O processo de orientação profissional para especializações do Ministério do Interior no Ensino Fundamental e Médio
Main Article Content
Resumo
A orientação profissional para carreiras e especializações militares no âmbito do Ministério do Interior é uma prioridade nacional, dada a importância da manutenção da ordem interna e da segurança do Estado como garantia para a preservação do processo revolucionário. A formação profissional desde a infância, oferecida por oficiais do Ministério do Interior por meio de grupos de interesse, pode assegurar a sucessão futura nessa responsabilidade estatal, garantindo o desempenho das novas gerações. A escolha consciente da carreira, baseada em motivações e interesses, só pode ser alcançada intencionalmente por meio do processo de orientação profissional. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma estratégia pedagógica para aprimorar o processo de orientação profissional para as especializações do Ministério do Interior cursadas em instituições de ensino superior. O processo de pesquisa adotou o método dialético-materialista como referencial geral, fundamentando os métodos teóricos e empíricos que permitiram o estudo e a sistematização dos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa. O resultado prático consistiu na estratégia pedagógica concebida a partir de ações extracurriculares, com o apoio de uma Sala de Aula do Ministério do Interior localizada no Ensino Fundamental II, onde é ministrado um sistema de oficinas sobre as especialidades, que promoveu a orientação profissional desde a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades, capacidades, motivações e interesses profissionais voltados para carreiras militares.
Downloads
Article Details

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Addine, F., González, A. M., & Recarey, S. C. (2002). Principios para la dirección del proceso pedagógico. En García, G. (Comp.), Compendio de Pedagogía, 80-101. La Habana: Pueblo y Educación.
Alpañés-Freitag, M. (2025). Cómo contribuir desde las asignaturas a la orientación profesional del alumnado en educación secundaria. EA, Escuela Abierta, 28, 43-60. https://doi.org/10.29257/EA28.2025.03
Avalo-Rodríguez, Y. J., Infante-Ricardo, A. I., & Cervantes-Hinojosa, N. (2023). Procedimientos para la formación vocacional y orientación profesional en la Secundaria Básica. Revista Metropolitana De Ciencias Aplicadas, 6(1), 25-31. https://doi.org/10.62452/fncjhz85
Balmaseda, K.; Benítez, M. A., & Becalli, H. E. (2023). La Inteligencia Emocional en la orientación profesional hacia las carreras pedagógicas del área de las Humanidades. Retos, 21(7), 1-15. https://revistaseug.ugr.es/index.php/RETOSXXI/article/view/29149
Cabrera-González, L., & Ruiz-Gutiérrez, A. (2023). La orientación vocacional pedagógica en los educandos del Nivel Educativo Secundaria Básica. Educación Y Sociedad, 21(Especial), 209-228. https://revistas.unica.cu/index.php/edusoc/article/view/5786
Calzadilla, O. (2015). La integración de la Orientación Profesional Pedagógica en la asignatura Didáctica de la Lengua Española de la carrera Licenciatura en Educación Primaria. Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación, 8(1), 82-102. http://dx.doi.org/10.18175/VyS8.1.2017.06
Carpio, A., Columbié Díaz, I. R., Suárez, I., & Wolf, S. (2024). La orientación profesional para la formación profesional; imperativo a las transformaciones socioeconómicas en Cuba. Revista Uniandes Episteme, 11(4), 524-538. https://doi.org/10.61154/rue.v11i4.3659
Constitución de la República (2019). https://www.granma.cu/file/pdf/gaceta/Nueva%20Constituci%C3%B3n%20240%20KB-1.pdf
Chaveco, A. (2023). La reflexividad como esencia dinamizadora de la orientación educativa en valores ético-profesionales. Didasc@lia: didáctica y educación, 14(1). 261-281. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8985670
De Armas, N., & Valle Lima, A. (2011). Resultados científicos en la investigación educativa. La Habana: Pueblo y Educación.
Infante, A.I., Leyva, P. A., & Mendoza, L. L. (2018). La preparación para la elección profesional en la educación preuniversitaria: modelación teórica y metodológica. En Santiesteban, E. (edit.). Ciencia e Innovación Tecnológica, Vol. II, Capítulo Ciencias Pedagógicas, Las Tunas: Académica Universitaria & Opuntia Brava.
López, Y. (2021). La orientación profesional hacia las carreras militares con perfil de mando desde la Biología. Universidad de Holguín, Cuba.
Martínez de Osaba, C. R., Paula A, C. A., & Hernández-Cruz, R. A. (2020). La profesionalidad en la orientación profesional hacia la carrera licenciatura en Educación. Física en la educación preuniversitaria. Mendive, 18(3), 541-558. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962020000300541&lng=es&tlng=es
Mila, R. (2022). Estrategia pedagógica para la Orientación Profesional de los adolescentes en Secundaria Básica. ROCA, 19(1). http://portal.amelica.org/ameli/journal/440/4403729019
Miranda, C., Reyes, A., & Barrera, I. (2022). Orientación profesional en la educación media y desarrollo local. UNESUM-Ciencias Revista Científica Multidisciplinaria, 6(1), 49-56. https://doi.org/10.47230/unesum-ciencias.v6.n1.2022.620
ONU (2016). Educación 2030. Declaración de Incheon y Marco de Acción para la realización del Objetivo de Desarrollo Sostenible 4. Publicación de las Naciones Unidas.
Pérez, V. C., & La Cruz, A. R. (2014). Estrategias de enseñanza y aprendizaje de la lectura y escritura en educación primaria. Zona Próxima, (21), 1-16. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2145-94442014000200002&lng=en&tlng=es
Rivera Pérez, N., Torres, J., & Cordero, Élida F. (2018). El proceso de orientación profesional hacia las especialidades militares: una estrategia pedagógica. Mendive, 16(1), 51-64. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1265
Rodríguez, L., & Rodríguez, M. (2016). Evaluación de cualidades del pensamiento de estudiantes de Matemática-Física al ingreso a la universidad. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 18(2). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6789625
Semanat, N. C., Martínez, M. G., & Parra D, Y. (2024). La gestión educativa y la orientación familiar para la formación vocacional pedagógica en Secundaria Básica. EduSol, 24(88), 153-163. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-80912024000300153&lng=es&tlng=es
Tamayo, Y., & Buchaca, D. (2025). Metodología para la orientación profesional hacia las carreras de ciencias básicas en el preuniversitario. Mendive, 23(1), e3759. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3759
Velázquez, K., & Hernández, L. (2020). La formación vocacional y orientación profesional pedagógica: prioridad en las Escuelas Pedagógicas. LUZ, 19(3), 131-140. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1051