Ensino Interativo de Inglês: A fila dos Escritores da América

Main Article Content

Pedro Alejandro Vigil García
Rodolfo Acosta Padrón
Ernesto Emilio Andarcio Betancourt

Resumo

O ensino do inglês hoje assume como seu objetivo o desenvolvimento da competência comunicativa, interativa e intercultural. A Didáctica Intercativa de Línguas, juntamente com o uso efetivo do Inglês, proclama um ensino interativo baseado em tarefas, que são componentes essenciais para este objectivo. Estes proporcionam oportunidades para os alunos interagirem de forma significativa com outros em situações culturais. O objetivo deste artigo é demonstrar como o ensino interativo se concentra no desenvolvimento da competência comunicativa, interativa e intercultural e como tarefas interativas, como "The Writers of America", podem ser construídas para alcançar este objetivo, levando em conta o uso real do inglês. Foram utilizados como métodos teóricos: dialética, histórica, lógica, sistémica e modelação, análise e síntese; como métodos empíricos: análise documental, observação de aulas e entrevista. The American Writers' Queue é uma técnica de aprendizagem interativa baseada no inglês real, que pode ser usada no ensino do inglês no Bacharelado de Educação em Línguas Estrangeiras. A técnica foi utilizada durante dois anos com estudantes do primeiro ano de inglês. Foram obtidos resultados satisfatórios em termos do objectivo de aprender inglês e das dimensões das competências linguísticas e de comunicação, da cultura de aprendizagem através da reflexão e interação, e da contextualização da língua através de várias culturas. Assim, ela contribui para a formação de valores humanos e atitudes positivas como parte da formação integral dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Vigil García, P. A., Acosta Padrón, R., & Andarcio Betancourt, E. E. (2020). Ensino Interativo de Inglês: A fila dos Escritores da América. Mendive. Revista Educação, 18(3), 661–676. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2052
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Pedro Alejandro Vigil García, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Licenciado en Educación, Lenguas Extranjeras (Inglés). Es profesor de Didáctica de las Lenguas Extranjeras, Metodología Educativa y Práctica Integral de la Lengua Inglesa y Francesa en la Universidad de Pinar del Río. Coautor del libro Interactive English Use Learning (2019) y varios artículos en revistas científicas de alto impacto. Ha comenzado el Doctorado en Ciencias Pedagógicas

Rodolfo Acosta Padrón, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Doctor en Ciencias Pedagógicas, Máster en la enseñanza del español y profesor titular de la Universidad de Pinar del Río. Imparte cursos de lingüística, comunicación, psicología educacional, metodología de la investigación y didáctica de lenguas. Ha escrito varios libros sobre la enseñanza de lenguas extranjeras, publicados en Brasil, Australia, Panamá y Cuba. Ha tutorado 6 tesis de doctorado y más de 50 tesis de maestría.

Ernesto Emilio Andarcio Betancourt, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Estudiante de primer año de la carrera Educación Lenguas Extranjeras en la Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”. Activista de la FEU y presidente de brigada. Miembro del proyecto de investigación “Creación de una nueva cultura del aprendizaje de lenguas”. Autor de varios artículos referidos a la enseñanza de lenguas.

Referências

Acosta Padrón, R., & Alfonso Hernández, J. (2011). Didáctica interactiva de lenguas. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación. ISBN 978-959-13-1894-7.

Acosta Padrón, R., & Careaga Pendás, N. (2020). El empleo de la literatura en el aprendizaje del uso real del inglés. Mendive. Revista de Educación, 18(1), 5-21.

Acosta Padrón, R., & García Escobio, M. A. (2015). Múltiples escenarios para el aprendizaje de lenguas extranjeras: experiencias en la Universidad de Ciencias Pedagógicas de Pinar del Río. Mendive, 13(3), 313-318.

Acosta Padrón, R., & García Escobio, M. A. (2017). Los factores psicológicos en el desarrollo de la competencia comunicativa en lengua inglesa. Mendive. Revista de Educación, 15(1), 81-93.

Acosta Padrón, R., García Escobio, M. A., & Carcedo García, R. I. (2018). La enseñanza de lenguas extranjeras desde el contexto latinoamericano. Mendive. Revista de Educación, 16(4), 640-650.

Acosta Padrón, R., & Moisés Gómez, A. (2017). Nueva Cultura para un excelente aprendiz de lenguas. España: Editorial Academia Española.

Acosta, R., Rivera, S., Pérez, Juan, E., Mancini, A. (Primera Edición.) (1997). Communicative Language Teaching. Newton Paiva, Belo Horizonte, Brasil. Facultades Integradas.

Acosta, R., Vigil, P.A., Gómez, A. (2019). Nueva cultura del aprendizaje del inglés para estudiantes universitario. Ciencia e Innovación Tecnológica. Editorial Académica Universitaria, Volumen VI, 705-714. Recuperado de http://edacunob.ult.edu.cu/xmlui/handle/123456789/105

Acosta, R., y Vigil, P. A. (2019). Interactive English Use Learning. Pinar del Río, Cuba: Editorial Hermanos Loynaz. ISBN: 978-959-219-610-0.

Ellis, R. (1995). The Study of Second Language Acquisition. Reino Unido: Oxford University Press.

Gómez Salej, A.M., & Acosta Padrón, R. (2017). El taller pedagógico interactivo-reflexivo para la formación y superación profesional de profesores de lenguas. Mendive. Revista de Educación, 15(2), 131-142.

Hadfield, J. (1990). Intermediate Communication Games:A collection of games and activities for low to mid-intermediate students of English. ReinoUnido: Oxford.

Hoge, A.J. (2019). Learn Real English. Recuperado a partir de http://learnrealenglish.com

Richards, J. C. (2006). Communicative Language Teaching Today. New York: Cambridge University Press. Recuperado a partir de https://www.professorjackrichards.com/wp-content/uploads/Richards-Communicative-Language.pdf

Vygotsky, L., & Luria, A. (1975). Tool and symbol in child development. Semanticscholar.org Recuperado a partir de https://pdfs.semanticscholar.org/3d0c/b33fc593db641b9d1f33b74db370b3d87b95.pdf?_ga=2.6305719.429251884.1594655202-1197170583.1580239227&_gac=1.15918850.1594070315.EAIaIQobChMIpMDSpLu56gIVhvjtCh0o6AoDEAEYASAAEgJxTfD_BwE

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>