Concepção didática do processo de apreciação da música popular cubana

Main Article Content

Odalys Estrada Molina
Yovani Álvarez García
Yudermis Hernández Hernández

Resumo

O analfabetismo musical é um problema global que se concentra na apreciação de obras musicais. Entre os gêneros musicais, a música popular é a mais preferida pelo público, tornando-se um desafio para a Educação Artística aprimorar sua apreciação. O objetivo foi propor uma abordagem didática para desenvolver o processo de apreciação da música popular cubana no programa de Educação Artística da Universidade de Pinar del Río. Foram empregados métodos teóricos (histórico-lógico e modelagem) e métodos empíricos (análise de documentos, observação e pesquisas). Esses métodos, juntamente com testes pedagógicos, ajudaram a avaliar o estado da apreciação da música popular entre os estudantes de Educação Artística. O principal resultado é um Conceito Didático que enfatiza princípios essenciais e introduz três ideias científicas. Essas ideias oferecem uma nova perspectiva sobre o processo de ensino-aprendizagem no curso "Expressões Artísticas I", especificamente para a apreciação da música popular cubana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Estrada Molina, O., Álvarez García, Y., & Hernández Hernández, Y. (2024). Concepção didática do processo de apreciação da música popular cubana. Mendive. Revista Educação, 22(1), e3584. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3584
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Odalys Estrada Molina, Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Cuba

Licenciada en Educación Musical y Máster en Educación. Docente del Departamento de Educación Artística de la Facultad de Educación Infantil de la Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca".

Referências

Alaminos-Fernández, A. F. (2023). La música popular como poder blando cultural. OBETS. Revista De Ciencias Sociales, 18(1), 1736. https://doi.org/10.14198/obets.23907

Duran Veloz, M. M. F., García Palomino, M. G. A., Pérez Castillo, M. D. F., & Mora Avilez, M. B. E. (2022). La educación musical y motricidad en la formación integral de los estudiantes. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 6(1), 4002-4021. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i1.1783

Fenollosa, A. J. (2021). Propuesta Didáctica para la Práctica y la Sensibilización de la Música Contemporánea, a través de las TIC, en el Área de Música en la ESO. Revista Española de Investigación en Educación, 9(2), 65-87.

Huerta Ramón R. (2022). La Memoria. Investigación Basada en las Artes para la formación del profesorado. Arte, Individuo y Sociedad, 34(1), 27-45. https://doi.org/10.5209/aris.70081

Labarrere, G y Valdivia, G. E. (2000). Pedagogía. Pueblo y Educación.

López Jiménez, L. E., & Verdecía Marín, M. (2019). El repertorio musical local y su contribución a la identidad cultural: visión desde la Universidad de Cienfuegos. Revista Conrado, 15(71), 131-135. http://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado

Molinero, C. y Vila, P. (2017). Cantando los afectos militantes. Las emociones y los afectos en dos obras del canto folklórico peronista y marxista de los 70. Academia Nacional de Folklore.

Fernández, A. O. (2020). La experiencia musical como mediación educativa. Octaedro.

Sánchez Ortega, P. y Morales Hernández, X. (2002). Educación musical y expresión corporal. Pueblo y Educación.

Torres-Maya, F. H. (2022). Edgardo Martín, la música de concierto y su apreciación musical en Cuba. Cultura, Comunicación & Desarrollo. Revista Científica Cultura, Comunicación Y Desarrollo, 7(1). https://rccd.ucf.edu.cu/index.php/aes/article/view/335

Valle, A. (2012). La Investigación Pedagógica, otra mirada. Pueblo y Educación.

Roa Venegas; J. M. y Ruiz Fernández, P. (2020). Estudio comparativo del currículum educativo musical en países de la Unión Europea. Revista Reflexión e Investigación Educacional, 2(2), 79-88. https://revistas.ubiobio.cl/index.php/REINED/article/view/4123

Sánchez Ortega, P. (2017). Educación Musical en Cuba. Teoría y práctica educativa. Pueblo y Educación.

Zubeldia Echeberria, M. A. (2017). Los modelos de enseñanza musical en Europa. Música Oral Del Sur, (14), 261-282. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6286431

Hernández Oliva, D. (2021). Antecedentes y realidades del sistema de enseñanza artística en Cuba. Particularidades de la formación musical. Pedagogía y Sociedad, 24(60), 386-410. https://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-ysociedad/article/download/1214/1200/6540