Estratégia de formação ambiental de governantes do Poder Popular
Main Article Content
Resumo
Abordar os problemas ambientais que surgem em contextos locais constitui um verdadeiro desafio para os governantes do Poder Popular em Cuba. Em consonância com essa demanda, o objetivo deste artigo foi elaborar uma estratégia que contribua para o processo de formação ambiental dos governantes do Poder Popular, visando aprimorar a gestão na resolução de problemas ambientais nas comunidades de Pinar del Río. Utilizaram-se métodos teóricos e empíricos, baseados na abordagem dialético-materialista, combinados com a aplicação de estatística descritiva e triangulação metodológica na fase de diagnóstico. A avaliação teórica da estratégia foi realizada utilizando o método do usuário ou técnica Iadov, e seu valor prático foi verificado utilizando o método de pesquisa-ação participativa. A estratégia desenvolvida baseia-se nos fundamentos do processo pesquisado, que se baseiam em um sistema de princípios que enfatizam a natureza sistêmica e complexa do meio ambiente como princípio norteador. Esse processo é impulsionado pela estrutura e dinâmica do modelo de gestão ambiental. Isso se reflete nos métodos de implementação concebidos: um programa de treinamento para funcionários públicos, um programa de treinamento para instrutores e a criação de uma unidade de treinamento sistemática que permite avaliar o impacto desse processo no desempenho desses funcionários na localidade.
Downloads
Article Details

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Añorga Morales, J. A. (2014). La Educación Avanzada y el Mejoramiento Profesional y Humano. VARONA, 58, 19-31. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=360634165003
Asín Semberoiz, J. (2006). Bases teóricas para a elaboración dun Plan de Formación ambiental nas Administracións Públicas. AmbientalMENTEsustentable, 01(01-02). https://doi.org/10.17979/ams.2006.01.01-02.741
Cuba. Asamblea Nacional del Poder Popular. (2023). Ley No. 150 Del Sistema de los Recursos Naturales y el Medio Ambiente Medio Ambiente. Gaceta Oficial de la República de Cuba. Edición ordinaria. https://www.gacetaoficial.gob.cu/es/ley-150-de-2022-de-asamblea-nacional-del-poder-popular
de Armas, N., Lorences, J., & Perdomo, J. (2003). Caracterización y diseño de los resultados científicos como aportes de la investigación educativa. Evento Internacional Pedagogía, 40. https://scholar.google.com/scholar?cluster=5551528610580047001&hl=en&oi=scholarr
Fernández de Castro Fabre, A., Sánchez Ortega, N., & Reyes Farrat, Y. (2020). El proceso de validación mediante la Técnica de Iadov en cursos por encuentros. Ingeniería Agrícola, 10(1). https://revistas.unah.edu.cu/index.php/IAgric/article/view/1211
García Lang, R., Ramos Almira, O., & Ramírez Molina, M. (2021). Estrategia para la formación ambiental del estudiante universitario desde el proceso de extensión universitaria. Revista de Innovación Social y Desarrollo, 6(1). https://revista.ismm.edu.cu/index.php/indes/article/view/2047
Hernández González, N. M., Méndez Santos, I. E., & Ricardo Marrero, D. (2021). Estrategia para la formación ético-ambiental del estudiante universitario. Humanidades Médicas, 21(3), 637-651. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1727-81202021000300637&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Márquez Delgado, D. L., Hernández Santoyo, A., Márquez Delgado, L. H., & Vilardell, M. (2021). La educación ambiental: Evolución conceptual y metodológica hacia los objetivos del desarrollo sostenible. Universidad y Sociedad, 13(2). https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1968
Márquez Delgado, L. H., Márquez Delgado, D. L., Castillo Rocubert, N. C., & Linares Guerra, E. M. (2023). Diagnóstico de la formación ambiental de funcionarios gubernamentales del Poder Popular. Universidad y Sociedad, 15(1). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2218-36202023000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Márquez Delgado, L. H., Márquez Delgado, D. L., & Castillo Rocubert, N. (2024). Perspectivas teóricas del proceso de formación ambiental de los directivos del Poder Popular en Cuba. Revista Trabalho Necessário, 22(47). https://doi.org/10.22409/tn.v21i47.59194
Mejía, R. E., Rodríguez, M. C., Merino, T., & Torres, T. (2022). Modelo pedagógico y estrategias de implementación académica, de investigación y de vinculación para la formación ambiental en la licenciatura en educación inicial. Formación universitaria, 15(1), 115-126. https://doi.org/10.4067/S0718-50062022000100115
Morán, A. E. (2012). Formación ambiental de agentes de la administración pública. XI Seminario de RedMuni: "Repensando la Agenda Local", Universidad Nacional Arturo Jauretche, Argentina. http://municipios.unq.edu.ar/modules/mislibros/archivos/MoranRedMuni2012.pdf
Ortiz Bosch, M. J., & Alejandre Jiménez, S. N. (2020). La dimensión ambiental del desarrollo local desde el paradigma de la sostenibilidad. DELOS: Desarrollo Local Sostenible, 13(37), 16. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7794701
Simões Cacuassa, A. S., Yanes López, G., & Álvarez Díaz, M. B. (2019). Transversalidad de la educación ambiental para el desarrollo sostenible. Universidad y Sociedad, 11(5), 25-32. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2218-36202019000500025&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Urbina Reynaldo, M. O., Armenteros Domínguez, A., Zúñiga Igarza, L. M., & Medina Pérez, Y. (2022). Estrategia de educación ambiental para la formación del Técnico Medio en Construcción Civil, del Instituto Politécnico de la Construcción 26 de julio de Holguín, Cuba. Revista Científica Estelí, 41. https://doi.org/10.5377/farem.v11i41.13887