O desenvolvimento do potencial criativo na formação de educadores pré-escolares

Main Article Content

Maydel Angueira Gato

Resumo

O desenvolvimento do potencial criativo dos estudantes universitários, que atende aos requisitos do modelo profissional, é uma das indicações do Ministério da Educação Superior, pois contribui para a busca de soluções inovadoras que atendam às demandas sociais atuais. Para oferecer uma resposta a este problema, este artigo é apresentado com o objetivo de disseminar um modelo didático que contribua para o desenvolvimento das potencialidades criativas da Educação Plástica, nos alunos do segundo ano do curso de Educação Pré-Escolar. No decorrer da investigação, foram aplicados métodos de nível teórico, empírico e estatístico que permitiram coletar, interpretar e processar as informações relacionadas ao objeto de estudo, a fim de oferecer uma solução para o problema identificado. O resultado contribui para a didática da Educação Plástica, enquanto sua implementação prática, através de uma estratégia, constitui uma resposta às necessidades apresentadas pelos alunos. A avaliação feita pelos especialistas e os resultados do pré-experimento pedagógico revelam sua viabilidade prática, em termos de favorecer as potencialidades criativas dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Angueira Gato, M. (2020). O desenvolvimento do potencial criativo na formação de educadores pré-escolares. Mendive. Revista Educação, 18(3), 457–471. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1652
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Angueira Gato, M. (2015). El desarrollo de las potencialidades creativas desde la Educación plástica, en los estudiantes de la carrera Licenciatura en Educación Preescolar (Tesis doctoral). Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca", Pinar de Río, Cuba. Recuperado a partir de http://rc.upr.edu.cu/handle/DICT/2628

Angueira Gato, M. (2015). Manual La creación plástica en la primera infancia. Recuperado a partir de https://core.ac.uk/download/pdf/53028583.pdf

Aroche Carvajal, A. (1995). Estudio de un conjunto de actividades integradas de apreciación y producción plástica. (Tesis doctoral). La Habana, Cuba.

Caballero García, Á., Sánchez Ruiz, S. & Belmonte Almagro, M. L. (2019). Análisis de la creatividad de los estudiantes universitarios. Diferencias por género, edad y elección de estudios. Educación XX1, 22(2). https://doi.org/10.5944/educxx1.22552

Estévez Rodríguez, P. R. (2015). Enseñar a sentir. La Habana: Pueblo y Educación.

Franco García, O. (2017). Lecturas para educadores preescolares Vl. La Habana: Pueblo y Educación.

Guilford, J. P. (1967). The Nature of Human Intelligence (First Edition edition). New York; St. Louis: McGraw-Hill.

Martínez Llantada, M. & Guanche Martínez, A. (Comp. (2009). El desarrollo de la creatividad. La Habana: Pueblo y Educación.

Mitjáns Martínez, A. (1995). Creatividad, Personalidad y Educación. La Habana: Pueblo y Educación.

Perdomo González, E., Uralde Cancio, M. N., Vale, A. & Suárez, T. M. (2013). La Educación Plástica y el trabajo manual. La Habana: Pueblo y Educación.

Pérez Martín, L. M., Bermúdez Morris, R., Acosta Cruz, R. M. & Barrera Cabrera, L. M. (2004). La personalidad: su diagnóstico y su desarrollo. La Habana: Pueblo y Educación.

Ruiz Espín, L., Castro Espín, M., Fiallo Ceballos, M. & Hernández Osuna, M. (2017). Metodología de la Educación Plástica en la edad infantil. La Habana: Pueblo y Educación.

Seijas Bagué, C. R. (2011). El trabajo metodológico en el área de Educación Plástica: una necesidad en el contexto educativo preescolar. En Lecturas para educadores preescolares Vl. La Habana: Pueblo y Educación.

Uralde Cancio, M. N. & Perdomo González, E. (2014). La apreciación y producción plástica en la edad preescolar. La Habana: Pueblo y Educación.

Valle, A. D. (2012). La investigación pedagógica. Otra mirada. La Habana: Pueblo y Educación.

Vigotski, L. S. (1989). Obras completas (Vol. 2). Pueblo y Educación. La Habana.

Zambrano Yalama, I. N. (2019). El desarrollo de la creatividad en estudiantes universitarios. Conrado, 15(67), 354-359.