Desenvolvimento humano: imaginários sociais de estudantes universitários

Main Article Content

Edwin Roger Esteban Rivera
Noemí Lizbeth Claudio Cortez
Zarahy Deycira Polinar Abad
Nohely Vásquez Velásquez

Resumo

Há vários conceitos de desenvolvimento humano e cada conceito pressupõe determinados indicadores para estabelecer o índice de desenvolvimento humano. A maioria dos conceitos tem uma conotação econômica, o que está longe do significado dado ao desenvolvimento humano pelos estudantes universitários. Esta pesquisa tem como objetivo desvendar os imaginários sociais dos estudantes da Universidade Nacional “Hermilio Valdizán” de Huánuco, Peru, sobre o desenvolvimento humano. Para isso, foram utilizados o paradigma interpretativo, a perspectiva da metodologia qualitativa e o método fenomenológico hermenêutico. As informações foram coletadas por meio de entrevistas em profundidade com 16 alunos da referida universidade e processadas com o Atlas Ti 9.1. Os resultados são apresentados nas seguintes categorias: concepção de desenvolvimento humano, concepção de qualidade de vida, componentes do desenvolvimento humano, percepção do índice de desenvolvimento humano, o índice de desenvolvimento humano reflete a qualidade de vida das pessoas?, propostas de novos indicadores para o desenvolvimento humano. Conclui-se que os indicadores de desenvolvimento humano precisam ser atualizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Esteban Rivera, E. R., Claudio Cortez, N. L., Polinar Abad, Z. D., & Vásquez Velásquez , N. (2024). Desenvolvimento humano: imaginários sociais de estudantes universitários . Mendive. Revista Educação, 22(3), e3756. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3756
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Batista, L. (2006). Educación y desarrollo humano. Enfermería en Costa Rica, 27(1), 31-33.

Benhumea Rodríguez, C., Arriaga Ornelas, J. y Velasco Orozco, J. (2020). ¿Promover el desarrollo humano en la universidad? El caso de la Universidad Autónoma del Estado de México y su modelo de Innovación Curricular. Revista De La Educación Superior, 49(196), 21-37. http://resu.anuies.mx/ojs/index.php/resu/article/view/1405

Bicocca, M. (2018). Competencias, capacidades y Educación Superior. Repensando el desarrollo humano en la universidad. Estudios Sobre Educación, (34), 29-46. https://doi.org/10.15581/004.34.29-46

Challú, A. (2023). Explicando las brechas del desarrollo humano en la Argentina de la belle époque. Boletín del Instituto de Historia Argentina y Americana Dr. Emilio Ravignani, (58), 123-128. https://doi.org/10.34096/bol.rav.n58.11871

Correa Mautz, F. (2020). El fin de lo humano en el concepto de desarrollo humano de Naciones Unidas. Revista De Filosofía UCSC, 19(2), 1129. https://doi.org/10.21703/2735-6353.2020.19.02.0001

Esteban Rivera, E. R., Rojas Cotrina, A. R., Callupe Becerra, S. F., & Chávez Albornoz, J. B. (2022). Desarrollo del currículo estructurado con base enproyectos formativos: Experiencia universitaria durante confinamiento social. Espiral. Cuadernos del profesorado, 15(30), 24-37. https://doi.org/10.25115/ecp.v15i30.5615

Fernández López, J., Fernández Fidalgo, M. y Alarcos Cieza. (2010). Los conceptos de calidad de vida, salud y bienestar analizados desde la perspectiva de la Clasificación Internacional del Funcionamiento (CIF). Revista Española de Salud Pública, 84(2), 169-184. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1135-57272010000200005

Garcés-Delgado, Y, Santana-Vega, LE y Feliciano-García, L (2022). Desarrollo emocional y contexto sociofamiliar en adolescentes en riesgo de exclusión. Reidocrea, 11(28), 329-239. https://digibug.ugr.es/bitstream/handle/10481/76061/11-28.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Miranda Beltrán, S. y Ortiz Bernal, J. A. (2020). Los paradigmas de la investigación: un acercamiento teórico para reflexionar desde el campo de la investigación educativa. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 11(21). https://doi.org/10.23913/ride.v11i21.717

Nogueira Pires, R., Mentz da Silva, W., Granemann Piola da Silva, R., Ribeiro Rossi, E., Moraes Marques, C., Meister Coelho, I. y Guetter Mello, R. (2022). Evaluación de intervenciones que promueven la calidad de vida de los estudiantes de medicina: una revisión sistemática. Revista Española de Educación Médica, (2), 65-79. https://revistas.um.es/edumed/article/view/514541/326411

Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo. (1990). Desarrollo humano. Informe 1990. Colombia: PNUD.

Ramos Baquero, H. (2011). Perspectivas de desarrollo humano en la Universidad. Revista de la Universidad de La Salle, (56), 137-145. https://ciencia.lasalle.edu.co/cgi/viewcontent.cgi?article=1012&context=ruls

Vargas Morales, Z. E. (2008). Centralismo, descentralización y exceptivas de la ciudadanía (Conchucos Bajo - Región Ancash). Investigaciones Sociales, 12(21), 203-220. https://doi.org/10.15381/is.v12i21.7198

Villalobos López, J. (2023). Marco conceptual del desarrollo económico y desarrollo humano. Denarius, 1(44), 163-203. https://denarius.izt.uam.mx/index.php/denarius/article/view/517