Sala de aula invertida de física implementada no Moodle, aprendizado e aceitação dos alunos

Main Article Content

Yusimí Guerra Véliz
Anel Fernández Vizcaíno
Julio Leyva Haza

Resumo

A combinação da estratégia didática da sala de aula invertida e o uso de plataformas virtuais torna-se cada dia mais importante devido à ponderação do papel do aluno na autogestão de sua aprendizagem a partir de um espaço colaborativo. O objetivo deste artigo é socializar os resultados de aprendizagem e o nível de aceitação dos alunos de um curso de Física Atômica e Nuclear aplicando a modalidade de sala de aula invertida implementada na plataforma Moodle, na formação inicial de professores de Física da Universidade Central "Marta Abreu" de Las Villas no ano letivo de 2020. Foi seguida uma abordagem metodológica materialista dialética que combina métodos quantitativos e qualitativos a partir de um estudo de caso constituído por um único grupo. Para medir a aprendizagem, seguiu-se um desenho de série cronológica com sete cortes em cada um dos tópicos do curso e para indagar sobre a aceitação, foi aplicado um questionário aos alunos. Para processar os dados e ilustrar os resultados, foram utilizados gráficos de barras e Faces de Chernoff, que permitiram revelar correlações entre os diferentes itens da pesquisa e os resultados finais da aprendizagem. Os resultados de aprendizagem e o nível de aceitação declarados pelos alunos, na percepção deles, são geralmente altos e corroboram o potencial da sala de aula invertida implementada no Moodle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Guerra Véliz, Y., Fernández Vizcaíno, A., & Leyva Haza, J. (2023). Sala de aula invertida de física implementada no Moodle, aprendizado e aceitação dos alunos. Mendive. Revista Educação, 21(4), e3405. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3405
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Yusimí Guerra Véliz, Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas, Departamento de Ciencias Exactas. Villa Clara. Cuba.

Profesora del departamento de Ciencias Exactas. Facultad de Educación Media.

Anel Fernández Vizcaíno, Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas, Departamento de Ciencias Exactas. Villa Clara. Cuba.

Profesor Auxiliar del Departamento de Ciencias Exactas

Julio Leyva Haza, Centro de Estudios de Educación de la Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas. Villa Clara. Cuba.

Profesor Titular del Centro de Estudios de Educación

Referências

Aguilar, A., (2018): La enseñanza de la física con enfoque investigativo a partir del uso de problemas cualitativos y la vinculación con la historia de la ciencia. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, (septiembre 2018).

https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/09/fisica-enfoque-investigativo.

Aguilera-Ruiz, C., Manzano-León, A., Martínez-Moreno, I., Lozano-Segura, MDC, y Casiano, C. (2017). El modelo flipped classroom. Revista Internacional de Psicología Educativa y del Desarrollo, 4 (1), 261-266. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349853537027.pdf.

Alarcón, D.S. y Alarcón, O., (2021). El aula invertida como estrategia de aprendizaje. Revista Conrado, 17(80), 152-157. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442021000300152&lng=es&tlng=es.

Alves de Castro, M., Campos, M., Dibiase, A., Garra, A.M., Juliarena de Moretti, C., Rey, C. y Saint Pierre, T., (2012). Chernoff: estrategia didáctica para la concientización ambiental. Nadir, 4(1), 1-13. https://revistanadir.yolasite.com/resources/CHERNOFF%20ESTRATEGIA%20DID%C3%81CTICA%20PARA%20LA%20CONCIENTIZACI%C3%93N%20AMBIENTAL.pdf

Delgado, J.E. y Vélez, J.M., (2021). La plataforma MOODLE: caracterización, aplicaciones y beneficios para las competencias docentes. Revista Cognosci, 6(4), 11-26. https://doi.org/10.33936/cognosis.v6i4.3046.

Espinosa, T., Solano Araujo, I., y Veit, E. A. (2018). Aula invertida (flipped classroom): innovando las clases de física. Revista De Enseñanza De La Física, 30(2), 59–73. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/22736

Estrada, O., Fuentes D.R., Simón. W, y Álvarez, A., (2021). Implementación del aula invertida en la carrera Ingeniería en Bioinformática: Estudio de caso. Revista Cubana de Informática Médica, 13(1). https://www.medigraphic.com/pdfs/revcubinfmed/cim-2021/cim211d.pdf

Guerra, Y., Leyva, J., Soler, G. y Marín, N. (2022). Hibridación pedagógica en el aprendizaje de la estadística en la formación de maestría en Educación. Revista Educación, 46(2), 511–528. http://doi.org/10.15517/revedu.v46i2.49950.

Hernández-Silva, C. y Tecpan, S., (2017). Aula invertida mediada por el uso de plataformas virtuales: un estudio de caso en la formación de profesores de física. Estudios pedagógicos (Valdivia), 43(3), 193-204. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052017000300011.

Hidalgo, L.E.; Villalba-Condori, K.O.; Arias-Chávez, D.; Berrios-Espezua, M.; y Cano, S., (2021). Aula invertida en una plataforma virtual para el desarrollo de competencias. Caso de estudio: curso de investigación aplicada. Campus Virtuales, 10(2), 185-193. http://www.uajournals.com/campusvirtuales/journal/19/13.pdf.

Cedeño, G.A., Maliza, W.F., Medina, A., y Vera, G.R., (2021). Flipped Clasroom y su efectividad en Moodle. Journal of Science and Research, 6(3), 290–309. https://doi.org/10.5281/zenodo.5659878.

Morales, M., Bárzaga, J., Morales, Y., Cárdenas, M.P. y Campos, D.S. (2021). Entornos virtuales desde la ontología de los nuevos saberes de la educación superior en tiempos de pandemia Covid-19. Revista Universidad y Sociedad, 13(3), 301-307. http://scielo.sld.cu/pdf/rus/v13n3/2218-3620-rus-13-03-301.pdf.

Moreira, M. A. (2021). Predisposición para un aprendizaje significativo de la física: intencionalidad, motivación, interés, autoeficacia, autorregulación y aprendizaje personalizado. Revista De Enseñanza De La Física, 33(1), 141–146. https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n1.33232.

Ñique-Carbajal, C. y Díaz-Manchay, R., (2021). Nivel de satisfacción de los estudiantes de bioquímica sobre la metodología de aula invertida aplicada durante la pandemia por COVID-19 en una escuela de enfermería. FEM: Revista de la Fundación Educación Médica, 24(5), 245-249. https://dx.doi.org/10.33588/fem.245.1144

Pérez, V.M., Jordán, E.P. y Salinas, L.G., (2018). Didáctica del aula invertida y la enseñanza de Física en la Universidad Técnica de Ambato. Mikarimin. Revista Científica Multidisciplinaria, 4(3), 111-126. http://45.238.216.13/ojs/index.php/mikarimin/article/view/1340/623.