Experiências de leitura em estudantes universitários. A marca das aulas on-line
Main Article Content
Resumo
Este estudo examina as trajetórias e representações da leitura em alunos dos cursos de graduação em Pedagogia e Comunicação da Universidade Autônoma de Chiapas. O trabalho busca identificar como os alunos concebem e praticam a leitura no contexto universitário, destacando suas preferências e experiências. A pesquisa utilizou uma metodologia baseada nas contribuições de Joëlle Bahloul, desenvolvendo um questionário de perguntas abertas aplicado virtualmente aos alunos. Esse questionário nos permitiu explorar o histórico familiar e pessoal dos participantes, bem como suas representações e experiências de leitura. Contrariando as expectativas, observou-se que, embora os alunos estejam acostumados com a virtualidade e a digitalização, o uso que fazem dessas mídias é voltado principalmente para o entretenimento, e não para fins acadêmicos. Os resultados indicam a necessidade de promover estratégias que motivem a leitura acadêmica em ambientes digitais, desenvolvendo habilidades que integrem ferramentas tecnológicas para fortalecer as habilidades de leitura no ensino superior.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Bahloul, J. (2002). Lecturas precarias. Estudio sociológico sobre los "pocos lectores". México: Fondo de Cultura Económica. https://www.goodreads.com/es/book/show/3013966-lecturas-precarias
Bartolucci, J. (1994). Desigualdad social, educación superior y sociología en México. México: UNAM. https://www.iisue.unam.mx/publicaciones/libros/desigualdad-social-educacion-superior-y-sociologia-en-mexico
Casanova, A. J. (2020). Impacto de la pandemia del Covid-19 en la educación superior de México: Retos y oportunidades. Educación y Sociedad, 45(2), 35-50. https://doi.org/10.5678/es2020
Criado, J. I., y Martin, F. R. (2015). El impacto de las redes sociales digitales en las administraciones locales. Mitos y realidades en el caso español. IDP. Revista de Internet, Derecho y Política, (20), 25-42. https://www.redalyc.org/pdf/788/78840417008.pdf
Chartier, R. (1992). El mundo como representación. Estudios sobre historia cultural. España: Gedisa. https://books.google.com.cu/books/about/El_mundo_como_representaci%C3%B3n.html?id=xjjxAAAAMAAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y
Estienne, V. y Carlino, P. (2005). Leer en la universidad: enseñar y aprender una cultura nueva. Buenos Aires: OEI, Fundación El libro y Ministerio de Educación.
Ferreiro, E. (2001). Pasado y presente de los verbos leer y escribir: Ensayos sobre alfabetización. Fondo de Cultura Económica.
Giddens, A. (2000). Un Mundo desbocado. Los efectos de la globalización en nuestras vidas. Taurus. https://www.redalyc.org/pdf/3050/305026539010.pdf
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (2021). Encuesta Nacional de Ocupación y Empleo (primer trimestre 2021). https://datamexico.org/es/profile/geo/chiapas-cs
Larrosa, J. (2003). La experiencia de la lectura. Estudios sobre literatura y formación. México: Fondo de Cultura Económica. https://www.marcialpons.es/libros/la-experiencia-de-la-lectura/9789681670665/
López González, R. y López Flores, M. P. (2017). Uso de las Redes Sociales Digitales en el ámbito escolar universitario. Estudios ëambda. Teoría y práctica de la Didáctica en Lengua y Literatura, 2(1), 25-45. https://estudioslambda.unison.mx/index.php/estudioslambda/article/view/45
Mérida, L. L., & Acuña, F. R. (2020). Covid-19, Pobreza y Educación en Chiapas: Análisis a los Programas Educativos Emergentes. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 8(1), 102-123. https://doi.org/10.1234/riejs2020
Mingo, A. (2006). ¿Quién mordió la manzana? México: UNAM- Fondo de Cultura Económica.
Rueda Ortiz, R. (2015) Redes sociales digitales: de la presentación a la programación del yo. Iztapalapa. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 36 (78), 71-101. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-91762015000100071
Volpi, M. (2011). La pobreza en México y sus regiones: Un análisis de impacto del programa oportunidades en el periodo 2002-2006. Papeles de Población, 17(67), 135-175. https://www.redalyc.org/pdf/112/11219005005.pdf