Educação básica: desafios para a educação equatoriana pós-pandemia

Main Article Content

Marco Vinicio Duque-Romero
Amparito Katleen Puebla-Molina

Resumo

Após a pandemia e as mudanças que ela produziu, uma série de desafios que a educação está enfrentando é iminente. O objetivo do artigo foi analisar as inovações implementadas na educação no pós-pandemia, por meio de pesquisa bibliográfica, para identificar os desafios existentes. Baseou-se em uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando abordagem descritiva com análise bibliográfica das informações; Para isso, foram selecionados documentos dos últimos cinco anos. Os principais resultados obtidos destacam países que criaram protocolos para retornos progressivos presenciais; A Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) sugere diferentes percentuais de retorno à escola dependendo de cada país. A educação híbrida é apresentada como uma inovação, insiste-se em não voltar ao estilo tradicional de educação, mas readaptar essas atividades com a tecnologia que fez parte da pandemia. É fundamental destacar o esforço que cada país faz para o retorno presencial, buscando estratégias para reduzir as brechas digitais. Propõe-se uma educação híbrida, aceita por todos os países, mas pouco executada devido ao ajuste dos orçamentos existentes. Conclui-se que a educação tributária é a mais afetada pela falta de recursos nas instituições e pela situação econômica de cada família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Duque-Romero, M. V., & Puebla-Molina, A. K. (2023). Educação básica: desafios para a educação equatoriana pós-pandemia. Mendive. Revista Educação, 21(2), e2956. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2956
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Marco Vinicio Duque-Romero, Universidad Tecnológica Indoamérica

Licenciado en Educación – Mención Educación Básica de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Magíster en Docencia Universitaria y Administración Educativa en la misma Institución Superior. Profesor de Educación General Básica, Bachillerato General Unificado y Bachillerato Internacional. Experiencia en docencia de Educación Básica y Bachillerato de 15 años. Coordinador de Bachillerato Internacional. Rector en Unidad Educativa Particular Bilingüe por 2 años. Experiencia de 3 años en Docencia Universitaria en la Facultad de Ciencias Humanas, Educación y Desarrollo Social de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Diplomado en Docencia Universitaria e Investigación. Diplomado en Consultoría de Emprendimientos. Estudiante de Doctorado en Socioformación y Sociedad del Conocimiento. Autor de artículos de reflexión e investigación educativa.

Amparito Katleen Puebla-Molina, Universidad Tecnológica Indoamérica

Licenciada en Educación - Mención Educación Básica de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Profesora de Educación General Básica. Experiencia de 5 años en Docencia

Referências

Azerrat, J. M., Ratto, M. C., & Fantozzi, A. (2021). ¿Gobernar es cuidar?: Los estilos de gestión de la Pandemia en América del Sur: los casos de Argentina, Brasil y Uruguay. Trabajo y sociedad, 21(36), 146-173. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1514-68712021000100146&lng=es&tlng=

Bueno, D. (2021). Educación en tiempos de COVID-19: ¿Cómo afecta el estrés al aprendizaje? JONED. Journal of Neuroeducation. 2(1): 9-14. doi: 10.1344/joned.v2i1.34844. https://revistes.ub.edu/index.php/joned/article/view/34844

Burgos, C., & Villagómez, M. S. (2021). Educación en tiempos de desigualdades Entre la continuidad, el discurso y la exclusión. Universidad Politécnica Salesiana. Abya Ayala. pp. 47-67. https://dspace.ups.edu.ec/bitstream/123456789/20183/1 /LA%20EDUCACIO%CC%81N%20EN%20TIEMPO%20DE%20DESIGUALDADES.pdf#page=48

Cáceres-Correa, I. (2020). Educación en el escenario actual de pandemia. Utopía y Praxis Latinoamerica, 25(5), https://www.redalyc.org/journal/279/27963984001/27963984001.pdf

Castro-Castro, L.; Ávila-Mediavilla, C.; Erazo-Álvarez, J. C.; García-Herrera, D. (2020). Impacto de COVID-19 en Educación básica y bachillerato. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 5(5), 163-177. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7696077

Chaverri-Chaves, P. (2021). La educación en la pandemia: Ampliando las brechas preexistentes. Actualidades Investigativas en Educación, 21(3), 120-143. https://dx.doi.org/10.15517/aie.v21i3.46725

Demera-Zambrano, K.; López-Vera, L.; & Santana-Mero, R. (2021). Análisis del Plan Educativo Aprendamos Juntos en Casa para la continuidad educativa en zonas rurales. Dominio de las Ciencias 7(2), 502-520. https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/1814

Díaz-Arias, D. G.; & Viales-Hurtado, R. (2021). El impacto del covid-19 y otras "pandemias" contemporáneas en Centroamérica. En Centro María Sibylla Merian de Estudios Iberoamericanos Avanzados en Humanidades y Ciencias Sociales (CALAS). Pandemia y crisis: el COVID-19 en América Latina. Editorial Universidad de Guadalajara, 2021. (Colección CALAS). http://repositorio.ucr.ac.cr/handle/10669/84590

Escudero, J. C. (2021). Reflexiones acerca del retorno seguro a clases presenciales en pandemia en Chile. Papeles Salmantinos de Educación, Núm. 25, 2021. Facultad de Educación, Universidad Pontificia de Salamanca. https://summa.upsa.es/high.raw?id=0000143809&name=00000001.original.pdf

Gagliardi, V. (2020). Desafíos educativos en tiempos de pandemia. Question/Cuestión, Informe Especial Incidentes III, mayo 2020. ISSN 1669-6581. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/99685

García-Aretio. (2018). Blended learning y la convergencia entre la educación presencial y a distancia. RIED. Revista iberoamericana de educación a distancia 21(1), p. 9-22. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/150783

Gómez-Ponce, L. (2020): un año de reducciones en el presupuesto para los sectores sociales. Observatorio de Gasto Público de Fundación Ciudadanía y Desarrollo https://www.gastopublico.org/informes-del-observatorio/2020-un-ano-de-reducciones-en-el -presupuesto-para-los-sectores-sociales

Lardé, J. (2021). Invertir en infraestructura sostenible, resiliente e inclusiva para la recuperación económica. Boletín FAL / FAL Bulletin Boletín FAL No. 389. https://hdl.handle.net/11362/47573

Mena-Manzanillas, C.; & Gutierrez-Franco, B. (2021). Involucramiento Familiar y Aprendizaje de los Niños en los Subniveles Básica Elemental y Medio. Polo del Conocimiento: Revista científico-profesional, 6(12), https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8219278

Morales, D. J. (2020). Reflexiones sobre la plataforma aprendo en casa del ministerio de educación del Perú durante la pandemia COVID-19. Educación y Pandemia. Una visión desde la Universidad Lima, setiembre 2020. pp. 35-43. http://catedraunesco.usmp.edu.pe/pdf/educacion-pandemia.pdf#page=35

Navarrete-Cazales, Z.; Manzanilla-Granados, H.; & Ocaña-Pérez, L. (2021). La educación después de la pandemia: propuesta de implementación de un modelo de Educación Básica a Distancia. Diálogos sobre educación. Temas actuales en investigación educativa, 22(12). http://revistadialogos.cucsh.udg.mx/index.php/DSE/article/view/920

Prince-Torres A. (2021). Aulas hibridas: Escenarios para la transformación educativa dentro de la nueva normalidad. Pódium, (39) pag. 102-120. DOI https://doi.org/10.31095/podium.2021.39.7

Pulido-Montes, C., & Ancheta-Arrabal, A. (2021). La educación remota tras el cierre de escuelas como respuesta internacional a la Covid-19. Revista Prisma Social, (34), 236-266. https://revistaprismasocial.es/article/view/4217

Ramos-Serpa, G., Gómez-Armijos, C. E., & López-Falcón, A. (2022). Aspectos de éticas sobre la vacunación contra el COVID-19. Universidad Y Sociedad, 14(S3), 60-71. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/2935

Reyes, O. & Valdés-Rodríguez, O. (2021). Logros y desafíos del Plan Ceibal. Revista Educarnos. https://revistaeducarnos.com/wp-content/uploads/2021/10/olga.pdf

Ríos-Sánchez Y. (2021). La enseñanza post pandemia: retos y tendencias de la educación híbrida. Revista Plus Economía, 9(2). pp. 107-112.

Ruiz-Mejías, M. (2020). ¿Hay "brotes verdes" en la situación de la educación en el contexto post-pandemia? Revista d'innovació i recerca en educació 13(2). https://doi.org/10.1344/reire2020.13.231547

Romero-Segovia, C. & Rivas-Rodríguez, L. (2021). Cultura digital en la enseñanza técnica: desafíos para el docente, el estudiante y la institución educativa de nivel superior. Revista Tecnológica, (14). http://redicces.org.sv/jspui/bitstream/10972/4399/1/RevistaTecnologica2021_Art9.pdf

Salirrosas-Navarro, L.; Tuesta-Panduro, J. A.; & Guerra-Chacón, A. (2021). La estrategia "Aprendo en casa" y los retos en la educación virtual peruana. EduSol, 21(76), 202-214. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-80912021000300202&lng=es&tlng=es

Santiso-Rodríguez, C. (2021). COVID-19 y las repercusiones en la educación en Guatemala. Revista Docencia Universitaria 2(1), 51-61. https://revistadusac.com/index.php/revista/article/view/24