Ação metodológica para utilização de estudos de caso na formação inicial de fonoaudiólogos
Main Article Content
Resumo
O estudo de casos na formação do professor fonoaudiólogo contribui para o desenvolvimento das competências pedagógicas profissionais necessárias ao direcionamento do atendimento fonoaudiológico integral. Constitui um recurso de aprendizagem essencial para atingir os objetivos do modelo profissional. Isso inclui a exploração da comunicação e da linguagem, o diagnóstico fonoaudiológico, o desenho da estratégia fonoaudiológica e a avaliação da evolução dos alunos durante o processo de atendimento fonoaudiológico. Neste artigo são apresentados os resultados do trabalho metodológico realizado com a turma pedagógica do segundo ano do curso de Bacharelado em Fonoaudiologia para a elaboração de tarefas integradoras a partir da utilização de estudos de caso. Estas tarefas visam contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógicas profissionais. Foram utilizados métodos de pesquisa analítico-sintético, histórico-lógico, de sistematização e de análise documental, que permitiram determinar procedimentos metodológicos destinados a preparar o claustro para atender ao objetivo proposto. Para esta ação metodológica foram considerados os objetivos do ano, os conteúdos das disciplinas anteriores e atuais, bem como os problemas profissionais da prática educativa. Os resultados mostraram a relevância da proposta, refletida nas principais transformações das competências pedagógicas profissionais durante a formação inicial do fonoaudiólogo.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Argandoña, F. A., Persico, M. C., & Visic, A. M. (2019). Estudio de casos: Una metodología de enseñanza en la educación superior para la adquisición de competencias integradoras y emprendedoras. Tec Empresarial, 12(3), 716. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1659-33592018000300007
Coello, Y., Cisneros, S., & Huepp, F. L. (2022). Estrategia de orientación didáctica para el desarrollo de habilidades lectoras en la formación del logopeda. EduSol, 22(76), 1328. https://edusol.cug.co.cu/index.php/EduSol/article/view/367
Fornaris, M., & Huepp, F. L. (2022). Análisis histórico del proceso de formación del logopeda en Cuba. Universidad y Sociedad, 14(S5), 8797. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/3274
Guirado, V. C. (2011). Recursos didácticos para la enseñanza aprendizaje de los escolares con necesidades educativas especiales. Editorial Pueblo y Educación. https://revistas.unica.cu/index.php/edusoc/article/view/2091/3538
Llanes, J., & Massot, M. I. (2014). Evaluar a través de los estudios de casos. En Pérez, N. (Coord.), Metodología del caso en orientación (pp. 5265). Editorial Universitat de Barcelona. https://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/52308/1/52210_Cap5.pdf
Nieto, L. M., & Ruiz, F. J. (2020). Yin (2018); Estudio de caso como estrategia para el desarrollo de la argumentación en docentes en formación. Educação e Pesquisa, 46. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216221
Ramos, J. M., Rhea, B. S., Pla, R. V., & Abreu, O. (2016). La sistematización como metodología, método y resultado científico investigativo en la práctica educativa. Editorial Universitaria, Universidad Técnica del Norte. https://www.researchgate.net/publication/349735025_LA_SISTEMATIZACION_COMO_METODOLOGIA_METODO_Y_RESULTADO_CIENTIFICO_INVESTIGATIVO_EN_LA_PRACTICA_EDUCATIVA
Soto, E. R., & Escribano, E. (2019). El método estudio de caso y su significado en la investigación educativa. En Arzola, D. V. (Coord.), Procesos formativos en la investigación educativa: Diálogos, reflexiones, convergencias y divergencias (pp. 203222). Rediech. https://rediech.org/inicio/images/k2/libro-2019-arzola-11.pdf
Suárez, R., Pérez, C. N., Rodríguez, A. C., & Alpízar, J. (2022). Estudio de caso como estrategia pedagógica en la carrera de enfermería. Atenas, 2(58), 111-126. https://www.researchgate.net/publication/359860125_Estudio_de_caso_como_estrategia_pedagogica_en_la_Carrera_de_Enfermeria
Yin, R. K. (2018). Case study research and applications: Design and methods (6.ª ed.). Sage. https://uk.sagepub.com/en-gb/eur/case-study-research-and-applications/book250150