Cartografia conceitual da avaliação no ensino superior no modelo socioformativo

Main Article Content

Marco Vinicio Duque-Romero
Héctor Efraín Guatapi Olivares

Resumo

Os processos educativos requerem constante atualização e inovação. A avaliação no Ensino Superior requer análise e feedback para se adaptar à realidade atual; esforços constantes devem ser feitos para conhecê-la, compreendê-la e melhorá-la. O objetivo principal é oferecer uma ferramenta para abordar a noção de avaliação no contexto do Ensino Superior, na abordagem educacional da socioformação. Os objetivos deste estudo são: esclarecer a noção de avaliação socioformativa, identificar elementos que compõem tal conceito e estabelecer uma proposta como exemplo de avaliação socioformativa. O presente estudo encontra-se na revisão de literatura e apoiado em mapeamento conceitual; Para isso, são aplicadas estratégias como: busca, organização e análise de documentos. Os resultados obtidos expõem a noção de avaliação a partir da socioformação; categorização, caracterização e diferenciação da avaliação socioformativa para uma compreensão mais profunda da mesma; divisão da avaliação socioformativa. Eles consideram a avaliação socioformativa adequada ao contexto latino-americano, suas próprias características e necessidades, considerando os elementos da avaliação socioformativa identificados: o indivíduo enfrentando os problemas de seu contexto, pensamento complexo, habilidades individuais e cooperativas, valores universais , melhoria continua. Por fim, são apresentados aspectos de articulação, metodologia e exemplificação dos processos avaliativos socioformativos para a implementação, conceituação e compreensão dos processos avaliativos que contribuem na busca da formação de qualidade da pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Duque-Romero, M. V., & Guatapi Olivares, H. E. (2022). Cartografia conceitual da avaliação no ensino superior no modelo socioformativo. Mendive. Revista Educação, 20(3), 1036–1050. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2751
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Marco Vinicio Duque-Romero, Universidad Tecnológica Indoamérica. Centro Universitario CIFE

Licenciado en Educación – Mención Educación Básica de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Magíster en Docencia Universitaria y Administración Educativa en la misma Institución Superior. Profesor de Educación General Básica, Bachillerato General Unificado y Bachillerato Internacional. Experiencia en docencia de Educación Básica y Bachillerato de 15 años. Coordinador de Bachillerato Internacional. Rector en Unidad Educativa Particular Bilingüe por 2 años. Experiencia de 3 años en Docencia Universitaria en la Facultad de Ciencias Humanas, Educación y Desarrollo Social de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Diplomado en Docencia Universitaria e Investigación. Diplomado en Consultoría de Emprendimientos. Estudiante de Doctorado en Socioformación y Sociedad del Conocimiento. Autor de artículos de reflexión e investigación educativa.

Héctor Efraín Guatapi Olivares, Universidad Tecnológica Indoamérica

Licenciado en Ciencias de la Educación – Mención Filosofía en la Universidad Politécnica Salesiana. Magíster en Educación – Mención Gestión Educativa en la misma Institución Superior. Profesor de Educación General Básica y Bachillerato General Unificado. Experiencia en docencia de Educación Básica y Bachillerato de 14 años. Rector y Vicerrector en Instituciones Educativas particulares. Experiencia de 3 años en Docencia Universitaria en la Facultad de Ciencias Humanas, Educación y Desarrollo Social de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Diplomado en Docencia Universitaria e Investigación.  Autor de artículos de reflexión e investigación educativa.

Referências

Álvarez-Gil, Y. (2021). La evaluación de las competencias matemáticas abordada desde lineamientos socio formativos basados en las evidencias. Boletín Redipe, 10(4), págs. 144-170. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7917865

Ausubel, D. (1980) Psicología Educativa, Un punto de vista cognoscitivo. (2ª ed.) México: TRILLAS

Arribas, J. M. (2017). La evaluación de los aprendizajes. Problemas y soluciones | Evaluation of the learning. Problems and solutions. Profesorado - Revista de currículum y formación del profesorado, 21(4), ISSN 1138-414X, ISSNe 1989-639X. Universidad de Valladolid. Disponible en: https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/62511

Berlanga-Ramírez, M. y Juárez-Hernández, L. (2020). Paradigmas de evaluación: del tradicional al socioformativo. Diálogos sobre educ. Temas actuales en investig. educ., 11(21), Zapopan jul./dic. 2020 Epub 03-Mar-2021. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2007-21712020000200407&script=sci_arttext

Casanova-Rodríguez, M. A. (2020). Evaluación formativa e inclusiva en línea: ¿Cómo evaluar el aprendizaje ante los retos de la pandemia por el Covid 19? En J. Luna-Nemecio (Coord.), Memorias del Quinto Congreso Internacional de Evaluación Socioformativa (VALORA-2020). Congreso conducido por el Centro Universitario CIFE, Cuernavaca, México. Descarga de: https://cife.edu.mx/recursos

Castro, L., & Benito-Martínez, J. (2014). Tras el Concepto de la Evaluación Educativa. Paradigma: Revista De Investigación Educativa, 20(33), 103-115. Disponible en: https://camjol.info/index.php/PARADIGMA/article/view/1427

Consejo de Aseguramiento de la Calidad de la Educación Superior (CACES), (2020). Educación Superior y Sociedad, ¿Qué pasa con su vinculación? Quito, Ecuador. Disponible en: https://n9.cl/ytt0

Cruz-Vega, F. (2019). Evaluación socio formativa en los procesos investigativos del programa de pedagogía infantil. Revista Científica Profundidad Construyendo Futuro, 10(10), 10-23. Disponible en: https://revistas.ufps.edu.co/index.php/profundidad/article/view/2523

Espinoza Freire, E. (2017). La evaluación del aprendizaje en la Educación Superior. Universidad y Sociedad, 9(5), 90-96. Disponible en: https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/716/817

Gairín, J., García San Pedro, Mª.J., Gisbert, M., Rodríguez Gómez, D., y Cela, J. Mª. (2008). La evaluación por competencias en la universidad: posibilidades y limitaciones. Barcelona: Bellaterra: (Memoria del Estudio) MINISTERIO DE EDUCACIÓN, Dirección General de Política Universitaria Subdirección General de Análisis, Estudios y Profesorado PROGRAMA DE ESTUDIOS Y ANÁLISIS 2008 Nº. Ref. EA2008-0086.

Hernández, F. (2020). La evaluación socioformativa en tiempos del COVID19, aplicada con alumnos de matemáticas del bachillerato. En J. Luna-Nemecio (Coord.), Memorias del Quinto Congreso Internacional de Evaluación Socioformativa (VALORA2020). Congreso conducido por el Centro Universitario CIFE, Cuernavaca, México. Disponible en: https://n9.cl/4hdth

Hernández, J. S., Tobón-Tobón, S., & Vázquez. (2015). Estudio documental del Portafolio de Evidencias Mediante la Cartografía Conceptual. Revista de evaluación Educativa, 4(1), 1- 19. Disponible en: https://goo.gl/GT5moS

Hernández-Mosquera, J., Tobón-Tobón, S., & Guerrero-Rosas, G. (2016). Hacia una evaluación integral del desempeño: Las rúbricas socioformativas | Toward a comprehensive evaluationof performance: The Socioformative Rubric. Ra Ximhai, 12(6), pp. 359-376, Universidad Autónoma Indígena de México, El Fuerte, México. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/461/46148194025.pdf

Mora, A. (2004). LA EVALUACIÓN EDUCATIVA: CONCEPTO, PERÍODOS Y MODELOS. Revista Electrónica "Actualidades Investigativas en Educación" VOL. 4 NÚM. 2: (JULIO DICIEMBRE. Disponible en: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/9084

Morin, E. (2004). La epistemología de la complejidad. Gazeta de Antropología, (20). Disponible en: http://www.ugr.es/~pwlac/G20_02Edgar_Morin.html

Nivela-Cornejo, M. A., Echeverría-Desiderio, S., & Espinosa-Izquierdo, J. (2019). Los proyectos integradores de saberes en el aprendizaje adaptativo. Espirales revista multidisciplinaria de investigación. Espirales Revista Multidisciplinaria De investigación, 3(25), 124144.ISSN: 2550-6862. Disponible en: https://doi.org/10.31876/er.v3i25.635

Novak, J. y Gowin, D. (1988). Aprendiendo a aprender. Barcelona: Martínez Roca

Quiriz-Badillo, T. y Tobón-Tobón, S. (2019). Fortalezas y aspectos a mejorar en la evaluación del desempeño docente en México considerando la socioformación y experiencias internacionales. Ra Ximhai: revista científica de sociedad, cultura y desarrollo sostenible, 15(1), 2019, págs. 101-115. ISSN-e 1665-0441, Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7384603

Reyes, R. (2020). Cómo mejorar el aprendizaje híbrido a través de una evaluación socioformativa en tiempos del Covid-19. En J. Luna-Nemecio (Coord.), Memorias del Quinto Congreso Internacional de Evaluación Socioformativa (VALORA2020). Congreso conducido por el Centro Universitario CIFE, Cuernavaca, México. Disponible en: https://n9.cl/93ctn

Rodríguez-Peralta, Ma. L. y Aniceto-Vargas, P. (2019). Evaluación socioformativa: una estrategia para la formación integral. AMMCI, Memorias de Congresos Vol. 2, número 4, enero-diciembre de 2019 pp. 203-216. https://www.academia.edu/download/64584207/RevistaAMMCICongresos2019.pdf#page=204

Tobón-Tobón, S. (25 de noviembre de 2013). E book, cartografía conceptual desde la socioformación. CIFE, Centro Universitario. Disponible en: https://issuu.com/cife/docs/e-book__cartograf__a_conceptual.

Tobón-Tobón, S. (2017). Evaluación socioformativa: Estrategias e instrumentos. Mount Dora (USA). Kresearch. Kresearch. ISBN: 978-1-945721-26-7; ISBN: 978-1-945721-26-7; Disponible en: DOI: dx.doi.org/10.24944/isbn.978-1-945721-26-7.

Universidad Tecnológica Indoamérica [UTI] (2019). Modelo Educativo de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Universidad Indoamérica Ambato Ecuador. Disponible en: https://www.uti.edu.ec/~utiweb/wp-content/uploads/2018/12/MODELO-EDUCATIVO-2018.pdf

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)