Proposta de um sistema de oficinas para a formação de universitários amantes da arte

Main Article Content

Pablo Torres Rodríguez
Osmani Alvarez Bencomo
Uberto Mario Hernández Guerra
Manuel Vento Ruizcalderón

Resumo

O artigo baseia-se num estudo do quadro tendencial, conceptual e contextual do processo de formação de alunos apreciadores de arte. O objetivo era socializar um sistema de oficinas para a formação de estudantes amadores, que enfatizasse as manifestações das artes plásticas e da locução na Universidade de Pinar del Río ¨Hermanos Saíz Montes de Oca¨. Os principais métodos teóricos utilizados foram os histórico-lógicos e empíricos como a entrevista, o inquérito, a observação e a análise documental. Os principais resultados foram o sistema de oficinas de formação para alunos amadores que contribui para a promoção da cultura com influência marcante na sua formação integral e possibilitou a sua possível generalização a vários contextos e manifestações artísticas. As conclusões das oficinas de formação de universitários, como amantes da arte, contribuem para a promoção da cultura na comunidade universitária e territorial, o que contribui para o compromisso social da universidade cubana no cumprimento de sua missão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Torres Rodríguez, P., Alvarez Bencomo, O., Hernández Guerra, U. M., & Vento Ruizcalderón, M. (2023). Proposta de um sistema de oficinas para a formação de universitários amantes da arte. Mendive. Revista Educação, 21(3), e3275. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3275
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Cano, A., & Castro, D. (2016). La extensión universitaria en La transformación de La educación superior. El caso de Uruguay. Andamios, 13(31), 313-337.

Carenzo, S.; Fernández Álvarez, M.I.; Castronovo, A. y Gigliarelli, E. (2019). Extensión en Colabor: la producción de prácticas autogestionadas de formación para la gestión colectiva del trabajo. +E: Revista de Extensión Universitaria, 9(11), 151-170. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7216562

González Aportela, O. y Batista Mainegra, A. (2017). Gestión de la calidad del proceso extensionista en la Universidad de la Habana. Rev. Cubana Edu. Superior, 36(1), 94-108. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142017000100009

González González, G. R. y González Fernández-Larrea, M. (2019). La responsabilidad social de la universidad: antecedentes, conceptos, tendencias y retos de la extensión universitaria. Compromiso Social, 1(1), 11-22. https://revistacompromisosocial.unan.edu.ni/index.php/CompromisoSocial/article/view/18

MES. (2004). Programa Nacional de Extensión Universitaria. Ministerio de Educación Superior de la República de Cuba. La Habana: MES. https://www.mes.gob.cu/extension-universitaria

Nan, L., González Aportela, O., & Batista Mainegra, A. (2021). Extensión universitaria y la Universidad Internacional de Heilongjiang, un análisis crítico. Revista Conrado, 17(83), 8-20. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v17n83/1990-8644-rc-17-83-8.pdf

Núñez, L.; Américo, F., Arias, J. y Thevenet, G. (2017). Experiencias de formación en extensión universitaria. Aportes y desafíos institucionales. Revista +E versión en línea, 7(7), 234-243: Ediciones UNL. https://doi.org/10.14409/extension.v0i7.706

Ramírez-Montoya, M., & Lugo-Ocando, J. (2020). Revisión sistemática de métodos mixtos en el marco de la innovación educativa. Comunicar, 65, 9-20. https://doi.org/10.3916/C65-2020-01

Rojas, A.; Rovira, Y.; González, M.; Mirabal, Y. (2020). La formación de actores en función de la responsabilidad social universitaria. COODES,8(1), 147-159. http://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/300

Rodríguez Pulido, J., Artiles Rodríguez, J. y Guerra Santana, M. (2020) Aprendizaje del estudiante universitario: un estudio de caso. Edutec,56(1), 201-217. https://www.edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/1037

Rovira Alvarez, M. Y., y López Calichs, E. (2017). Formación universitaria y promoción de lectura. Componentes y relaciones esenciales. Universidad Y Sociedad, 9(5), 82-89. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/715

Tomassino, H., y Cano, A. (2016). Avances y retrocesos de la extensión crítica en la Universidad de la República de Uruguay. Revista Masquedós, 1(1), 9-2. https://www.redalyc.org/pdf/628/62846700015.pdf

Trigo Ibáñez, E., Santos Díaz, I. C., & Sánchez Rodríguez, S. (2020) What do Spanish adolescents read? A study of analog reading consumption. Investigaciones Sobre Lectura, 13, 35-53. DOI: https://doi.org/10.37132/isl.v0i13.278