O ensino-aprendizagem de Estatística para engenheiros de computação, com foco no método de projeto

Main Article Content

Susana Roig Armas
Jorge Luis Mena Lorenzo
Juan Alberto Mena Lorenzo
Assumpta Estrada Roca

Resumo

A formação profissional dos engenheiros de computação na Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca" historicamente foi determinada pelo aprendizado de conteúdos estatísticos, que são fundamentais para entender sua cultura e identidade profissional. No presente estudo, foi proposta uma concepção didática para o Processo Ensino-Aprendizagem da Estatística, dinamizada pelo método de projeto. Foram utilizados métodos teóricos (modelagem, sistêmico-estrutural, análise, síntese, indução e dedução) e métodos empíricos (escala de atitudes em relação à estatística, pesquisa de professores e revisão de documentos). A pesquisa foi descritiva-transversal. O trabalho com projetos científico-profissionais favoreceu a apropriação do conteúdo estatístico. Os especialistas avaliaram o conceito proposto como positivo e confirmaram sua validade, funcionalidade, aplicabilidade e durabilidade ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Roig Armas, S., Mena Lorenzo, J. L., Mena Lorenzo, J. A., & Estrada Roca, A. (2022). O ensino-aprendizagem de Estatística para engenheiros de computação, com foco no método de projeto. Mendive. Revista Educação, 20(2), 602–617. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2992
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Susana Roig Armas, Trabajadora Independiente

Máster en Ciencias de la educación. Profesora Asistente. Ingeniera Informática

Jorge Luis Mena Lorenzo, Universidad de Pinar del Río "Hnos Saíz Montes de Oca"

Doctor en Ciencias Pedagógicas.Profesor Titular. Máster en Ciencias de la Educación. Máster en Agroecología y Agricultura Sostenible. Universidad de Pinar del Río, Cuba.

Juan Alberto Mena Lorenzo, Universidad de Pinar del Río

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular.  Máster en Pedagogía Profesional. Universidad de Pinar del Río, Cuba.

Assumpta Estrada Roca, Universidad de Lleida

Doctora en Didáctica de la Matemática y Profesora Titular. Universidad de Lleida, España.

Referências

Abreu, R.L. y Soler, G. (2015). Didáctica de la Educación Técnica y Profesional. La Habana: Pueblo y Educación.

Alpízar, M. (2007). Herramientas tecnológicas en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la estadística. Cuadernos de investigación y formación en educación matemática, 2(3), 99-118. Disponible en: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/6893

Alvarado, H., Galindo, M., y Retamal, M. (2018). Evaluación del aprendizaje de la estadística orientada a proyectos en estudiantes de ingeniería. Educación Matemática, 30(3), 151-183. Disponible en: https://doi.org/10.24844/EM3003.07

Batanero, C. (2001). Didáctica de la Estadística. Universidad de Granada: Grupo de Investigación en Educación Estadística.

Comas, C., Martins, J., Nascimento, M.M. y Estrada, A. (2017). Estudio de las actitudes hacia la estadística en estudiantes de Psicología. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(57), 479-496. Disponible en: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a23

Estrada, A., Bazán, J. y Aparicio, A. (2013). Evaluación de las propiedades psicométricas de una escala de actitudes hacia la estadística en profesores. Avances de Investigación en Educación Matemática, 3, 5-23. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4228924

Mazas, B. y Bravo, B. (2018). Actitudes hacia la ciencia del profesorado en formación de educación infantil y educación primaria. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 22(2), 329-348. Disponible en: https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/66376/0

Mena, J.A. y Mena, J.L. (2020). El método de formación en la actividad profesional productiva. Revista Portuguesa de Pedagogía, 53(1), 81-96. Disponible en: https://doi.org/10.14195/1647-8614_53-1_5.

Morales, P. (1988). Medición de Actitudes en Psicología y Educación. 1. ed. San Sebastián: Universidad de Comillas, 653 p.

Ordóñez, X., Romero, S. y Ruiz, C. (2019). Actitudes hacia la estadística en alumnos de educación: análisis de perfiles. Revista de Educación, 385(3), 173-200. Disponible en: https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2019-385-421

Palacios, D., Caisa, E. y Camacho, M. (2021). Actitud hacia la estadística en estudiantes de Psicología: Sistematización de una experiencia formativa. Revista Caribeña de Investigación Educativa, 5(1), 40-60. Disponible en: https://doi.org/10.32541/recie.2021.v5i1

Rodríguez, J. y Gil, J. (2019). Actitudes hacia la estadística en estudiantes de Ciencias de la Educación. Propiedades psicométicas de la versión española del Survey of Attitudes Toward Statistics (SATS-36). RELIEVE, 25(1). Disponible en: http://doi.org/10.7203/relieve.25.1.12676

Salinas, J., y Mayén, S.A. (2016). Estudio exploratorio de las actitudes hacia la estadística en estudiantes mexicanos de bachillerato. Avances de Investigación en Educación Matemática, 10, 73-90. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6168888

Unesco. (2019). Empoderar a los alumnos para crear sociedades justas. Francia: Ediciones Unesco.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>