Processo de tutoria psicopedagógica. Abordagem à Universidade Técnica Estadual de Quevedo, Equador

Main Article Content

Pablo Alberto Parra Silva
Mayra Ordaz Hernández

Resumo

A melhoria do processo de tutoria psicopedagógica na Universidade Técnica do Estado de Quevedo é um dos propósitos fundamentais que certamente pode contribuir para o desenvolvimento do seu modelo educativo, já que tem um impacto favorável nos resultados da formação integral dos estudantes universitários. Para alcançar tais fins, é necessário partir da determinação do estado inicial deste processo, mesmo assim a investigação foi realizada com o objectivo de caracterizar a situação atual do processo de tutoria psicopedagógica na Universidade Técnica Estadual de Quevedo, Equador. Parte de um estudo teórico do objecto de investigação, que nos permitiu tomar posição sobre as principais características a ter em conta na definição operacional da variável, sobre a qual foram determinadas seis dimensões, relacionadas com os tipos de tutoria: a sua programação, preparação dos tutores, utilização de técnicas e instrumentos, motivação e satisfação dos envolvidos. Um inquérito aos alunos, entrevistas com professores e análise documental foram aplicados a uma amostra da população composta por 350 alunos e 64 professores que concordaram em participar. O apuramento e análise dos inquéritos foi efectuado utilizando o pacote estatístico para o programa das Ciências Sociais (SPSS). O objectivo era gerar alternativas que identificassem as circunstâncias institucionais universitárias, com situações semelhantes no país e na América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Parra Silva, P. A., & Ordaz Hernández, M. (2020). Processo de tutoria psicopedagógica. Abordagem à Universidade Técnica Estadual de Quevedo, Equador. Mendive. Revista Educação, 18(2), 302–314. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1886
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Pablo Alberto Parra Silva, Universidad Técnica Estatal de Quevedo

Profesor de Psicología de la Facultad de Ciencias Empresariales de la Universidad Técnica Estatal de Quevedo. Doctorando en el Programa de Ciencias Pedagógicas de la Universidad de Pinar del Río.

Mayra Ordaz Hernández, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Dra. C. Pedagógicas, Lic. Psicología, Máster en Psicología Clínica, Prof. Titular, Profesora e investigadora del Centro de Estudios de Ciencias de la Educación de la Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Referências

Aguilera García, J. L. (2019). La tutoría universitaria como práctica docente: fundamentos y métodos para el desarrollo de planes de acción tutorial en la universidad. Pro-Posições, 30. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0038.

Álvarez, N., Marín, C. y Torres, A. (2012). La interacción tutor - estudiante en la Educación Superior. Un acercamiento a su diagnóstico. Revista Humanidades Médicas. 12 (3). Recuperado de: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-81202012000300004

Cruz Flores, G. de la. (2017). Tutoría en Educación Superior: análisis desde diferentes corrientes psicológicas e implicaciones prácticas. CPU-e. Revista de Investigación Educativa, (25), 34-59.

De la Fuente, M. (2010). Plan de acción tutorial para los estudiantes de psicopedagogía. Granada: Universidad de Granada.

Delors, J. (2010). La educación encierra un tesoro. Informe a la UNESCO de la Comisión Internacional sobre la educación para el siglo XXI. Nueva York, Santillana: UNESCO.

Dopico, E. (2013). Tutoría universitaria: propuestas didácticas de competencia tutorial. Revista de Docencia Universitaria. 11 (2), 195--200.

Guerra, M. (2015). La labor del tutor: una mirada desde la satisfacción de los estudiantes. Revista Pedagogía Universitaria. 20(1). Recuperado de: http://cvi.mes.edu.cu/peduniv/index.php/peduniv/article/viewFile/670/672

Horruitiner, P. (s/a). La universidad cubana: el modelo de formación. Recuperado de: http://roa.ult.edu.cu/bitstream/123456789/3719/3/DC_Horruitiner.pdf

Junta de Andalucía, Consejería de Educación y Ciencia. (2014). La Acción Tutorial. Sevilla: A.G. Novograf, S.A.

Lara, B. (2012). Una aproximación al concepto de tutoría académica en el Centro Universitario de Ciencias de la Salud. Red de Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal, 56.

Lobato, C. (2014). Las tutorías universitarias en el contexto europeo. Orientación y Sociedad, 14.

Márquez, J. y Ordaz, M. (2018). Un acercamiento a la contribución de la psicología a la práctica pedagógica. Mendive 16 (2), 166-168. Recuperado de: http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1381

García, G. A. Ordaz, M. y Márquez, J. L. (2015). Mentores y Noveles: experiencia de tutoría entre estudiantes de la comunidad universitaria Hermanos Saíz Montes de Oca. Revista Avances. Recuperado de: http://www.ciget.pinar.cu/ojs/index.php/publicaciones/article/view/137/332

Parra, P., Cerezo, B., Parra, D. y Flores, M. (2018). Estudio teórico del proceso de tutoría psicopedagógica en la educación superior. Revista Científica Ciencia Tecnología, 18(19). Recuperado de: http://cienciaytecnologia.uteg.edu.ec/revista/index.php/cienciaytecnologia/article/view/461/467

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)