O ensino das equações logarítmicas: Preparação para os exames de admissão à universidade
Main Article Content
Resumo
No processo de ensino-aprendizagem da Matemática no nível pré-universitário, foram identificadas dificuldades relacionadas às equações logarítmicas entre os estudantes. Abordar essa questão é crucial para garantir uma base sólida. O objetivo deste artigo é apresentar um procedimento específico para promover a aprendizagem eficaz de equações logarítmicas no ensino pré-universitário. O estudo foi realizado entre 2020 e 2024 no Instituto Pré-Universitário "Federico Engels" em Pinar del Río. A pesquisa utilizou métodos teóricos, como análise histórico-lógica, juntamente com métodos empíricos, incluindo análise de documentos, entrevistas e observações em sala de aula. O principal resultado foi um procedimento metodológico projetado especificamente para abordar equações logarítmicas no contexto pré-universitário, enfatizando o uso de diferentes variantes de conteúdo e atenção individualizada aos estudantes. O procedimento baseou-se em diagnóstica prévio e em uma abordagem preventiva. As conclusões destacam os desafios comuns enfrentados pelos estudantes ao resolver equações logarítmicas, enfatizando a importância da prática consistente e aplicação das propriedades aprendidas.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Contreras K. N, Núñez, R. y Hernández, C. A. (2021). La resolución de problemas matemáticos y los factores que intervienen en su enseñanza y aprendizaje. Boletín. Redipe, 10(9),45-71. https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/1453
Gamal Cerda, G. Pérez, C. Casas, JA. y Ortega-Ruiz, R (2017). Enseñanza y Aprendizaje de las Matemáticas: La necesidad de un análisis multidisciplinar. Psychology, Society & Education, 9(1), https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6360203
Díaz, C., García, J. N., García, J. y Pacheco, D. I. (2014). Dificultades de aprendizaje en las matemáticas, prevención y actuación. Bordón. Revista de Pedagogía, 67(4), 173-174. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8254119
Guzmán, S. Castillo, D. y Leyton, A. (2022) Cambios en el proceso de enseñanza aprendizaje: desafíos en la práctica docente desde análisis de carrera universitaria chilena, Revista Educación, 46(1). https://www.redalyc.org/journal/440/44068165027/44068165027.pdf
Munayco, E. y Solís, B. P. (2021) Comprensión, invención y resolución de problemas. Polo del Conocimiento, 6(2), 46-63. http://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es
Tigse, C. (2019). El Constructivismo, según bases teóricas de César Coll. Revista Andina De Educación, 2(1), 25-28. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8273859
González Portales, A. (2022). La sistematización en la resolución de ecuaciones con vistas a la preparación para las Pruebas de Ingreso a la Educación Superior. Varona, (EE2022). http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/view/1545
Aliaga Céspedes, S. G.; Rodríguez Rodríguez, A.; González Labrada, G. C. (2015) Caracterización del proceso de preparación matemática para ingresar a la educación superior en la educación de adultos. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 6(1), 69-90. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6482646
Moreno, M. F., Benavidez Villacrés, C. A. Martínez Cabrales, R. L. (2023). Guía metodológica para el uso de herramientas digitales en la enseñanza aprendizaje de la matemática. Polo del Conocimiento: Revista científico-profesional,8(9),1680-1705. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9227666
Caronía, S., Rivero, M., Operuk, R., & Mayol, C. (2014). Los conocimientos matemáticos en el umbral de la universidad. Revista de Ciencia y Tecnología, (21), 5-11. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1851-75872014000100001&script=sci_arttext