Ação metodológica para utilização de estudos de caso na formação inicial de fonoaudiólogos

Main Article Content

Adriana Balboa García
Raiza Miladys Parés Ojeda
Sara María Berrío Sánchez
María Teresa Zubeldía Rodríguez

Resumo

O estudo de casos na formação do professor fonoaudiólogo contribui para o desenvolvimento das competências pedagógicas profissionais necessárias ao direcionamento do atendimento fonoaudiológico integral. Constitui um recurso de aprendizagem essencial para atingir os objetivos do modelo profissional. Isso inclui a exploração da comunicação e da linguagem, o diagnóstico fonoaudiológico, o desenho da estratégia fonoaudiológica e a avaliação da evolução dos alunos durante o processo de atendimento fonoaudiológico. Neste artigo são apresentados os resultados do trabalho metodológico realizado com a turma pedagógica do segundo ano do curso de Bacharelado em Fonoaudiologia para a elaboração de tarefas integradoras a partir da utilização de estudos de caso. Estas tarefas visam contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógicas profissionais. Foram utilizados métodos de pesquisa analítico-sintético, histórico-lógico, de sistematização e de análise documental, que permitiram determinar procedimentos metodológicos destinados a preparar o claustro para atender ao objetivo proposto. Para esta ação metodológica foram considerados os objetivos do ano, os conteúdos das disciplinas anteriores e atuais, bem como os problemas profissionais da prática educativa. Os resultados mostraram a relevância da proposta, refletida nas principais transformações das competências pedagógicas profissionais durante a formação inicial do fonoaudiólogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Balboa García, A., Parés Ojeda, R. M., Berrío Sánchez, S. M., & Zubeldía Rodríguez, M. T. (2024). Ação metodológica para utilização de estudos de caso na formação inicial de fonoaudiólogos. Mendive. Revista Educação, 22(4), e3579. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3579
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Adriana Balboa García, Universidade de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez. Ciego de Ávila. Cuba

Profesora del departamento Educación Especial

 

Referências

Argandoña, F. A., Persico, M. C., & Visic, A. M. (2019). Estudio de casos: Una metodología de enseñanza en la educación superior para la adquisición de competencias integradoras y emprendedoras. Tec Empresarial, 12(3), 716. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1659-33592018000300007

Coello, Y., Cisneros, S., & Huepp, F. L. (2022). Estrategia de orientación didáctica para el desarrollo de habilidades lectoras en la formación del logopeda. EduSol, 22(76), 1328. https://edusol.cug.co.cu/index.php/EduSol/article/view/367

Fornaris, M., & Huepp, F. L. (2022). Análisis histórico del proceso de formación del logopeda en Cuba. Universidad y Sociedad, 14(S5), 8797. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/3274

Guirado, V. C. (2011). Recursos didácticos para la enseñanza aprendizaje de los escolares con necesidades educativas especiales. Editorial Pueblo y Educación. https://revistas.unica.cu/index.php/edusoc/article/view/2091/3538

Llanes, J., & Massot, M. I. (2014). Evaluar a través de los estudios de casos. En Pérez, N. (Coord.), Metodología del caso en orientación (pp. 5265). Editorial Universitat de Barcelona. https://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/52308/1/52210_Cap5.pdf

Nieto, L. M., & Ruiz, F. J. (2020). Yin (2018); Estudio de caso como estrategia para el desarrollo de la argumentación en docentes en formación. Educação e Pesquisa, 46. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216221

Ramos, J. M., Rhea, B. S., Pla, R. V., & Abreu, O. (2016). La sistematización como metodología, método y resultado científico investigativo en la práctica educativa. Editorial Universitaria, Universidad Técnica del Norte. https://www.researchgate.net/publication/349735025_LA_SISTEMATIZACION_COMO_METODOLOGIA_METODO_Y_RESULTADO_CIENTIFICO_INVESTIGATIVO_EN_LA_PRACTICA_EDUCATIVA

Soto, E. R., & Escribano, E. (2019). El método estudio de caso y su significado en la investigación educativa. En Arzola, D. V. (Coord.), Procesos formativos en la investigación educativa: Diálogos, reflexiones, convergencias y divergencias (pp. 203222). Rediech. https://rediech.org/inicio/images/k2/libro-2019-arzola-11.pdf

Suárez, R., Pérez, C. N., Rodríguez, A. C., & Alpízar, J. (2022). Estudio de caso como estrategia pedagógica en la carrera de enfermería. Atenas, 2(58), 111-126. https://www.researchgate.net/publication/359860125_Estudio_de_caso_como_estrategia_pedagogica_en_la_Carrera_de_Enfermeria

Yin, R. K. (2018). Case study research and applications: Design and methods (6.ª ed.). Sage. https://uk.sagepub.com/en-gb/eur/case-study-research-and-applications/book250150