O processo de ensino-aprendizagem da disciplina Auditoria e seus problemas profissionais. Um estudo exploratório

Main Article Content

Irisdany Gómez Quintana
Juan Alberto Mena Lorenzo
Vadim Aguilar Hernández

Resumo

O artigo aborda um problema importante para o treinamento de graduados em Bacharelado em Educação. Economia, relacionada ao processo de ensino-aprendizagem do tema Auditoria. Neste sentido, pretendeu-se fazer uma abordagem, através de um estudo teórico exploratório, dos aspectos essenciais do referido processo, relacionados aos problemas profissionais que caracterizam seu objeto, necessários para garantir a aprendizagem dos conteúdos pelos bacharéis em Educação. Economia da Universidade de Pinar del Río. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa; as informações necessárias para responder ao objetivo foram compiladas a partir da revisão bibliográfica, reunindo informações de resultados teóricos anteriores. Além disso, foram utilizados outros métodos teóricos, tais como o analítico-sintético e o indutivo-dedutivo, que foram muito úteis no estudo, interpretação e elaboração dos resultados finais. Como resultado, foi possível realizar a exploração alcançando a abordagem esperada dos elementos essenciais do processo estudado e dos problemas profissionais característicos de seu objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Gómez Quintana, I., Mena Lorenzo, J. A., & Aguilar Hernández, V. (2021). O processo de ensino-aprendizagem da disciplina Auditoria e seus problemas profissionais. Um estudo exploratório. Mendive. Revista Educação, 19(2), 555–569. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2503
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Irisdany Gómez Quintana, Universidad de Pinar del Río

Profesora de la Facultad de Economía de la Universidad de Pinar del Río

Juan Alberto Mena Lorenzo, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Licenciado en Educación, especialidad Construcción de Maquinarias, Ingeniero Mecánico, Máster en Pedagogía Profesional, Dr. C Pedagógicas.

Vadim Aguilar Hernández, Universidad de Pinar del Río

Profesor investigador del Centro de Estudios de las Ciencias de la Educación de la Universidad de Pinar del Río

Referências

Abreu, R. L. y Soler, J. L. (2015). Didáctica de las especialidades de la Educación Técnica y Profesional. La Habana, Cuba: Pueblo y Educación

Álvarez de Zayas, C. M. (2016). Didáctica. La escuela en la vida. (Décima edición). Guayaquil, Ecuador: Grupo Editoral Kipus. Recuperado de http://alsieconsultores.com.bo/tienda/venta-de-libros/didactica-general-la-escuela-en-la-vida/

Borges, Y. (2019). La formación del técnico medio en contabilidad: perspectiva histórica y retos actuales. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo (abril 2019) ISSN: 1989-4155. Recuperado de https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/04/formacion-tecnico-contabilidad.html//hdl.handle.net/20.500.11763/atlante1904formacion-tecnico-contabilidad

Calso, N. y Gómez, N. (2019). Cinco claves para formarse como auditor de sistemas de gestión. AENOR la Revista de la evaluación de la conformidad, (345). Recuperado de: https://revista.aenor.com/345/cinco-claves-para-formarse-como-auditor-de-sistemas-de-gesti.html

Contraloría General de la República (CGR) (2021) ¿Qué es el técnico de nivel superior en auditoría? Recuperado de: https://www.contraloria. gob.cu/noticias/que-es-el-tecnico-nivel-superior-en-auditoria

Fuentes, H. (2004) Modelo curricular con base en competencias profesionales, Santa Fé de Bogotá, Colombia: INPAHU.

Martínez Castillo, D., & Acosta Iglesias, A. (2013). Las habilidades como configuración didáctica de la formación de docentes en la Educación Primaria. Mendive. Revista de Educación, 11(3), 315-321. Recuperado de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/610

Martínez, M. E. (2019). Ser auditor, una opción que te ofrecemos. Auditoría y Control, (37), 71-73. Recuperado de: https://www.contraloria.gob.cu/revistas/revista-especial-no37

Mena, J. L. y Mena, J.A. (2019). La integración de contenidos CTSA: Cualidad imprescindible en un ingeniero competente. Boletín de la AIACTS, (9), 53-81.

Mena, J. A. y Mena J. L. (2020). La educación superior cubana desde un enfoque de formación profesional compartida Universidad-institución productiva. La Habana, Cuba: Editorial Universitaria. Recuperado de: http://catalogo.reduniv.edu.cu/files/show/32926

Ministerio de Educación (MINED) y Contraloría General de la República (CGR) (2014). Firman convenio de trabajo para la formación de auditores. En Periódico Granma Digital, 19 de mayo de 2014. Recuperado de http://www.granma.cu/cuba/2014-05-19/firman-convenio-de-trabajo-para-la-formacion-de-auditores

Núñez, A. (2017). Plan de Estudio de la Licenciatura en Educación. Especialidad Economía. Cuba: Universidad de Las Villas "Marta Abreu". Recuperado de: https://www.uclv.edu.cu/carrera-pregrado/licenciatura-educacion-especialidad-economia/

Savín, E. M. (2019). ¿Cómo se inicia la habilitación de auditores en el año 2019? Auditoría y Control, (37). 78-80. Recuperado de https://www.contraloria.gob.cu/revistas/revista-especial-no37

Suárez, B. (2016). Empleabilidad: análisis del concepto. Revista de Investigación en Educación, 14(1), 67-84. Recuperado de: http://webs.uvigo.es/reined/

Torres-Ferrales A. L. (2017). Determinación de los problemas profesionales en las carreras técnicas. ROCA. Revista científico-educacional. 13(2), Recuperado de: https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/329

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>