para a formação linguística dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Abreu Alvarado, Y., Machin Hernández, K. M. H., & Alvarez Alonso, L. (2022). Estudos linguísticos na carreira de Bacharel em Educação Espanhol-Literatura a partir de uma perspectiva professional. Mendive. Revista Educação, 20(3), 970–987. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2797
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Yelena Abreu Alvarado, Universidad de Pinar del Río

Profesora del departamento de Español-Literatura. Imparto en el curso actual las asignaturas: Fundamentos de Historia de la lengua española,  Historia de la lengua española, Lingüística General e Introducción a los Estudios Lingüísticos; en cursos anteriores he trabajado las antes mencionadas y otras como: Comunicación y Texto, Estilística y Pragmática.

Karina Machin Hernández Machin Hernández, Unoversidad de Pinar del Río

Profesora del departamento de Español-Literatura. Imparto la asignatura Literatura Universal.

Liliana Alvarez Alonso, Universidad de Pinar del Río

Profesora del departamento de Español-Literatura. Imparto la asignatura Lexicología y Semántica Española y soy la Jefa de la disciplina Estudios Lingüísticos.

Referências

Abreu, Y. (2020). Empleo de la Neutrosofía para el análisis de las consideraciones más significativas del proceso de enseñanza-aprendizaje de la disciplina Estudios Lingüísticos. Revista Neutrosophic Computingand Machine Learning. 11, 2020. ISSN- 2574-1101 (ONLINE), ISSN-2574-1098 (PRINT). Disponible en: http://fs.unm.edu/NCML2/index.php/112/article/view/90

Abreu, Y. (2018). El proceso de enseñanza-aprendizaje de los Estudios Lingüísticos: su impacto en la motivación profesional en la carrera Español-Literatura. Mendive. Revista de educación, 16(4), ISSN. 1815-7696 Disponible en: https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1462

Addine, F y García, G. (2004). Didáctica: teoría y práctica. Compilación. La Habana: Pueblo y Educación.

Alvarez Alonso, L., Machín Hernández, K., & Abreu Alvarado, Y. (2021). IADOV neutrosófico para validar la concepción pedagógica del proceso de formación del léxico pedagógico de los estudiantes de la carrera Español-Literatura. Revista Asociación Latinoamericana De Ciencias Neutrosóficas. ISSN 2574-1101, 12, 31-38. Recuperado a partir de http://fs.unm.edu/NCML2/index.php/112/article/view/92

Álvarez de Zayas, C. (2019). Metodología de la investigación científica. Libro digitalizado. Edición: Novena Edición Año: 2019

Bailey-Moreno, J., & Flores-Fahara, M. (2020). Procesos formativos durante el ejercicio docente: un estudio desde las creencias de profesores universitarios. Propósitos y Representaciones, 8(3), e527. doi: http://dx.doi.org/10.20511/pyr2020.v8n3.490

Breijo Worosz, T., Mainegra Fernández, D.(2020). En torno al desarrollo de la identidad profesional docente en la formación inicial de los profesores. Mendive. Revista de educación, 18(1), p. 1-4. Disponible en: http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1891

Fierro, B. (2018). V Simposio Internacional de Educación y Pedagogía. Libro de investigación: Educación y Pedagogía Cuba 2018. Varios autores iberoamericanos ISBN: 978 1 945570 74-2Primera Edición, Diciembre de 2018

García, Á.M. (2017). El análisis de textos como contenido mediador del eje lectura-nálisis-comprensión-construcción. En Memorias del II Coloquio Cuba-México, "Las ciencias de la educación al servicio de las nuevas generaciones". ISBN: 978-959-16-2459-8. 2015.

Hernández, S. R. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Ciudad de México, México: Editorial Mc Graw Hill Education, Año de edición: 2018, ISBN: 978-1-4562-6096-5, 714 p.

Mena Martín, O., Breijo Worosz, T., Orraca Castillo, O., & Martínez Orraca, B. (2017). El desarrollo de los modos de actuación profesional competentes en recién graduados de Ciencias Médicas. Revista de Ciencias Médicas de Pinar del Río, 21(5), 677-683. Recuperado de http://www.revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/3004

Miranda Vázquez, J., Miranda Vázquez, A., Santiesteban Labañino, M., & Heredia Heredia, R. (2017). La profesionalización de los docentes de la educación superior: implicaciones en el desarrollo social desde su competitividad. MEDISAN, 21(11). Recuperado de http://www.medisan.sld.cu/index.php/san/article/view/1644

Modelo del profesional de la educación. (2016). Plan de Estudio "E". Carrera: Español-Literatura. La Habana: MINED.

Roméu, A. (2007). El enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural de la enseñanza de la lengua y la literatura. Editorial Pueblo y Educación: La Habana.

Roméu, A. (2013). Didáctica de la lengua española y la literatura. La Habana: Ed. Pueblo y Educación. 2 tomos.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)