O ensino dos números fracionários na sexta série

Main Article Content

Wilmer Valle Castañeda
Juan José Álvarez Vitón
Claudio Camacho Calzadilla

Resumo

No Ensino Fundamental, é essencial trabalhar com habilidades, levando em conta que saber fazer contribui para a formação integral dos alunos neste nível escolar. A Matemática desempenha um papel importante nesta formação integral, particularmente o trabalho com números fracionários. É por isso que o principal objetivo deste artigo é socializar um conjunto de exercícios para aulas de consolidação que contribuem para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem das frações da sexta série no S/I Eduardo García Delgado. O processo de pesquisa foi realizado numa base dialético-materialista e foram utilizados métodos de nível teórico e empírico, tais como: o histórico e lógico, a abordagem sistêmica, a modelagem, a análise documental e o pré-experimento que permitiu o diagnóstico da realidade educativa e a elaboração do resultado científico. A validade prática do trabalho foi evidenciada, pois o conjunto de exercícios contribuiu para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem das operações de adição e subtração de frações na sexta série no Seminternado Eduardo García Delgado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Valle Castañeda, W., Álvarez Vitón, J. J., & Camacho Calzadilla, C. (2021). O ensino dos números fracionários na sexta série. Mendive. Revista Educação, 19(2), 570–577. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2062
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Wilmer Valle Castañeda, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Departamento de primaria

Juan José Álvarez Vitón, Universidad de Pinar del Río

Estudiante

Claudio Camacho Calzadilla, Universidad de Pinar del Río

Estudiante

Referências

Castañeda, W. V. (2016). La habilidad calcular en los alumnos de las secundarias básicas. MENDIVE, 14(2), 181-187.

Díaz, K. A., Acosta, A., & Castillo, D. M. (2018). El desarrollo de la habilidad analizar sintácticamente oraciones simples en los estudiantes de Educación Técnica y Profesional. Mendive, 16(2), 278-295. Recuperado de http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1351

González, R. (2016). La preparación del docente de la escuela politécnica cubana para el tratamiento a los números fraccionarios y el aprendizaje desarrollador. La Habana: pueblo y Educación

González, R. G., Almaguer, E. S., & Torres, L. de los Á. G. (2018). Tendencias históricas del desarrollo de habilidades del cálculo con números fraccionarios en la educación primaria. REDEL., 2(2), 14.

González, R. G., Rodríguez, G. B., & Almaguer, E. S. (2018). Modelo de desarrollo de la habilidad de cálculo con números fraccionarios en la Educación Primaria. ROCA, 15(2), 14.

Guzmán, A., Ruiz, J., & Sánchez, G. (2021). Estrategias pedagógicas para el aprendizaje de las operaciones matemáticas básicas sin calculadora. Ciencia y Educación, 5(1), 55-74. https://doi.org/10.22206/cyed.2021.v5i1.pp55-74

Labarrere, Alberto. 2000. Inteligencia y creatividad en la escuela. Repensar algunos fundamentos. San Luis Potosí, México.

Retana González, J.F., y Eudave Muñoz, D. 2018. «Conocimiento común del contenido del estudiante para profesor sobre fracciones y decimales.» Educación matemática, 30(2). doi: https://doi.org/10.24844/em3002.05

Suárez, C. (2014). Orientaciones metodológicas para instrumentar los ajustes curriculares en la Educación Primaria. La Habana: Pueblo y Educación.

Vergara, M. L. A., & Valdés, E. A. (2018). Las representaciones mentales en la aprehensión de conceptos matemáticos: formación del concepto de fracción. Conrado, 14(63), 147-154.