Tarefas para o desenvolvimento da competência comunicativa em inglês de estudantes de Engenharia de Minas

Main Article Content

Mirtha Odalis Olivero Herrera
Rafael Lodezma Tamayo Caballero
Guillermo Acosta Coutín
Georgina Elvira Aguilera Saborit

Resumo

A formação de profissionais competentes é uma exigência social para o ensino superior cubano. O anterior exige domínio da língua inglesa, em nível básico equivalente a A2 ou superior, de acordo com os padrões do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, como requisito de graduação. Atualmente, existem limitações no desenvolvimento da competência comunicativa nos alunos da carreira de Engenharia de Minas, da Universidade de Moa "Dr. Antonio Núñez Jiménez", para atender a essa exigência. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar tarefas para promover o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos do perfil mineiro. Diferentes métodos foram usados; do nível teórico: o histórico e lógico, a análise e síntese e indução e dedução; do nível empírico: a análise da informação documental, o levantamento, a entrevista, a observação das aulas; além de métodos matemáticos e estatísticos. Com a execução das tarefas, contribui para a Didática da Língua Inglesa e para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, ao favorecer a comunicação oral e escrita relacionada com a profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Olivero Herrera, M. O., Tamayo Caballero, R. L., Acosta Coutín, G., & Aguilera Saborit, G. E. (2022). Tarefas para o desenvolvimento da competência comunicativa em inglês de estudantes de Engenharia de Minas. Mendive. Revista Educação, 20(2), 394–407. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2721
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Mirtha Odalis Olivero Herrera, Universidad de Moa Dr. Antonio Núñez Jiménez

Profesora de Inglés y Jefa del Dpto. Idiomas de la Universidad de Moa Dr. Antonio Núñez Jiménez

Referências

Acosta, R. (2020). Enseñanza de las habilidades lingüísticas y logro de la competencia comunicativa. Latitude Multidisciplinary Research Journal, 1(1), Quality Leadership University. ISSN-L: 2644-4038. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/339032433

Aguilera, G., Olivero, M. & Fiol, A. (2021). El aprendizaje basado en tareas en la expresión oral del idioma inglés al nivel intermedio equivalente a un B1. Revista Científica del Amazonas, 4(7). Disponible en: https://doi.org/10.34069/RA/2021.7.03

Brown, H. D. (1994). Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. Englewood Cliffs, New Jersey. U.S.A.: San Francisco State University: Prentice Hall Regents.

Howatt, A. (1984). A history of English Language Teaching. Oxford: Oxford University Press.

Jackson, F. D. (2020). Aportaciones de las estrategias didácticas en el desarrollo de la competencia comunicativa. Revista de Educación. 11(2), 183-202. Disponible en: https://fh.mdp.edu.ar.pdf

Ministerio de Educación Superior (2019). Resolución Ministerial No.165. Política para el perfeccionamiento del proceso de formación en inglés. Ministerio de Educación Superior: Cuba.

Navarro, M. A., Verdecia, A., García, S. y Fiol, A. (2021). La comunicación oral en inglés en el contexto metalúrgico; una estrategia didáctica. Revista REFCalE. Publicación arbitrada cuatrimestral, 9(3). Disponible en: http://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale.article/view/3418/2141

Perera Orellana, D. R., Pérez González, F. J. y Borges Quesada, R. I. (julio-octubre, 2019). Desarrollo de habilidades específicas del inglés de forma integradora. Pedagogía y Sociedad, 22(55), 320-341. Disponible en: http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/847

Ramírez, H., Rodríguez, A. & Más, P. R. (2016). La Epistemología del proceso de desarrollo de la competencia comunicativa profesional médica en Inglés. Universidad Regional Autónoma de los Andes UNIANDES EPISTEME: Revista de Ciencia, Tecnología e Innovación. ISSN 1390-9150. 3(1), Disponible en: https://www.researchgate.net.pdf

Rodríguez, Y. & Medina, R. M. (2020). La competencia comunicativa intercultural en idioma inglés, en la facultad de Tecnología de la Salud. Publicación cuatrimestral de la escuela Latinoamericana de Medicina. Panorama. Cuba y Salud. 15(3): 39-45. Disponible en: http://www.revpanorama.sld.cu.pdf

Trace, J., Hudson, T. & Brown, J. D. (2015). An overview of language for specific purposes. In J. Trace, T. Hudson & J. D. Brown (Eds.). Developing Courses in Languages for Specific Purposes (pp. 1-22) (NetWork # 69) [PDF document]. Honolulu: University of Hawaii. Disponible en: http://hdl.handle.net/10125/14573

Willis, J. (2007). Doing Task- based Teaching. Oxford University.

Yánez, B. M., Saltos, C. M. & Mendoza, R. E. (2019). Inglés como lengua de contacto intercultural y su importancia en la formación del profesional en turismo. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa (REFCalE), 7(1), Disponible en: http://refcale.uleam.edu.ec