Ensinar a história através de uma perspectiva de género. Avaliação de uma proposta de inovação

Main Article Content

Humberto Andrés Álvarez Sepúlveda

Resumo

O ensino universitário de história tem estado centrado na aula magna e no paradigma historiográfico androcêntrico que anula a possibilidade de considerar as mulheres como sujeitos históricos. Contudo, esta abordagem didáctico-disciplinar não tem sido capaz de responder às necessidades de formação requeridas pelos futuros professores da especialidade para desenvolver o pensamento histórico nos estudantes. Por esta razão, é importante passar do actual paradigma tradicional para um mais construtivista e inovador que se concentre na aprendizagem ativa e autónoma do estudante. A fim de contribuir para este objectivo, o presente artigo avalia uma experiência de inovação educacional implementada no decurso de uma carreira em Pedagogia, cuja proposta procura introduzir trabalho baseado em competências históricas e incorporar a perspectiva de género na abordagem da independência chilena (1810-1823). Este estudo situa-se e baseia-se na investigação-ação que procura melhorar o conhecimento histórico e pedagógico dos sujeitos participantes. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram uma aprendizagem significativa no domínio das competências históricas trabalhadas, embora as dificuldades que tiveram em seguir a unidade proposta também tenham sido notadas. Por conseguinte, do ponto de vista do ensino, é de importância vital realizar actividades mais frequentes que ajudem os futuros professores a pensar historicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Álvarez Sepúlveda, H. A. (2020). Ensinar a história através de uma perspectiva de género. Avaliação de uma proposta de inovação. Mendive. Revista Educação, 18(3), 599–617. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2021
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Humberto Andrés Álvarez Sepúlveda, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Humberto Álvarez Sepúlveda, es doctor en Sociedad y Cultura y Máster en Historia Contemporánea y Mundo Actual por la Universidad de Barcelona (España). Profesor en Historia y Geografía, Licenciado en Educación y Licenciado en Historia por la Universidad Católica de la Santísima Concepción. Investigador en la formación de profesores de Historia, la enseñanza, el aprendizaje y la evaluación de la especialidad. Colaborador de diversos proyectos de innovación docente. Autor de diversos artículos y capítulos de libros relacionados con la Historia y su didáctica. Ponente en diversos congresos de ámbito nacional e internacional. Académico de la Facultad de Educación de la Universidad Católica de la Santísima Concepción.

Referências

Álvarez, H. (2020). El uso del debate en la Educación en Derechos Humanos. Problemas, desafíos y potencialidades. Mendive, 18(2), 219-234.

Armas Castro, J., Moreira, A. I., Maia, C., & Conde Miguélez, J. (2019). La historia de Portugal en las aulas de Educación Básica. ¿Formar patriotas o educar ciudadanos? Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 22(2), 67-80. https://doi.org/10.6018/reifop.22.2.369521

Carvajal, B. C. & Carvajal, M. (2020). Triangulación de métodos en ciencias sociales. Mayéutica. Revista Científica de Humanidades y Artes, 8, 170-196.

Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2011). Research methods in education. Routledge.

Delgado Algarra, E. J. & Estepa Giménez, J. (2016). Ciudadanía y memoria histórica en la enseñanza de la historia: Análisis de la metodología didáctica en un estudio de caso en ESO. Revista de Investigación Educativa, 34(2), 521-534. https://doi.org/10.6018/rie.34.2.224891

Garcés, V. H. (2020). Alfabetizar en convivencia y ciudadanía. Una revisión documental de la educación ciudadana para la resolución de la violencia y el conflicto sociocultural. Sophia, 16(1), 4-18. https://doi.org/10.18634/sophiaj.16v.1i.874

Gómez Carrasco, C. J., Ortuño Molina, J. & Martínez, P. (2018). Enseñar ciencias sociales con métodos activos de aprendizaje. Reflexiones y propuestas a través de la indagación (Edición: 1). Editorial Octaedro, S.L.

González Valencia, G. A., Santisteban Fernández, A. & Pagès Blanch, J. (2020). Finalidades de la enseñanza de la historia en futuros profesores. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 13, 1-23. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m13.fehf

Hammarlund, K. G. (2020). Between Historical Consciousness and Historical Thinking: Swedish History Teacher Education in the 2000s. En The palgrave handbook of history and social studies education (167-187). https://doi.org/10.1007/978-3-030-37210-1_8

López Filardo, M. G. (2020). Concepciones y prácticas de profesores de Historia sobre la construcción didáctica del tiempo histórico mediado por el uso de las TIC. Cuaderno de Pedagogía Universitaria, 17, 29-43. https://doi.org/10.29197/cpu.v17i33.372

Ponce López, I., Juárez Hernández, L. G. & Tobón, S. (2020). Construcción y validación de un instrumento para evaluar el abordaje de la sociedad del conocimiento en docentes. Apuntes Universitarios, 10(1), 40-65.

Porta Vázquez, L. G., Bazan, S. & Ezequiel Aguirre, J. (2019). La enseñanza del pensamiento histórico en la formación docente. Una investigación narrativa sobre las prácticas docentes en el profesorado universitario memorable. Revista Educación, 43(1), 400-417. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i1.28388

Sáiz Serrano, J., Goméz Carrasco, C. J. & López Facal, R. (2018). Historical thinking, causal explanation and narrative discourse in trainee teachers in Spain. Historical Encounters, 5(1), 16-30.

van Boxtel, C., van Drie, J. & Stoel, G. (2020). Improving Teachers' Proficiency in Teaching Historical Thinking. En The Palgrave Handbook of History and Social Studies Education (97-117). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-37210-1_5

Voet, M. & De Wever, Br. (2016). History teachers' conceptions of inquiry-based learning, beliefs about the nature of history, and their relation to the classroom context. Teaching and Teacher Education, 55, 57-67. https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.12.008