Problemas sociais e educação científica

Main Article Content

Angel Caridad Lugo Blanco
Cocepción Alvarez Yong
Eduardo Toribio Lezcano Mederos

Resumo

A era contemporânea pede uma formação científico-tecnológica que vise a superação do reducionismo conceitual. Este está focado em aprender um certo sistema de conhecimento científico e certas habilidades específicas da ciência, para que possa processar adequadamente, com fundamento científico-tecnológico, os problemas que ocorrem em sua realidade cotidiana e assumir responsavelmente sua participação nas tomadas de decisão. . de decisões, ao nível que lhe corresponde, adoptando uma atitude coerente com ela. O objetivo deste trabalho é avaliar os problemas sociais que moldaram o processo de educação científica na formação inicial de professores de Biologia, o que permite promover atitudes positivas em relação ao cuidado e proteção das espécies biológicas na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade. Meio Ambiente, limitando sua correspondência ao contexto científico-tecnológico atual, influenciado pelas decisões sociais. Para isso, foram utilizados os métodos de análise e síntese e o estudo documental, que evidenciaram a existência de fatores que dificultam o bom desenvolvimento da educação científica na formação inicial desses professores. A partir de uma visão intelectual operacional do conhecimento científico, descontextualizado dos problemas sociais que afetam a humanidade, não há como inserir harmonicamente o trabalho educativo, nem promover o desenvolvimento de julgamentos, valores e atitudes que devem caracterizar o profissional e cidadão que precisa da nossa sociedade nestes tempos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Lugo Blanco, A. C., Alvarez Yong, C., & Lezcano Mederos, E. T. (2022). Problemas sociais e educação científica. Mendive. Revista Educação, 20(1), 302–314. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2282
Secção
ARTIGOS DE REVISÃO
Biografias Autor

Angel Caridad Lugo Blanco, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Dr.C. Pedagógicas. Licenciada en Educación. Especialidad Biología.

Profesor Titular

Cocepción Alvarez Yong, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Máster en Educación

Profesora Auxiliar

Referências

Acevedo Díaz, J. (2001) Movimiento ciencia tecnología sociedad y la enseñanza de las ciencias. Sala de Lecturas CTS+I de la OEI. Recuperado de http://www.campus-oei.org/salactsi/acevedo.htm.

Addine, F. (2011), La Didáctica General y su Enseñanza en la Educación superior, La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.

Agazzi, E. (2010) El desafío de la interdisciplinaridad: dificultades y logros. Texto oral del seminario de profesores impartido en el Dpto. de Filosofía de la Universidad de Navarra, en el marco del proyecto de investigación "Interdisciplinaridad desde la filosofía de la ciencia".

Armiñana, R. (2017), Zoología de los animales cordados, Tomo II. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.

Armiñana, R. (2017), Zoología de los animales no cordados, Tomo I. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.

Batista, G. (2004) Profesionalidad y práctica pedagógica. La Habana, Cuba Editorial Pueblo y Educación.

Batista. G, Addina F., Piñón, J., Rodríguez, M. A., Escalona E., & Mildred B. (2011) Investigaciones interdisciplinarias en las Ciencias Pedagógicas, La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.

Bernal J. D. (2008) La ciencia en la historia. Tomo 1 y 2 La Habana, Cuba: Editorial Científico Técnica.

Blanco, A. (2001) Introducción a la Sociología de la Educación. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.

Chamizo, A., Socarrás, A., & Rivalta, E. (2012) Diversidad Biológica de Cuba. La Habana, Cuba: Pablo de la Torriente Brau.

CITMA (2014) V Informe Nacional al Convenio sobre Diversidad Biológica, La Habana. Cuba: CITMA, PNUD, gef, EDITORIAL ACADEMIA, GECYT.

Cruz, D., Martinez, D., Fontenla, J., & Mancina, C. (2017) Inventario y estimaciones de la Biodiversidad. En C. Mancipa y D. Cruz (Ed) Diversidad Biológica de Cuba (pp. 27-43). La Habana, Cuba: AMA.

Díaz Balart, F. (2001) Ciencia, Innovación y Futuro. La Habana, Cuba: Instituto Cubano del Libro.

Díaz, T. (2016). Didáctica Desarrolladora en la educación Superior: Un enfoque para la formación de competencias profesionales. Curso 8. Décimo Congreso Internacional de Educación Superior. La Habana, Cuba.

Fonteira J. L. (2008) Len la era de la complejidad. Charles Darwin siglo y medio después. La Habana, Cuba: Editorial científico técnica.

González, A. A. (2016). Un paso por la ciencia y la tecnología. La Habana, Cuba: Editorial Ciencia-Técnica.

Kuhn, T.S. (2000) La estructura de las revoluciones científicas. México: Fondo de Cultura Económica.

Lugo Blanco, A, C., Álvarez Yong., C., & Estrada Rodríguez., C. (2017) La formación ambiental dirigida a la protección de la diversidad biológica cubana Mendive. Revista de Educación, 15(3) (julio-septiembre) p.263-275 Recuperado de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1011

Marco Stiefel, B. (2001). La naturaleza de la ciencia en los enfoques CTS. Revista Alambique, (3) 19-29. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=634003

Martínez Zamora, L. E., Echeverría, L., & Hernández, L. (2021) La tarea docente. Tratamiento de los contenidos biológicos en secundaria básica. Mendive. Revista de Educación, 19(1), 30-40. Epub 02 de marzo de 2021. Recuperado en 02 de febrero de 2022, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962021000100030&lng=es&tlng=es

Membiela, P. (2001) Una revisión del movimiento educativo Ciencia-Tecnología-Sociedad. Revista Enseñanza de las ciencias, (15), 51-57. https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21476

Nuñez J. (1999) De la ciencia a la tecnología pongamos los conceptos en orden. La Habana, Cuba: Editorial Feliz Varela.

Pichs, R. (2008) Cambio climático. Globalización y subdesarrollo. La Habana, Cuba: Editorial Científico-Técnica.

Pruna, M. P. (2008) Historia de la ciencia en Cuba. La Habana, Cuba: Editorial de Ciencia y Técnica.

Ramos G. (2008) Gramci y la filosofía de la praxis. La Habana, Cuba: Editorial de Ciencia y Técnica.

Santos, I., McPherson, M. Villalón, G. Marimón, J., A., Fernández, R. Parada, A. Pérez, T., & Merino, T. (2016). Didáctica de la Educación Ambiental para el Desarrollo Sostenible. La Habana, Cuba. Sello Editor Educación Cubana.

Valdés, O. (2002). La educación ambiental y la protección del medio ambiente. Educación, La Habana, Cuba, 105 (enero-abril), 8-15.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)