A relação exergos-capítulo no romance O Vôo do Gato, de Abel Prieto

Main Article Content

Yanira Muñoz García
Lázara Méndez Pérez
Carmen de las Nieves Ramos García

Resumo

A análise de elementos paratextuais no texto artístico-literário implica que o aluno estabeleça certas relações que enriquecem seu patrimônio cultural e suas habilidades literárias; no entanto, há insuficiências no tratamento didático dos exergues como elemento paratextual. A fim de influenciar a solução deste problema, propõe-se estabelecer a relação exergos-capítulo do romance O voo do gato, de Abel Prieto. O artigo visa abordar a relação entre os exergues e os capítulos do romance O voo do gato, no 12º ano. Análise histórico-lógica, análise e síntese, e análise hipotético-dedutiva foram aplicadas como métodos fundamentais. O artigo aborda a importância de estudar a relação proposta e potencializa a compreensão, análise e produção de conteúdos profundos do romance, não apenas em termos estilísticos, mas também como substância indicativa de informações históricas, sociais, culturais e ideotemáticas vivenciadas por um jovem grupo na Cuba revolucionária na década de 1990.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Muñoz García, Y., Méndez Pérez, L., & Ramos García, C. de las N. (2022). A relação exergos-capítulo no romance O Vôo do Gato, de Abel Prieto. Mendive. Revista Educação, 20(2), 659–674. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2560
Secção
ARTIGOS DE REVISÃO
Biografias Autor

Yanira Muñoz García, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Departamento de Español-Literatura Rango MSc

Lázara Méndez Pérez, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Departamento de Español-Literatura Rango MSc

Carmen de las Nieves Ramos García, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Departamento de Español-Literatura Rango DrC

Referências

Alvarado, M. (2019). Enciclopedia Semiológica. Paratexto. Universidad de Buenos Aires. Ciudad Universitaria. Argentina. 2da Ed. Disponible en: https://ies6017-sal.infd.edu.ar/sitio/wp content/uploads/2019/11/Paratexto-Maite-Alvarado.pdf

Casamayor, O. (2002). "Incertidumbre resplandeciente. Breve incursión en la narrativa escrita durante la década del 90 en la Isla de Cuba". In: Caravelle, n°78, 2002. pp. 179-196. Disponible en: https://www.persee.fr/doc/carav_1147-6753_2002_num_78_1_1356

Collaguazo, E (2019). La importancia del uso de paratextos para la comprensión lectora. Monografía. Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación. Universidad de Cuenca. Ecuador. Disponible en: https://dspace.ucuenca.edu.ec/bitstream/123456789/33715/1/Trabajo%20de%20titulaci%C3%B3n.pdf

Domínguez, M. y Rojas, L. (2020). "La competencia literaria desde el proceso de enseñanza-aprendizaje de Español-Literatura". Revista Didasc@lia: Didáctica y Educación, XI(1). Las Tunas, CUBA. ISSN 2224-2643. Disponible en: http://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/947

Duarte, M. (2021). Programa Nacional por la Lectura. Reseña. El vuelo del gato, de Abel Prieto Jiménez. Biblioteca Nacional de Cuba José Martí. Disponible en: Biblioteca Nacional de Cuba José Martí 2000-2021.

Fierro, B. y Díaz, L. (2018). La educación literaria o el prisma complejo con que se nos devuelve el mundo. Atenas, 2(42), 1-16. Disponible en: http://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/367

Fierro, B., Díaz, L y García, A. M. (2020). La literatura en un cambio de época: entre la innovación y la fascinación. Atenas, 3(51). Disponible en: http://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/download/591/878?inline=1

Fierro, B. (2019). "Educar desde la literatura: enraizamiento cultural para una pedagogía comprensiva". Revista Boletín Redipe, 8(8), 83-94. Disponible en: https://revista.redipe.org/index.php/1/issue/view/67

García, A. M., Fierro, B. M. y Montaño, J. R. (2019). Pensar, sentir y vivir la lengua en la actividad comunicativa pedagógica. Revista Varona. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1992-82382019000200015

García, M., Pérez, M. y Miló, M del C. (2016). Algunas consideraciones en torno a los métodos modernos de análisis literario desde una perspectiva didáctica. Revista Mendive, 14(4), Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962016000400004&lng=es&nrm=iso

Herrera, R.L. (2018). Imantación de Eros y hazaña de Heracles: enseñar y aprender literatura. Temas, 91 - 92, 166-173. La Habana. Disponible en: http://temas.cult.cu/articulos-academicos/imantacion-de-eros-y-hazana-de-heracles-ensenar-y-aprender-literatura/

Lezama, José (1977). Poesía Completa. Ed: Letras Cubanas. La Habana. Disponible en: http://www.letrascubanas.cult.cu/

León, M. Á., Aguiar, A. I., & Mora, E. C. (2021). El análisis de texto mediante el empleo de la intertextualidad como recurso didáctico en la enseñanza la literatura. Revista Conrado, 17(81), 76-84. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442021000400076&lng=es&nrm=iso

Machín, K. (2018). El proceso de desarrollo de la competencia literaria desde la disciplina Estudios Literarios en la carrera Licenciatura en Educación Español-Literatura. Centro de estudios de las Ciencias de la Educación Superior: Colección Ciencia pedagógicas. Disponible en: https://rc.upr.edu.cu/handle/DICT/3319

Matos, J., O M., Enrique F. y Juan P. (2019). La formación de valores en estudiantes del Nivel Medio Superior. Revista Conrado, 15(68). Disponible en: https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/979

Martos, M. (2019) Categorías interpretativas, marcado textual y codificación en XML-TEI para el estudio de los paratextos de escritoras españolas en la edad moderna JANUS 8 (2019) 242-264, Disponible en: https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/24380

MINED, (2019). Programa de Literatura y Lengua, duodécimo grado. La Habana: Pueblo y Educación.

Munita, F y Margallo, A. M. (2019). La didáctica de la literatura. Configuración de la disciplina y tendencias de investigación en el ámbito hispanohablante. Perfiles educativos, 41(164) México. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982019000200154

Noblet, V. Ch. (2018). La transculturación como clave para la comprensión de los fenómenos históricos-sociales. Revista Caribeña de Ciencias Sociales. Disponible en: https://www.eumed.net/rev/caribe/2018/12/transculturacion-fenomenos-historicos.html

Romero, C. (2008). Panorama de la novela. Historia de la literatura cubana. T. III. Instituto de Literatura y Lingüística. La Habana: Letras Cubanas. Disponible en: http://www.ill.cu/adis.html

Rojas, M. (2021). "El vuelo del gato por la editorial Capiro". Periódico Granma 15 de febrero de 2021 Disponible en: https://www.granma.cu/26-feria-internacional-del-libro/2017-02-15/el-vuelo-del-gato-por-la-editorial-capiro-15-02-2017-23-02-09

Ortiz, Fernando (1963). Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar. La Habana: Biblioteca Nacional de Cuba.

Prieto, A. (1999). El vuelo del gato. La Habana: Letras Cubanas. Disponible en: https://www.iberlibro.com/buscar-libro/titulo/el-vuelo-del-gato/

Veloz Morejón, L., Méndez Pérez, L., & López-Portilla Luaces, C. A. (2020). La enseñanza de la obra literaria en preuniversitario: una nueva mirada desde las TIC. Serie Científica De La Universidad De Las Ciencias Informáticas, 13(12), 40-50. Recuperado a partir de https://publicaciones.uci.cu/index.php/serie/article/view/669

Villaverde, C. (1972). Cecilia Valdés o La loma del Ángel. La Habana: Letras Cubanas. 2 t.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)