Centro de computação em uma sala de aula de escola primária

Main Article Content

Francisco Javier Arce Peralta
Horacio Avilés Lucero
Magda Dinorah Valdez Ceseña
Jesús Emigdio Corral Trigueros

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa-ação que destaca a capacidade dos professores de inovar em sua prática educacional diária, enfrentando as desigualdades econômicas, sociais e culturais que limitam o acesso aos recursos tecnológicos. Seu objetivo foi demonstrar como, por meio da colaboração entre professores e gestores, a implementação de recursos tecnológicos em uma sala de aula do ensino fundamental pode transformar a experiência educacional e motivar os alunos. Usando uma metodologia de pesquisa-ação, os dispositivos tecnológicos disponíveis na escola foram gerenciados e instalados na sala de aula, para surpresa e entusiasmo dos alunos. Foram elaboradas atividades educacionais que incentivaram a interação ativa com a tecnologia e promoveram seu aprendizado. Apesar dos resultados limitados em termos de alcance institucional, o projeto evidenciou o impacto positivo da integração da tecnologia em contextos educacionais desafiadores, destacando a criatividade e o esforço dos professores para superar as barreiras ambientais e garantir uma educação de qualidade. Este estudo ressalta a importância de fornecer maior apoio institucional para incluir tecnologias nas escolas, especialmente em regiões desfavorecidas, onde o comprometimento dos professores faz a diferença no aprendizado das novas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Arce Peralta, F. J., Avilés Lucero, H., Valdez Ceseña, M. D., & Corral Trigueros , J. E. (2024). Centro de computação em uma sala de aula de escola primária . Mendive. Revista Educação, 22(4), e3854. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3854
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Bourdieu, P. (1990). La distinción: Criterio y bases sociales del juicio. Siglo XXI Editores.

Candia García, F. (2021). Estrategias para la innovación educativa en la educación superior hacia el 2030. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 12(23), e051. https://doi.org/10.23913/ride.v12i23.1088

Medina-Chicaiza, P., González-Hernández, W., & Chiliquinga-Vejar, L. (2022). Las tecnologías en la educación: enfoque de ciencia y sociedad. Revista Universidad y Sociedad, 14(6), 639-648. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202022000600639&lng=es&tlng=es

Enríquez Ramírez, C., Raluy Herrero, M., y Vega Sosa, L. M. (2022). Desarrollo del pensamiento computacional en niñas y niños usando actividades desconectadas y conectadas de computadora. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 12(23), 046. https://doi.org/10.23913/ride.v12i23.1079

Parra Ocampo, P. J., y Mejia Narro, E. (2022). El impacto del aprendizaje significativo en la educación del siglo XXI. Revista Cubana de Educación Superior, 41(3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142022000300007&lng=es&tlng=es

Carretero, Y. A., Jaramillo, S. E. L., García, I. M., & Pérez-García, P. (2024). Ser un buen docente: Voz del alumnado de los grados en educación infantil y educación primaria. Perfiles Educativos, 46(186), 25-40.

Mejía, J. G. F., Gatica, B. V., y Vargas, M. G. B. (2024). Divulgación científica en Educación Primaria: aplicación e innovación más allá del aula. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 3207.

Ruiz, C. E. D., Sánchez, R. C., y Ávila-García, M. S. (2024). Diagnóstico para el diseño de una secuencia didáctica usando la programación visual por bloques como estrategia de enseñanza de Historia en educación primaria. Transdigital, 5(9), e269.

INEGI. (2021). Estadísticas a propósito del Día Mundial de las Telecomunicaciones y la Sociedad de la Información. Instituto Nacional de Estadística y Geografía. https://www.inegi.org.mx/

Fraga-Varela, F., Ceinos-Sanz, C., García-Murias, R., y Ramos-Trasar, I. (2024). Currículos autonómicos LOMLOE de Educación Primaria y autonomía del profesorado: Un análisis comparado. Revista de Investigación en Educación, 22(3), 439-456.

Mitra, S. (2021). La escuela en la nube: El futuro del aprendizaje. Ediciones Paidós. https://www.academia.edu/45649856/S_MITRA_La_escuela_en_la_nube_El_futuro_del_aprendizaje_Paid%C3%B3s_Barcelona_2020_272_pp

García, E. K. G. (2024). Las Plataformas Digitales como Recurso Didáctico para Reforzar el Aprendizaje del Inglés en Educación Primaria. Ciencia Latina: Revista Multidisciplinar, 8(1), 3006-3022.

Secretaría de Educación Pública (SEP). (2020). Estrategia Aprende en Casa: Respuesta educativa ante la pandemia de COVID-19. SEP. https://www.sep.gob.mx/

UNESCO. (2020). COVID-19 and education: From disruption to recovery. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. https://www.unesco.org/