Estratégia metodológica para o desenvolvimento da profissionalização do professor de educação médica

Main Article Content

Geovanis Olivares Paizan
Vivian Walter Sánchez
Rosana Cuello Ho

Resumo

O processo de profissionalização do professor do Ensino Superior em Cuba é uma questão que assume particular importância no contexto de desenvolvimento atual do mundo. Nesse sentido, objetivou-se propor uma estratégia metodológica que contribuísse para o processo de profissionalização dos docentes dos departamentos de Tecnologia e Normalização em Saúde, Metrologia e Gestão da Qualidade. Para a sua realização, a pesquisa foi realizada com 26 docentes destes departamentos da Universidade de Ciências Médicas de Santiago de Cuba, através da utilização de métodos teóricos como o analítico-sintético e o indutivo-dedutivo, para fazer a aproximação ao objeto de estude. Os métodos empíricos utilizados consistiram na observação, análise documental, inquérito aos professores e aplicação da escala de atitude de Osgood ou diferencial semântico. Objetivou-se mensurar o componente afetivo (aceitação-rejeição) dos professores da amostra em relação à estratégia metodológica para verificar sua viabilidade. Como resultado, uma estratégia metodológica foi desenhada e implementada para aperfeiçoar esse processo, o que contribuiu para o seu desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Olivares Paizan, G., Walter Sánchez, V., & Cuello Ho, R. (2021). Estratégia metodológica para o desenvolvimento da profissionalização do professor de educação médica. Mendive. Revista Educação, 19(4), 1168–1184. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2653
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Geovanis Olivares Paizan, Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba

Licenciado en Tecnología de la Salud en el perfil Administración y Economía. Máster en Salud Pública. Profesor Auxiliar. Doctorante en Educación Médica. Departamento de Normalización Metrología y Gestión de la Calidad. Facultad de Enfermería Tecnología. Universidad de Ciencias Médicas. Santiago de Cuba. Cuba

Vivian Walter Sánchez, Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba

Licenciado en Información Científico Técnica y Bibliotecología. Máster en Educación. Profesor Auxiliar. Doctorante en Ciencias Biomédica. Departamento de Normalización Metrología y Gestión de la Calidad. Facultad de Enfermería Tecnología. Santiago de Cuba.

Rosana Cuello Ho, Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba

Licenciado en Tecnología de la Salud en el perfil Administración y Economía.  Profesor Asistente.  Departamento de Normalización Metrología y Gestión de la Calidad. Facultad de Enfermería Tecnología. Universidad de Ciencias Médicas. Santiago de Cuba.

Referências

Añorga, J. (2014). La Educación Avanzada y el Mejoramiento Profesional y Humano. VARONA, Revista Científico-Metodológica, (58), 19-31.

Cedeño, S. L., Santos, N. J., (2017). Propuesta de un modelo pedagógico de profesionalización y su estrategia de implementación para el técnico laboratorista dental ecuatoriano. Revista Cubana de Educación Superior, 36(1), 120-126. Recuperado de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142017000100011&lng=es&tlng=es

Céspedes, B., Carvajal, D. (2021). Profesionalización de la disciplina Preparación para la Defensa en las carreras de Ingeniería y Arquitectura. Mendive. Revista de Educación, 19(1), 168-182. Disponible en: https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2110

Columbié, P.,Ramos S., V, Lazo P., MA. Morasen R., E. Solís S., S. González G., TR. (2018). A propósito de la nueva universidad innovadora en Tecnología de la salud. Rev. Cubana de Tecnología de la salud. 9(3). p 50-57. http://www.revtecnologia.sld.cu/index.php/tec/article/view/1272

Herrera, M.G., Horta, M.D. (2016). La superaciónpedagógica y didáctica, necesidad impostergable para los profesores y tutores del proceso de especialización. Educación Médica Superior, 30(3) Disponible en: http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/737

Llano, Z., Carlozama P., Tipán, C., Tipán, C. (2021) La internacionalización en los procesos universitarios: un análisis estructural para universidades de Latinoamérica. Mendive. Revista de Educación, 19(1), p. 6-15 Disponible en: http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1945

Miranda, J., Miranda A., Santiesteban M., Heredia M., (2017) La profesionalización de los docentes de la educación superior: implicaciones en el desarrollo social desde su competitividad. MEDISAN, 21(11): 3278-3284. Recuperado en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1029-30192017001100019&lng=es

Olivares, P.G., Díaz, P.K., Travieso, R.N., González, G.T., Solís, S. S., Cabrera, D. A. (2020). Profesionalización de los docentes en educación médica a través de un modelo de evaluación. Rev. Tecnología de la Salud, 9(1). Disponible en: http://www.revtecnologia.sld.cu/index.php/tec/article/view/1075

Pérez, A.I., Travieso, R.N. (2019). Caracterización de la formación posgraduada de los gestores de ciencia, tecnología e innovación en salud para la evaluación de tecnologías sanitarias. Revista Cubana de Tecnología de la Salud, 10(2) Disponible en: http://revtecnologia.sld.cu/index.php/tec/article/view/1480

Querts, M.O. (2008). Algunas consideraciones sobre el sistema de conocimientos de la Disciplina Morfofisiología Humana. Revista electrónica Medisan, 12(1). https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-532616

Rubio, M.J. Palacios, H.Á., Rodríguez, M.I. (2018). El reto de gestionar el conocimiento en la educación superior orientado al desempeño profesional. Retos de la Dirección, 12(1), 119-139. Recuperado de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2306-91552018000100007&lng=es&tlng=es

Santos, N.J., Cedeño, S.L. (2017). El perfeccionamiento metodológico y la superación continua a través de la observación de clases. Revista Cubana de Educación Superior, 36(2), 142-147. Recuperado de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142017000200013&lng=es&tlng=es

Sotomayor, C., Aguila A. (2021). Estrategia pedagógica para formar la competencia resolución de conflictos en estudiantes de Sociología. Mendive. Revista de Educación, 19(1), p. 67-8.5 Disponible en: https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2143

Solís, S.S., Lazo, P.M., Valcárcel, I.N. (2018). Modelo de Evaluación del Desempeño Profesional del Licenciado en Higiene y Epidemiología. Convención Internacional de Salud, Cuba Salud, La Habana. Disponible en: http://www.convencionsalud2017.sld.cu/index.php/connvencionsalud/2018/paper/viewDown loadInterstitial/335/395

Tosar, P.M. (2018). Modelo teórico de evaluación de la estrategia curricular de Medicina Natural y Tradicional de la carrera de Medicina. Educ. Med. 32(3): 94-105. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412018000300008&lng=es

Artigos Similares

<< < 1 2 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.