O ensino das equações logarítmicas: Preparação para os exames de admissão à universidade

Main Article Content

Carlos Manuel Caraballo Carmona
Reinaldo Meléndez Ruiz
Leydis Iglesias Triana

Resumo

No processo de ensino-aprendizagem da Matemática no nível pré-universitário, foram identificadas dificuldades relacionadas às equações logarítmicas entre os estudantes. Abordar essa questão é crucial para garantir uma base sólida. O objetivo deste artigo é apresentar um procedimento específico para promover a aprendizagem eficaz de equações logarítmicas no ensino pré-universitário. O estudo foi realizado entre 2020 e 2024 no Instituto Pré-Universitário "Federico Engels" em Pinar del Río. A pesquisa utilizou métodos teóricos, como análise histórico-lógica, juntamente com métodos empíricos, incluindo análise de documentos, entrevistas e observações em sala de aula. O principal resultado foi um procedimento metodológico projetado especificamente para abordar equações logarítmicas no contexto pré-universitário, enfatizando o uso de diferentes variantes de conteúdo e atenção individualizada aos estudantes. O procedimento baseou-se em diagnóstica prévio e em uma abordagem preventiva. As conclusões destacam os desafios comuns enfrentados pelos estudantes ao resolver equações logarítmicas, enfatizando a importância da prática consistente e aplicação das propriedades aprendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Caraballo Carmona , C. M., Meléndez Ruiz, R., & Iglesias Triana, L. (2024). O ensino das equações logarítmicas: Preparação para os exames de admissão à universidade. Mendive. Revista Educação, 22(2), e3835. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3835
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Reinaldo Meléndez Ruiz, Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Cuba

Licenciado en Eduación, especialidad Matemática. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Máster en Psicología Educativa. Máster en Educación.

Referências

Contreras K. N, Núñez, R. y Hernández, C. A. (2021). La resolución de problemas matemáticos y los factores que intervienen en su enseñanza y aprendizaje. Boletín. Redipe, 10(9),45-71. https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/1453

Gamal Cerda, G. Pérez, C. Casas, JA. y Ortega-Ruiz, R (2017). Enseñanza y Aprendizaje de las Matemáticas: La necesidad de un análisis multidisciplinar. Psychology, Society & Education, 9(1), https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6360203

Díaz, C., García, J. N., García, J. y Pacheco, D. I. (2014). Dificultades de aprendizaje en las matemáticas, prevención y actuación. Bordón. Revista de Pedagogía, 67(4), 173-174. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8254119

Guzmán, S. Castillo, D. y Leyton, A. (2022) Cambios en el proceso de enseñanza aprendizaje: desafíos en la práctica docente desde análisis de carrera universitaria chilena, Revista Educación, 46(1). https://www.redalyc.org/journal/440/44068165027/44068165027.pdf

Munayco, E. y Solís, B. P. (2021) Comprensión, invención y resolución de problemas. Polo del Conocimiento, 6(2), 46-63. http://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es

Tigse, C. (2019). El Constructivismo, según bases teóricas de César Coll. Revista Andina De Educación, 2(1), 25-28. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8273859

González Portales, A. (2022). La sistematización en la resolución de ecuaciones con vistas a la preparación para las Pruebas de Ingreso a la Educación Superior. Varona, (EE2022). http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/view/1545

Aliaga Céspedes, S. G.; Rodríguez Rodríguez, A.; González Labrada, G. C. (2015) Caracterización del proceso de preparación matemática para ingresar a la educación superior en la educación de adultos. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 6(1), 69-90. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6482646

Moreno, M. F., Benavidez Villacrés, C. A. Martínez Cabrales, R. L. (2023). Guía metodológica para el uso de herramientas digitales en la enseñanza aprendizaje de la matemática. Polo del Conocimiento: Revista científico-profesional,8(9),1680-1705. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9227666

Caronía, S., Rivero, M., Operuk, R., & Mayol, C. (2014). Los conocimientos matemáticos en el umbral de la universidad. Revista de Ciencia y Tecnología, (21), 5-11. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1851-75872014000100001&script=sci_arttext

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>