A magia das artes: avaliação do impacto do projeto comunitário "CreArte"

Main Article Content

Juan Silvio Cabrera Albert
Lianet Irene Rodriguez Pérez
Miwon Choe

Resumo

As artes há muito se tornaram, não apenas uma expressão social do mundo contemporâneo, mas também um veículo de educação, aprendizagem e empoderamento. Pelo menos o demonstra o desenvolvimento alcançado em Cuba por projetos comunitários de cunho artístico, entre os quais se destaca a experiência de "CreArte: Crescer com as Artes", iniciativa que surgiu na Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca ", que pela sua abrangência transcendeu o espaço acadêmico, impactando a comunidade fora dos muros. O presente artigo tem como objetivo avaliar o impacto sociocultural e educacional que essa experiência teve nas crianças, beneficiários diretos do projeto, seus familiares, gestores, instrutores e promotores culturais. Com base em métodos científicos e com uma metodologia holística e integrativa, os autores valorizam, em uma amostra significativa de sujeitos, o alto impacto do projeto no bem-estar espiritual da comunidade de Pinar del Río, confirmando assim o valor indiscutível das artes. como ferramenta de desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Cabrera Albert, J. S., Rodriguez Pérez, L. I., & Choe, M. (2021). A magia das artes: avaliação do impacto do projeto comunitário "CreArte". Mendive. Revista Educação, 19(4), 1054–1066. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2391
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Juan Silvio Cabrera Albert, Universidad de La Habana

Doctor en Ciencias Pedagógicas, Coordinador del Proyecto “CREARTE: Crecer con las Artes”, Profesor Titular de la Universidad de La Habana

Lianet Irene Rodriguez Pérez, Centro de Intercambio y Referencia Iniciativa Comunitaria- Unión de Escritores y Artistas de Cuba (CIERIC- UNEAC) de Pinar del Río

Especialista del Centro de Intercambio y Referencia Iniciativa Comunitaria- Unión de Escritores y Artistas de Cuba (CIERIC- UNEAC) de Pinar del Río

Miwon Choe, Western Kentucky University (WKU)

Doctora en Ciencias Filosóficas, Profesora del Programa de Educación Artística de Western Kentucky University (WKU), Coordinadora del Proyecto “Art2Dream”

Referências

Bravo, T., Añorga, J.A. y Cardoso L. (2019). Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño profesional de los especialistas en medicina física y rehabilitación de La Habana. Revista Panorama. Cuba y Salud, 14(1): 91-98. Disponible en: http://www.revpanorama. sld.cu/index.php/rpan/article/view/

Bugallo, A. (2016). Indicadores para medir el desarrollo sociocultural comunitario, Instituto Cubano de Investigación Cultural "Juan Marinello", La Habana.

Cabrera, J. S., Choe, M. & Montes de Oca, N. (2018). El impacto socio-educativo del trabajo comunitario: experiencias del Taller de Creación Infantil "Ilustrando Sueños". Mendive, Revista de Educación, 16(4), 581-590. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962018000400581& lng=es&tlng=es

Echevarría, B., Fernández Peña, C. y Mainegra, D. (2017). La evaluación de impacto del proceso de formación de profesores. Mendive. Revista de Educación, 15(1), p. 41-56, Disponible en: https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/ article/view/1002

Juliá, H.E. et al. (2006) Propuesta metodológica para la gestión de proyectos, CIERIC: La Habana.

Lara, L.M., Bravo G., Sánchez, L., y Vázquez, S.I. (2019). Dimensiones para la evaluación del impacto social de la investigación educativa, en el programa de Doctorado en Ciencias de la Educación en la Universidad de Cienfuegos. Revista Conrado, 15(71), 155- 163. Recuperado de http://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado

Pacheco, Y. (2015). El proceso formativo de los grupos gestores de proyectos socioculturales: incidencia en el desarrollo social, Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 3(2), 54-61 Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=5523571 89007

Pino, Y., del Toro, J.J., Aguilera, L.O y Zayas, R. (2019) Evaluación del impacto social del postgrado académico en Cuba, 23(3). Disponible en: http://www.revcocmed.sld.cu/index.php/cocmed/article/view/3114

Rincón, C. y Pérez, A. (2018). Metodología para la evaluación de impacto de la extensión en la educación superior. Revista Económicas CUC, 39(1), 137-152. Disponible en: http://dx.doi.org/10.17981/econcuc.39.1.2018.09

Valdés, Y., González, P.R., Borges, L. et al. (2018) Evaluación de impacto social de los comportamientos profesional y humano de los egresados de la ELAM. Revista Panorama, Cuba y Salud, 13(2): 83- 90. Disponible en: http://www.revpanorama.sld.cu/index.php/ panorama/article/view/83-90

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.