Atitudes valorizadas por estudantes adultos trabalhadores em professores de uma universidade pública no Chile
Main Article Content
Resumo
O estudo explorou as atitudes que os estudantes adultos trabalhadores da carreira de Engenharia em Administração valorizam em seus professores, durante o programa acadêmico do ano de 2022. Aplicou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, exploratória, com desenho fenomenológico e perspectiva de caso. . Foi utilizada uma amostra de conveniência e foram considerados um total de 100 alunos da coorte de 2022. Os principais resultados mostraram que as atitudes que os alunos valorizam nos seus professores são a criação de um clima de trabalho e participação, além de motivar o interesse pela sua aprendizagem processo. Concluiu-se que os alunos adultos trabalhadores não valorizam apenas em seus professores atitudes relacionadas aos aspectos técnicos de como conduzir uma aula, mas também aquelas que apontam para o impacto nos aspectos subjetivos do indivíduo.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Alonso Martín, P. (2019). El perfil del buen docente universitario según la valoración de alumnos de Magisterio y Psicopedagogía. Perfiles educativos, 41(164), 65-81. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2019.164.58906
Arias Gómez, M., Arias Gómez, E., Arias Gómez, J., Ortiz Molina, M. M., Garza García, M. & del Carmen, G. (2018). Perfil y competencias del docente universitario recomendados por la UNESCO y la OCDE. Atlante Cuadernos de Educación y Desarrollo, (junio). https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/06/competencias-docente-universitario.html
Cateriano-Chávez, T. J., Rodríguez-Ríos, M. L., Patiño-Abrego, E. L., Araujo-Castillo, R. L., & Villalba-Condori, K. (2021). Competencias digitales, metodología y evaluación en formadores de docentes. Campus virtuales, 10(1), 153-162. http://uajournals.com/ojs/index.php/campusvirtuales/article/view/673
Constenla Núñez, J., Vera Sagredo, A. & Jara-Coatt, P. (2022). Actitudes y capacidades de los docentes frente a la innovación educativa. La mirada de los estudiantes. Pensamiento educativo, 59(1), 1-15. https://doi.org/10.7764/PEL.59.1.2022.7
Correa, G. M. M. (2022). Trabajo colaborativo virtual como estrategia adaptativa en la educación universitaria peruana en tiempos de pandemia. Journal of the Academy, (6), 127-143. https://doi.org/10.47058/joa6.8
Duarte, O. E. C. (2020). La andragogía y su carácter interdisciplinario en la educación universitaria. Revista Digital de Investigación y Postgrado, 1(1). https://doi.org/10.59654/redip.v1i1.21
Falla, D., Gómez, C. A. & del Pino, C. G. (2022). Engagement en la formación docente como impulsor de actitudes inclusivas. Educación XX1, 25(1), 251-271. DOI: https://doi.org/10.5944/educxx1.30369
González-Franco, V., de los Ángeles Maytorena-Noriega, M., del Rosario López-Sauceda, M., de los Ángeles Fuentes-Vega, M. & González-Lomelí, D. (2021). Zona de Desarrollo Próximo y Desempeño de Universitarios en una Prueba de Ejecución. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación-e Avaliação Psicológica, 1(58), 93-103. https://doi.org/10.21865/RIDEP58.1.08
Izarra Vielma, D. A. (2019). Actitudes de docentes y estudiantes de posgrado en educación. Aproximación a su identidad y ética profesional. Edetania, (55), 117-129. http://hdl.handle.net/20.500.12466/126
López Cámara, A. B. (2014). Diseño de un protocolo de evaluación de las competencias docentes del profesorado universitaria. http://hdl.handle.net/10396/12015
Martín, P. A. (2019). "El perfil del buen docente universitario desde una perspectiva del alumnado". Educação e Pesquisa, 45. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945196029
Montanares, E. G. & Junod López, P. A. (2018). "Creencias y prácticas de enseñanza de profesores universitarios en Chile". Revista electrónica de investigación educativa, 20(1), 93-103. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.1.1383
Rodríguez Torres, Á. F., Naranjo Pinto, J. A., Cargua García, N. I., Bustamante Torres, J. P. & Chasi Solorzano, B. F. (2021). La percepción de los estudiantes universitarios en relación con el trabajo interdisciplinario. http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/25000/23913
Sánchez, F. R. & Aranda, D. S. (2022). "Percepción de los estudiantes de Pedagogía de la Universidad de Granada sobre las actitudes de fomento de la creatividad en el aula: estudio evaluativo". IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation, (17), 215-230. https://dx.doi.org/10.46661/ijeri.4508
Viteri Chiriboga, E. A. (2022). Actitudes andragógicas docentes para mejorar el bienestar subjetivo estudiantil en carreras de dominio social de un instituto de educación superior 2021. https://hdl.handle.net/20.500.12692/94334