A formação da competência investigativa no Conselho Técnico do Pré-Universitário
Main Article Content
Resumo
A educação cubana está focada em uma série de transformações, denominada Terceira Melhoria do Sistema Educacional Nacional. O Pré-Universitário não foge à regra pela importância que tem como prelúdio da universidade, é necessária a preparação dos seus docentes com ênfase na formação de competência de investigação para atingir a meta e os objetivos do nível educativo. O artigo tem como objetivo socializar o diagnóstico sobre a formação da competência de pesquisa no Instituto Pré-Universitário Urbano "Eduardo García Delgado", no município de Trinidad, província de Sancti Spíritus. O resultado do diagnóstico sobre a formação da competência investigativa no Conselho Técnico do Pré-Universitário baseou-se no estudo teórico e na sistematização de experiências vividas sobre como foi concebido o trabalho investigativo dos professores e suas capacidades para concretizar sua pesquisa científico-científica. função. O contexto educativo em que se realizou o estudo diagnóstico foi o Instituto Pré-Universitário Urbano "Eduardo García Delgado", município de Trinidad, província de Sancti Spíritus. Foram utilizados métodos teóricos como analítico-sintético e indutivo-dedutivo e métodos empíricos como revisão documental, sistematização de experiências, levantamento e entrevista. Além disso, utilizou-se o método da estatística descritiva para processar os dados obtidos a partir da aplicação dos instrumentos diagnósticos. Os resultados obtidos permitiram identificar os pontos fortes e fracos do Conselho Técnico Pré-Universitário na formação da competência investigativa e desenhar propostas de soluções, através da utilização do método científico.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Aular de Durán, J., Marcano, N., & Moronta, M. (2009). Competencias investigativas del docente de educación básica. Laurus, 15(30), 138-165.
Aguiar Santiago, X. M. y Rodríguez Pérez, L. (2018). La formación de competencias pedagógicas en los profesores universitarios. EDUMECENTRO, 10(2), 141-159 http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S207728742018000200011
Barriga, E., Gracenea, M., Sáez, I., Sabido, J., Bellatti, I., Garcia, M. y Baques Quesada, J. (2021). ¿La competencia científica tiene género? Igualdad de oportunidades en ciencia para un mejor recorrido formativo del alumnado universitario. Revista CIDUI, (5). https://raco.cat/index.php/RevistaCIDUI/article/view/389979/485619
Buendía, X. P., Zambrano, L. C, y Insuasty, E. A. (2018). El desarrollo de competencias investigativas de los docentes en formación en el contexto de la práctica pedagógica. Folios, 47, 179-195.
Del Valle G., L. y Mejía A., L. (2016). Desarrollo de competencias científicas en la primera infancia. Un estudio de caso con los niños y las niñas del nivel de educación preescolar, grado Transición, de la Institución Educativa Villa Flora, de la ciudad de Medellín. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, 21(2), 217-226. DOI: 10.17533/udea.ikala.v21n02a07
Hernández et.al, (2014). Metodología de la investigación. 6ta edición. Editorial MC Graw-Hill.
Juárez, D. y Torres, C. A. (2022). La competencia investigativa básica. Una estrategia didáctica para la era digital. Sinéctica, revista electrónica de educación, (58), e1302. https://doi.org/10.31391/S2007-7033(2022)0058-003
Martínez, S., y Fariñas, J. L. (07 de marzo de 2012).Desarrollo de la competencia elaborar programas informáticos.Didasc, 3(2), 1-20. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4229691.pdf
Navarro, S.M et.al (2021). La investigación sobre el III perfeccionamiento del sistema nacional de educación en Cuba. Apuntes. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Oquendo-González, E. J., & Pastrana-Gómez, L. C. (2020). El diseño de cursos integrados y su incidencia en el desarrollo de la competencia científica/The design of integrated courses and their impact on the development of scientific competence. Educación Y Sociedad, 18(2), 115. https://revistas.unica.cu/index.php/edusoc/article/view/1565
Reiban, R.E. (2018). Las competencias investigativas del docente universitario. Universidad y Sociedad, 10(4), 75-84. http://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus
Reynosa Yero M., & Peña Acosta Y. (2015). La organización escolar y la actividad científica educacional: retos en la transformación educacional. Opuntia Brava, 7(3), 17-26. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/305
Samaja, J. (2003). Epistemología y Metodología. Elementos para una teoría de la investigación científica. Editorial Eudeba.
Tamayo, M. (2003). El proceso de la investigación científica. Editorial Limusa.
Velázquez et al. (2019). Desarrollo de competencias investigativas formativas: retos y perspectivas para la Universidad. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores. VI (Edición Especial, 3) https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com
Zabalza Beraza, M. Ángel. (2015). Las competencias en la formación del profesorado: de la teoría a las propuestas prácticas. Tendencias Pedagógicas, 20, 532. https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/2012