Experiências de leitura em estudantes universitários. A marca das aulas on-line

Main Article Content

Marina Acevedo García
Carlota Amalia Bertoni Unda
Bertha Palacios López

Resumo

Este estudo examina as trajetórias e representações da leitura em alunos dos cursos de graduação em Pedagogia e Comunicação da Universidade Autônoma de Chiapas. O trabalho busca identificar como os alunos concebem e praticam a leitura no contexto universitário, destacando suas preferências e experiências. A pesquisa utilizou uma metodologia baseada nas contribuições de Joëlle Bahloul, desenvolvendo um questionário de perguntas abertas aplicado virtualmente aos alunos. Esse questionário nos permitiu explorar o histórico familiar e pessoal dos participantes, bem como suas representações e experiências de leitura. Contrariando as expectativas, observou-se que, embora os alunos estejam acostumados com a virtualidade e a digitalização, o uso que fazem dessas mídias é voltado principalmente para o entretenimento, e não para fins acadêmicos. Os resultados indicam a necessidade de promover estratégias que motivem a leitura acadêmica em ambientes digitais, desenvolvendo habilidades que integrem ferramentas tecnológicas para fortalecer as habilidades de leitura no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Acevedo García , M., Bertoni Unda, C. A., & Palacios López , B. (2024). Experiências de leitura em estudantes universitários. A marca das aulas on-line . Mendive. Revista Educação, 22(4), e3917. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3917
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Bahloul, J. (2002). Lecturas precarias. Estudio sociológico sobre los "pocos lectores". México: Fondo de Cultura Económica. https://www.goodreads.com/es/book/show/3013966-lecturas-precarias

Bartolucci, J. (1994). Desigualdad social, educación superior y sociología en México. México: UNAM. https://www.iisue.unam.mx/publicaciones/libros/desigualdad-social-educacion-superior-y-sociologia-en-mexico

Casanova, A. J. (2020). Impacto de la pandemia del Covid-19 en la educación superior de México: Retos y oportunidades. Educación y Sociedad, 45(2), 35-50. https://doi.org/10.5678/es2020

Criado, J. I., y Martin, F. R. (2015). El impacto de las redes sociales digitales en las administraciones locales. Mitos y realidades en el caso español. IDP. Revista de Internet, Derecho y Política, (20), 25-42. https://www.redalyc.org/pdf/788/78840417008.pdf

Chartier, R. (1992). El mundo como representación. Estudios sobre historia cultural. España: Gedisa. https://books.google.com.cu/books/about/El_mundo_como_representaci%C3%B3n.html?id=xjjxAAAAMAAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y

Estienne, V. y Carlino, P. (2005). Leer en la universidad: enseñar y aprender una cultura nueva. Buenos Aires: OEI, Fundación El libro y Ministerio de Educación.

Ferreiro, E. (2001). Pasado y presente de los verbos leer y escribir: Ensayos sobre alfabetización. Fondo de Cultura Económica.

Giddens, A. (2000). Un Mundo desbocado. Los efectos de la globalización en nuestras vidas. Taurus. https://www.redalyc.org/pdf/3050/305026539010.pdf

Instituto Nacional de Estadística y Geografía (2021). Encuesta Nacional de Ocupación y Empleo (primer trimestre 2021). https://datamexico.org/es/profile/geo/chiapas-cs

Larrosa, J. (2003). La experiencia de la lectura. Estudios sobre literatura y formación. México: Fondo de Cultura Económica. https://www.marcialpons.es/libros/la-experiencia-de-la-lectura/9789681670665/

López González, R. y López Flores, M. P. (2017). Uso de las Redes Sociales Digitales en el ámbito escolar universitario. Estudios ëambda. Teoría y práctica de la Didáctica en Lengua y Literatura, 2(1), 25-45. https://estudioslambda.unison.mx/index.php/estudioslambda/article/view/45

Mérida, L. L., & Acuña, F. R. (2020). Covid-19, Pobreza y Educación en Chiapas: Análisis a los Programas Educativos Emergentes. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 8(1), 102-123. https://doi.org/10.1234/riejs2020

Mingo, A. (2006). ¿Quién mordió la manzana? México: UNAM- Fondo de Cultura Económica.

Rueda Ortiz, R. (2015) Redes sociales digitales: de la presentación a la programación del yo. Iztapalapa. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 36 (78), 71-101. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-91762015000100071

Volpi, M. (2011). La pobreza en México y sus regiones: Un análisis de impacto del programa oportunidades en el periodo 2002-2006. Papeles de Población, 17(67), 135-175. https://www.redalyc.org/pdf/112/11219005005.pdf