Procedimento metodológico para desenvolver autonomia emocional em estudantes universitários

Main Article Content

Yannia Torres Pérez

Resumo

Os estudantes universitários vivem hoje em uma situação sócio-psicológica sem precedentes devido ao impacto do COVID-19. Várias emoções negativas foram experimentadas como resultado disso. A atenção a esse problema é de vital importância para a formação desses futuros profissionais; Porém, nas entrevistas com os professores, constatou-se que eles apresentam preparo insuficiente para tal atuação profissional. Para amenizar essa insuficiência, foi proposto um procedimento metodológico que permitiu o desenvolvimento da autonomia emocional dos universitários durante o Processo Ensino-Aprendizagem, o que irá melhorar a preparação dos professores visando o atendimento dos problemas emocionais de seus alunos em momentos de pandemia. . A depender de sua realização, foram utilizados métodos teóricos como análise-síntese, indução-dedução, histórico-lógico e modelagem. A entrevista individual com professores e alunos também foi utilizada como método empírico para aprofundar o problema investigado. Como resultado, obteve-se um procedimento metodológico de grande valia, visto que se constitui em um guia acurado a todos os profissionais da educação para seu trabalho educativo pautado no desenvolvimento da personalidade de seus alunos e, principalmente, de sua autonomia emocional. Isso os prepara para a vida em situações de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Torres Pérez, Y. (2021). Procedimento metodológico para desenvolver autonomia emocional em estudantes universitários. Mendive. Revista Educação, 19(3), 848–861. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2435
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Aguirre, M. Castro, M. Candia, C. Cordero, A. y Sánchez, M. (2016) Autoconfianza y prueba de selección universitaria de matemática en Chile. Cuadernos Hispanoamericanos de Psicología l Julio-Diciembre, 15(2), 61-74. Disponible en: http://Dialnet-AutoconfianzaYPruebaDeSeleccionUNiversitariaDeMate-5689502.pdf

Bisquerra, R. (2008). Educación para la ciudadanía y convivencia. El enfoque de la educación emocional. Barcelona: Praxis - WoltersKluwer.

Contreras, F. Espinosa, J. C. Esguerra, G. Haikal, A. Polanía, A. y Rodríguez, A. (2005) Autoeficacia, ansiedad y rendimiento académico en adolescentes. Diversitas: Perspectivas en Psicología, 1(2), julio-diciembre, pp. 183-194. Universidad Santo Tomás. Bogotá, Colombia. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=67910207

Espinosa, Y., Mesa., Díaz, Y., Caraballo, L. y Mesa, M.A. (2020) Estudio del impacto psicológico de la COVID-19 en estudiantes de Ciencias Médicas, Los Palacios. Revista Cubana de Salud Pública, 46 (Supl. especial):e2659. Disponible en: http://www.1561-3127-rcsp-www-s1-e2659.pdf

Fernández, L. (2005) Pensando en la Personalidad. Tomo 1 y 2. Ciudad de La Habana, Editorial Félix Varela.

Langer, E. (2018) Los miedos en tiempos de crisis según docentes y estudiantes de Argentina. Universitarias, 28, pp. 19-38. Disponible en: http://dx.doi.org/10.17163/uni.n28.2018.01

Lorenzo, A., Días, K. y Zaldívar D. (2020) La psicología como ciencia en el afrontamiento a la COVID-19: apuntes generales. Anales De La Academia De Ciencias De Cuba, 10(2), e839. Recuperado de http://www.revistaccuba.cu/index.php/revacc/article/view/839

Lozano-Vargas, Antonio. (2020). Impacto de la epidemia del Coronavirus (COVID-19) en la salud mental del personal de salud y en la población general de China. Revista de Neuro-Psiquiatría, 83(1), 51-56. https://dx.doi.org/10.20453/rnp.v83i1.3687

Murillo, J. y Duk, C. (2020) El Covid-19 y las Brechas Educativas. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 2020, 14(1), 11-13. Disponible en: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782020000100011

Ordaz Hernández, M. (2020). A causa de la Covid-19… ¿perdimos el curso escolar?. Mendive. Revista de Educación, 18(3), 452-456. Recuperado de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2053

Reátegui, P. J. y Yahuarcani S.D. (2015) Automotivación y aprendizaje académico de los estudiantes del 4° "b" de secundaria del colegio experimental UNAP del año 2014". (Requisito para la obtención del título profesional de Licenciado en Educación con mención en: Filosofía y Psicopedagogía. Iquitos Perú). Disponible en: http://repositorios.unapiquitos.edu.pe/handle/20.500.12737/5287

Rodríguez, A., Torres, Y. y Leyva, C. (2020) Procedimiento metodológico para perfeccionar el proceso de enseñanza-aprendizaje de la asignatura Historia de la Psicología en la formación del psicopedagogo. Revista Opuntia Brava, 12(4), 110-122. Disponible en: http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/1038/1348

Bermello Navarrete, R.C.; Carrillo Alfonso, A.L.; Moret Rodríguez, J.; & Rodríguez Suárez, A. (2016). La consolidación del valor responsabilidad en estudiantes universitarios desde la clase de Informática. EDUMECENTRO, 8(3), 224-231. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742016000300017&lng=es&tlng=es

Torres, Y., Medina, E. y Carralero, L. (2019): El clima sociopsicológico en el proceso de enseñanza- aprendizaje", Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo (junio 201 9). Disponible en: https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/06/sociopsicologico-ensenanza-aprendizaje.html

Torres, Y., Medina, E. y Ramírez, A.M. (2019) La obra de José Martí en las clases de Psicología, una propuesta para la formación de educadores. Revista Pedagogía Universitaria, 24(1), 56-65. Disponible en: https://cvi.mes.edu.cu/peduniv/index.php/peduniv/article/view/792