Tarefas de ensino com GeoGebra em Matemática Superior I para Contabilidade e Finanças

Main Article Content

Manuel Capote Castillo
Ildefonso Robaina Acosta
Marisol Capote Areces

Resumo

O desenvolvimento atual exige a formação de profissionais que utilizem os avanços científicos e tecnológicos em seu âmbito de atuação. Nesta pesquisa foram aplicados os métodos histórico-lógico, hipotético-dedutivo, abordagem sistêmica, análise documental, observação e métodos estatísticos. O diagnóstico realizado permitiu detectar resultados acadêmicos insuficientes nos alunos desta carreira em três anos letivos sucessivos, bem como que a utilização de recursos informáticos é limitada no processo de ensino-aprendizagem da Matemática Superior I. O objetivo deste trabalho consiste em propor um sistema de tarefas pedagógicas com a utilização do GeoGebra no processo ensino-aprendizagem de Matemática Superior I no curso de Bacharelado em Contabilidade e Finanças do curso por meio de reuniões do Centro Universitário Municipal de Consolación del Sur, o que permite elevar a qualidade de aprendizagem nesses alunos. Estas tarefas caracterizaram-se por utilizar o GeoGebra como objeto de ensino-aprendizagem, objeto de aprendizagem e ferramenta de trabalho, estabelecendo ligações relevantes entre os conteúdos matemáticos desta disciplina com os relacionados com o perfil profissional, tendo em conta as diferenças individuais dos alunos. Computadores, telefones e tablets foram utilizados na instrumentação das tarefas de ensino. Ao introduzir as tarefas na prática, constatou-se que os alunos melhoraram seus resultados acadêmicos do que os obtidos nos três cursos anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Capote Castillo, M., Robaina Acosta, I., & Capote Areces, M. (2021). Tarefas de ensino com GeoGebra em Matemática Superior I para Contabilidade e Finanças. Mendive. Revista Educação, 19(3), 809–820. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2136
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Manuel Capote Castillo, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Dr.C. Pedagógicas. Licenciada en Educación. Especialidad Matemática.

Ildefonso Robaina Acosta, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Dr.C. Pedagógicas. Licenciada en Educación. Especialidad Matemática.

Marisol Capote Areces, Dirección Municipal de Educación. Consolación del Sur

Metodóloga de Informática de la Dirección Municipal Educación. Cons

Referências

Álvarez de Zayas C.M (1999) La escuela en la vida. Didáctica Recuperado en: http://www.conectadel.org/wp-content/uploads/downloads/2013/03/La_escuela en_la_vida_C_Alvarez.pdf

Asencio, E. (2020). La tarea docente: una vía para mejorar el aprendizaje de la Física en la formación docente. Revista Varela, 20(56), 218233. Recuperado de: http://revistavarela.uclv.edu.cu/index.php/rv/article/view/36

Albornoz Torres, C. (2013) Cálculo Simbólico también es posible con GeoGebra. Unión: revista iberoamericana de educación matemática, (34), 151-167, ISSN-e 1815-0640. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5897395

Borbón, A. (2010). Manual para GeoGebra. Guías para geometría dinámica, animaciones y deslizadores. Revista digital Matemática, Educación e Internet, 11(1). Recuperado de: https://tecdigital.tec.ac.cr/revistamatematica/Secciones/Temas_de_Geometria /ABorbon_ManualGeogebraV11N1_2010/1_A. Borbon_ManualGeogebra.pdf

García, D., Leyva, J., y Guerra, Y. (2017): Cuadro de diseño del experimento para resolver tareas experimentales de Biología,Revista Varela, 17(48), 364–378. Recuperado a partir de http://www.revistavarela.uclv.edu.cu/index.php/rv/article/view/157

Hernández, E., Briones, A.J., Serdeira, P. y Medina, F. (2017). GeoGebra y TIC en Matemáticas de enseñanza secundaria. Universidad Politécnica de Cartagena. Anuario de Jóvenes Investigadores, 9(4), 212-215. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5981380

Hohenwarter, M. y Hohenwarter, J. (2009). Documento de Ayuda de GeoGebra. Manual Oficial de la Versión 3.2. https://docplayer.es/576032-Documento-de-ayuda-de-geogebra-manual-oficial-de-la-version-3-2-markus-hohenwarter-y-judith-hohenwarter-www-geogebra-org.html

López, A. M., Arnaiz, I., Barrios. y Rodríguez, J. A. (2018). Resolución de problemas geométricos de optimización utilizando el asistente matemático GeoGebra. En Álvarez, R.(Ed.), Enseñanza aprendizaje de la Matemática. X Congreso Internacional Didáctica de las Ciencias, La Habana, Cuba.

López, G. A., Castro, N. y Baute, M. (2017). La tarea docente integradora. Caso optimización del plan de producción. Universidad y Sociedad, 9(1), 120-128. Recuperado de https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/524

Mass S. A. (2010). Las tareas docentes integradoras dentro de la estructura de la actividad de estudio. MEDISUR, 8(6). Recuperado en: http://www.MEDISUR.sld.cu/index.php/MEDISUR/article /view/1434

MES. (2016). Modelo del profesional. Plan de estudios E. Carrera Licenciatura en Contabilidad y Finanzas. Ciudad de La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.

Robaina, I. (2017). Modo de actuación creativo en la formación inicial del profesor de matemática (tesis doctoral). Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca", Pinar del Río, Cuba.

Rodríguez, R., García, D.M., González, O., Pigueiras, D. Serrano, A., García, L., Díaz, R. (2000). Introducción a la Informática Educativa, Universidad de Pinar del río Hermanos Saiz. Instituto Superior Politécnico José a. Echevarría, Cuba.

Silvestre, M. y Zilberstein J. (2002). Hacia una didáctica desarrolladora. C. de La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.

Yemail, C. A. (2017). Modelación y simulación con GeoGebra: una experiencia en el estudio de situaciones con medidas de área y volumen (Tesis de Maestría no publicada). Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona, La Habana, Cuba.