Modelo didático para o processo de ensino-aprendizagem da apreciação da música de concerto

Main Article Content

Katia Morales Pérez
Yovany Alvarez García

Resumo

A valorização da música de concerto enquanto tipologia musical ao longo do tempo e a sua consolidação pelos seus valores estéticos, por oposição à música de moda e outras composições de vida efémera, constitui um desafio para as novas gerações. A partir desta avaliação inicial, o artigo propõe como objetivo: apresentar um modelo didático que contribua para o processo de ensino-aprendizagem para a apreciação da música de concerto, nos alunos do 2º ano da carreira de Educação Artística. Como base metodológica da pesquisa, assumiu-se o método dialético-materialista geral e foram utilizados métodos de nível teórico, empírico e estatístico-matemático, tais como: o histórico-lógico, a modelagem, o sistêmico-estrutural funcional, o documental análise, a observação, a entrevista e o teste pedagógico. Os principais resultados foram no modelo didático, que se baseia na determinação das novas relações que se estabelecem entre os componentes didáticos que intervêm no processo de ensino-aprendizagem para a apreciação da música de concerto, a partir de uma didática desenvolvedora e sua conexão com o ensino , atividade extra letiva e extracurricular, bem como com planos de valorização. Essas relações enriquecem a didática da Educação Musical, oferecendo coerência e lógica interna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Morales Pérez, K., & Alvarez García, Y. (2023). Modelo didático para o processo de ensino-aprendizagem da apreciação da música de concerto. Mendive. Revista Educação, 21(1), e3098. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3098
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Yovany Alvarez García, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Profesor Titular de la Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Pertenece a la Vicerretoría de Investigación Informatización  y Posgrado. Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Referências

Cardona, C. M., Rivas-Trujillo, E. y Ramirez-Sánchez, M. (2021). Los modelos didácticos en la formación de docentes universitarios, la emergencia de los saberes-otros (tecnológico y ambiental) en pandemia de la Covid-19. Revista boletín REDIPE 10 (12) 46-57. https://revista.redipe.org/index.php/1/article/download/1568/1482

Cook-McNeil, L. O., Sardiña-Pérez, D. y Cook-Gardener, E. A. (2019). Bosquejo sobre el tratamiento a la música clásica-instrumental en los talleres de apreciación-creación de música en la Educación Primaria. Opuntia Brava, 11 (1),99-107. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/663

De Armas, N. (2012). En la investigación pedagógica. Otra mirada. La Habana: Pueblo y Educación.

Duran-Veloz, M. F., García-Palomino, G. A., Pérez-Castillo, D. F., y Mora-Avilez, B. E. (2022) La educación musical y motricidad en la formación integral de los estudiantes. Ciencia Latina, Revista Multidisciplinar. 6(1). DOI: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i1.1783

Eli, V. & Gómez, Z. (2002). Haciendo música cubana. La Habana: Pueblo y Educación.

Gual, Y. y Vidal, D. (2020). Eufonía: didáctica de la música. Revista Dialnet, 83, (14-20) https://www.magzter.com/ES/GRAO/Eufon%C3%ADa._Did%C3%A1ctica_de_la_M%C3%BAsica/Education/487787?redirect=true

Gutiérrez-Uribe, J. E. (2022) Modelo didáctico para la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas con materiales didácticos manipulables. REDIPE, 11(3). https://revista.redipe.org/index.php/1/issue/view/99

Martínez, P. (2013). Hacia un devenir de la apreciación musical. Clave, 2, 24-31.

Morales-Pérez, K. (2014). Estrategia didáctica para la apreciación de la música de concierto, en los estudiantes de segundo año de la carrera Español-Literatura. [Tesis de Maestría no publicada]. Universidad de Ciencias pedagógicas "Rafael María de Mendive", Pinar del Río, Cuba.

Huerta, R. (2022). La Memoria. Investigación Basada en las Artes para la formación del profesorado 1. Revista: Arte, Individuo y Sociedad. ISSN: 1131-5598, Ediciones Complutense. https://dx.doi.org/10.5209/aris.70081

Torres, C., Vargas, J. y Cuero, J. (2020). Modelo didáctico para la enseñanza-aprendizaje de la física mecánica a nivel universitario. Revista Espacios, 41(20), 3. http://es.revistaespacios.com/a20v41n20/a20v41n20p03.pdf

Torres-Maya, F. H. (2022). Edgardo Martín, la música de concierto y su apreciación musical en Cuba. Cultura, Comunicación & Desarrollo. Revista Científica Cultura, Comunicación Y Desarrollo, 7(1). https://rccd.ucf.edu.cu/index.php/aes/article/view/335

Valle, A. D. (2012). La Investigación pedagógica. Otra Mirada. La Habana: Pueblo y Educación.

Villar-Paredes, J. M. (1987). Aparato categorial de definiciones musicológicas fundamentales. [Tesis de maestría no publicada]. Centro de Investigación y Desarrollo de la Música Cubana, La Habana, Cuba.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)