A preparação de professores primários para a formação do sentimento constitucional

Main Article Content

Yamina Hernández Pelegrí
Luis Enrique Martínez Hondares
Carlos Alberto Rojas González

Resumo

O desenvolvimento do sentimento constitucional nos alunos do terceiro ciclo do ensino primário constitui uma necessidade da sociedade cubana atual. Contribuir para a concretização dessa empreitada motivou a socialização de uma estratégia pedagógica para o preparo do professor primário na formação desse sentimento. Nesta investigação foram utilizados vários métodos: como método geral, o materialista dialético, bem como os métodos do nível teórico, como o histórico-lógico, análise-síntese, indução - dedução, análise documental, estrutural-funcional sistêmica e modelagem; do nível empírico, análise documental, observação, entrevista, consulta a especialistas e triangulação metodológica; e o método estatístico-matemático. Em consonância com os resultados obtidos, apresentou-se uma estratégia pedagógica que contribuiu para o enriquecimento e clarificação do processo de formação do professor na formação do sentimento constitutivo e especificou-se o lugar pedagógico que ocupa no terceiro ciclo do ensino básico. Foram propostas ações para sua implementação na prática pedagógica deste nível educacional. A sua validade foi verificada através do método de critérios periciais e de uma pré-experiência, cujos resultados contribuíram para o seu aperfeiçoamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Hernández Pelegrí, Y., Martínez Hondares, L. E., & Rojas González, C. A. (2023). A preparação de professores primários para a formação do sentimento constitucional. Mendive. Revista Educação, 21(2), e3070. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3070
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Yamina Hernández Pelegrí, Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca

Licenciada en Educación Primaria. Máster en Ciencias de la Educación. Profesora Auxiliar. Trabaja en el departamento de Educación Primaria de la Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca.

Luis Enrique Martínez Hondares, Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca

Licenciado en Educación Primaria. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Trabaja en el departamento de Educación Primaria de la Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca.

Carlos Alberto Rojas González, Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca

Licenciado en Humanidades. Máster en Pedagogía Profesional. Profesor Asistente. Trabaja en el departamento de Educación Primaria de la Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca.

Referências

Addine, F. (2002). Principios para la dirección del proceso pedagógico. En: García, G (comp). Compendio de Pedagogía. Editorial Pueblo y Educación.

Barba, J.B. (2019). RMIE. Artículo Tercero Constitucional. Génesis, transformación y axiología, 24(80), pp. 287-316

Báxter Pérez, E. (2006). Diversidad de métodos para educar y evaluar lo logrado en la educación en valores. Mined: La Habana

Bazán, J. (2017). El Sentimiento Constitucional. Universidad Nacional Mayor de San Marcos. https://www.studocu.com/latam/document/universidad-de-panama/derecho-constitucional/libro-el-sentimiento-constitucional/25914480

Hernández Sánchez, I. B., Lay, N., Herrera, H., & Rodríguez Borbarán, M. (2021). Estrategias pedagógicas para el aprendizaje y desarrollo de competencias investigativas en estudiantes universitarios. Revista De Ciencias Sociales, 27(2), 242-255. https://doi.org/10.31876/rcs.v27i2.35911

Parlamento cubano. (2019) Constitución de la República de Cuba (2019). Cuba: ANPP. https://www.parlamentocubano.gob.cu/index.php/constitucion-de-la-republica-de-cuba

Sierra, R. A. (2004). Modelo teórico para el diseño de una estrategia pedagógica en la educación primaria y secundaria básica (Tesis de Doctorado). Recuperado de https://docplayer.es/41154957-Modelo-teorico-para-el-diseno-de-una-estrategia-pedagogica-en-la-educacion-primaria-y-secundaria-basica.html#tab_1_1_2

Sierra, J (2020). Educación Ciudadana, Formación Ciudadana y Cultura Jurídica. Consideraciones para el ejercicio de la docencia en la formación de pre y posgrado de maestros y profesores. Material de consultas. p. 61.

Sierra Socorro, J.J. y Pérez García, N. (2022). Revista Santiago. Derecho a la identidad. Su refrendo en la nueva Constitución de la República de Cuba. Número especial 75UO, sept. ISSN 2215-4812

Valle, A. (2007). La investigación pedagógica. Otra mirada. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Villabella Armengol, C.M. (2019). El derecho constitucional cubano de 1812 al 2009: cánones, ciclos y modelos políticos, Revista de Historia Constitucional. (20), p. 877-918. https://doi.org/10.17811/hc.v0i20.575

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)