Desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na carreira de Engenharia da Computação
Main Article Content
Resumo
Num mundo onde o avanço da tecnologia é vertiginoso, são necessários profissionais preparados para enfrentar os desafios que surgem de forma inovadora. Para o engenheiro da computação, ter um desenvolvimento adequado do pensamento lógico-matemático possibilita resolver de forma criativa a grande variedade de problemas que surgem na sociedade atual. Na presente pesquisa foi realizada uma análise do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na licenciatura em Engenharia da Computação da Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Os métodos teóricos utilizados foram: análise histórico-lógica, sistematização, modelagem e sistêmico-estrutural; métodos empíricos: levantamento, observação científica, análise documental e consulta a especialistas; para o processamento das informações foram utilizados métodos estatístico-matemáticos, com uso de técnicas estatísticas, descritivas e inferenciais. Foram estabelecidas duas dimensões: ações docentes e ações discentes, com suas respectivas dimensões para o estudo diagnóstico, que apresentaram evidências das deficiências existentes no processo de ensino-aprendizagem, para alcançar um desenvolvimento adequado do pensamento lógico-matemático no engenheiro da computação, apesar o fato de ser reconhecida sua importância para formar um profissional com sólida preparação.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
ACM Computing Curricula Task Force (Ed.). (2013). Computer Science Curricula 2013: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Science. ACM, Inc. https://doi.org/10.1145/2534860
Álvarez de Zayas, R. M. (2001). Hacia un currículum integral y contextualizado. Academia
Bueno Hernández, R., Naveira Carreño, W., González Hernández, W., Bueno Hernández, R., Naveira Carreño, W., & González Hernández, W. (2020). Los conceptos matemáticos y sus definiciones para la formación de los ingenieros informáticos para la sociedad. Revista Universidad y Sociedad, 12(6), 444-452. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2218-36202020000600444&lng=es&nrm=iso&tlng=pt
Campistrous Pérez, L. (1993). Lógica y procedimientos lógicos del aprendizaje. MINED. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas.
Conforme Holguín, S. T., & Mendoza Moreira, F. S. (2022). El pensamiento lógico-matemático del estudiantado. ¿Un asunto didáctico? Mendive. Revista de Educación, 20(2), 408-421. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2776
Díaz Lozada, J. A., Ortega Breto, J. (2022). La resolución de problemas de Física y el pensamiento matemático en la formación de ingenieros. Referencia Pedagógica, 10(3), 129-143. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2308-30422022000300129
Galindo, E. J., Lovio, M. P., Rodríguez, J. A. A., & Suárez, A. J. B. (2024). El uso de la lógica matemática en la carrera de Ingeniería Informática de la Universidad de Matanzas. El cálculo y su enseñanza, 20(1). https://doi.org/10.61174/recacym.v20i1.180
Garrido, Y. V., & Hernández, W. G. (2019). La lógica matemática desde las disciplinas científicas de informática. Revista Ingeniería, Matemáticas y Ciencias de la Información, 6(12), 37-48. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7894505.pdf
Lugo Bustillos, J. K., Vilchez Hurtado, O., Romero Álvarez, L. J., Lugo Bustillos, J. K., Vilchez Hurtado, O., & Romero Álvarez, L. J. (2019). Didáctica y desarrollo del pensamiento lógico matemático. Un abordaje hermenéutico desde el escenario de la educación inicial. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 11(3), 18-29. https://doi.org/10.22335/rlct.vlli3.991
Medina Hidalgo, M. I. (2017). Estrategias metodológicas para el desarrollo del pensamiento lógico matemático. UNESUM-Ciencias. Revista Científica Multidisciplinaria. ISSN 2602-8166, 1(3), 73-80. https://doi.org/10.47230/unesum-ciencias.v1.n3.2017.28
Piaget, J. (1975). Psicologia-y-Pedagogia. Sarpe. https://www.uv.mx/rmipe/files/2017/02/Psicologia-y-Pedagogia.PDF
Quimis Arteaga, C. A., García Murillo, G., & Saltos Rivas, R. (2022). Los métodos didácticos en el desarrollo del pensamiento lógico. Revista Cognosis. Revista de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación, 7(4). https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Cognosis/article/view/5419
Ramos, I. Y. D., & González, L. R. (2021). La formación del Ingeniero en Ciencias Informáticas y su estrecha relación con las matemáticas. IV Conferencia Científica Internacional UCIENCIA 2021. Universidad de las Ciencias Informáticas. La Habana, Cuba https://repositorio.uci.cu/jspui/bitstream/123456789/9580/1/UCIENCIA_2021_paper_30.pdf
Rosen, K. (2019). Discrete Mathematics and Its Applications. McGraw-Hill Education. https://www.mheducation.com/highered/product/discrete-mathematics-applications-rosen/M9781259676512.html
Serna, E., & Flórez, G. (2013). El Razonamiento Lógico como Requisito Funcional en Ingeniería. Eleventh LACCEI Latin American and Caribbean Conference for Engineering and Technology, Cancun, Mexico. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8714473
Serna M., E., & Polo, J. A. (2014). Lógica y abstracción en la formación de ingenieros: Una relación necesaria. Ingeniería, investigación y tecnología, 15(2), 299-310. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-77432014000200012
Tares, M. N., & Fernández-Reina, M. (2022). Concepciones sobre el pensamiento lógico matemático: Una revisión teórica. Impacto Científico. Revista Arbitraria Venezolana del Núcleo LUZ-Costa Oriental del Lago, 17(1), 123-138. https://www.researchgate.net/publication/369142892_Concepciones_sobre_el_pensamiento_logico_matematico_una_revision_teorica
Yero, L. C., Reinaldo, A. C., Rodríguez, A. R., García, J. L. G., & Merino, J. M. (2018). Falacias que atentan contra el desarrollo del pensamiento lógico matemático. Didasc@lia: Didáctica y Educación. 9(4). https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6717872.pdf