Uma abordagem necessária para a formação de conceitos matemáticos

Main Article Content

Neisy Caridad Rodríguez Morales
Andel Pérez González
Ortelio Nilo Quero Méndez

Resumo

O conhecimento matemático é baseado e ampliado a partir de conceitos e suas relações com diversas situações da vida prática; daí a relevância de aproveitar o potencial do seu tratamento didático para a formação integral dos alunos a partir do processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Consequentemente, o processo de formação de conceitos é reconhecido como um caminho fundamental para o desenvolvimento do pensamento e, a sua análise, ganha especial importância na Didática da Matemática. É por isso que este artigo tem como objetivo expor os fundamentos, regularidades didáticas e demandas atuais a serem consideradas durante o processo de formação de conceitos matemáticos. Para realizá-lo foram utilizados métodos teóricos e empíricos; Foram utilizados os primeiros: o histórico-lógico, o analítico-sintético e o indutivo-dedutivo, para fazer generalizações em torno do tema e o segundo: a análise documental, para interpretar as aspirações e exigências metodológicas dos autores. . Seu principal resultado são as ideias teórico-metodológicas derivadas da revisão bibliográfica realizada, que deverão nortear o processo de formação de conceitos matemáticos na prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Rodríguez Morales, N. C., Pérez González, A., & Quero Méndez, O. N. (2024). Uma abordagem necessária para a formação de conceitos matemáticos. Mendive. Revista Educação, 22(2), e3623. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3623
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Neisy Caridad Rodríguez Morales, Universidade Sancti Spiritus "José Martí Pérez". Cuba

Departamento de Física- Matemática

Andel Pérez González, Universidade Sancti Spiritus "José Martí Pérez". Cuba

Departamento de Física- Matemática

Ortelio Nilo Quero Méndez, Universidade Sancti Spiritus "José Martí Pérez". Cuba

Departamento de Física- Matemática

Referências

Angulo Vergara, M. L. y Arteaga Valdés, E. (2018). Las representaciones mentales en la aprehensión de conceptos matemáticos: formación del concepto de fracción. Conrado, 14(63), p. 147-154. Article 20. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v14n63/1990-8644-rc-14-63-147.pdf

Angulo Vergara, M. L., Arteaga Valdés, E. & Carmenate Barrios, O. (2019). La significación del contexto para la formación y asimilación de conceptos matemáticos. Principios básicos. Universidad y Sociedad, 11(5), Article 5. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1340

Angulo Vergara, M. L., Arteaga Valdés, E. & Carmenates Barrios, O. A. (2020). La formación de conceptos matemáticos en el proceso de enseñanza- aprendizaje de la Matemática. Revista Conrado, 16(74), Article 74. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1365

Ballester Pedroso, S., García La Rosa, J. E., Almeida Carazo, B. A., Santana de Armas, I. F., Álvarez Pérez, M. M., Rodríguez Ortiz, M., González Noguera, R. A., Villegas Jiménez, E. V., Fonseca González, A. L., Puig Reyes, N. I., Ortega Valdés, E., Valdivia Sardiñas, M. de los A. y Fernández Peña, C. L. (2018). Didáctica de la Matemática: Tomo 1. Editorial Universitaria Félix Varela. La Habana. Cuba.

Ballester Pedroso, S., Santana de Armas, H., Hernández Montes de Oca, S., Cruz, I., Arango González, C., García García, M., Álvarez Gómez, A., Batista Rosabal, L. C., Villegas Jiménez, E. V., Almeida Carazo, B. A., Torres Fernández, P., Machado, A. y González, J. M. (2002). Metodología de la Enseñanza de la Matemática Tomo II. Editorial Pueblo y Educación. La Habana. Cuba.

Ballester Pedroso, S., Santana de Armas, H., Hernández Montes de Oca, S., Cruz, I., Arango González, C., García García, M., Álvarez Gómez, A., Rodríguez, M., Batista Rosabal, L. C., Villegas Jiménez, E. V., Almeida Carazo, B. A. y Torres Fernández, P. (1992). Metodología de la Enseñanza de la Matemática Tomo II. Editorial Pueblo y Educación. La Habana. Cuba.

Bueno Hernández, R., Naveira Carreño, W. y González Hernández, W. (2020). Los Conceptos Matemáticos y sus definiciones para la formación de los ingenieros informáticos para la sociedad. Revista Universidad y Sociedad, 12(4), p. 147-155. http://scielo.sld.cu/pdf/rus/v12n6/2218-3620-rus-12-06-444.pdf

Cueva Paulino, G. (2022). La resolución de problemas matemáticos en el desarrollo del pensamiento creativo. Maestro y Sociedad, 19(1). https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/5503

Fernández Chelala, R. M., Alfonso Cruz, I. & González Pérez, R. (2017). La formación de conceptos matemáticos: Consideraciones teóricas y metodológicas. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores, 1. https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/252

Locia Espinoza, E., Mederos Anoceto, O., Sigarreta Almira, J. M. & Villarraga Baquero, B. A. (2018). Aproximación teórico-metodológica a la formación de conceptos matemáticos. Premisa, 79, 24-38. http://funes.uniandes.edu.co/22893/

Mederos Anoceto, O. B. & Roldán Inguanzo, R. A. (2013). Generalizaciones del Concepto de Métrica. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 9(35), 43-58. https://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/772

Mederos Anoceto, O. B. & Ruiz Pérez, A. M. (2007). Aplicación de la operación clasificación de conceptos al estudio de los cuadriláteros convexos. Números: Revista de didáctica de las matemáticas, 67, 2-7. http://funes.uniandes.edu.co/3477/1/Mederos2007Aplicaci%C3%B3nNumeros67.pdf

Mederos Anoceto, O. B., Negrón, C., Sánchez, J. L. & Sigarreta Almira, J. M. (2020). Clasificaciones y construcción del concepto de discontinuidad puntual. Revista Digital: Matemática, Educación e Internet, 21(1), 1-13. https://www.redalyc.org/journal/6079/607963609008/html/

Mina Paz, Á. (2007). Aprende a pensar el texto como instrumento de conocimiento. Sánchez y Sierra Editores.

Navarro, V., Arrieta, X. & Delgado, M. (2017). Programación didáctica utilizando geogebra para el desarrollo de competencias en la formación de conceptos de oscilaciones y ondas. Revista Omnia, 23(2), 76-88. https://www.redalyc.org/pdf/737/73754834008.pdf

Pérez González, A., Rodríguez Rivero, L. & Gumba Marcolino, S. S. (2023). El aprendizaje del concepto función en estudiantes de Secundaria Básica: Una alternativa didáctica. UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 19(67), Article 67. https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/269

Riascos González, Y. & Curbeira Hernández, D. (2018). Acciones y operaciones para la formación de conceptos de la geometría plana. Revista Conrado, 14(65), Article 65. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442018000500360

Rojas Velázquez, O. J., Villarraga Baquero, B. A. & Sigarreta Almira, J. M. (2020). Metodología para la formación de conceptos asociados con las funciones de variable compleja. Espacios, 41, 24. https://www.researchgate.net/publication/344196880_Metodologia_para_la_formacion_de_conceptos_asociados_con_las_funciones_de_variable_compleja_Methodology_for_the_formation_of_concepts_associated_with_complex_variable_functions_Contenido

Tocto Maldonado, J. S., Quizhpe Uchuari, I. A. & Vivanco-Román, J. (2023). Dificultades en el aprendizaje del concepto de función en estudiantes de pedagogía de las matemáticas y la física. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(2), 7225-7244. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i2.5864

Zayas-Batista, R., Escalona-Reyes, M., Estupiñán-González, R. & Cedeño-Intriago, R. (2023). El proceso de enseñanza-aprendizaje de los conceptos de la matemática superior en las carreras de Ingeniería. Revista Transdiciplinaria de Estudios Sociales y Tecnológicos, 3(1), Article 1. https://doi.org/10.58594/rtest.v3i1.62