Práticas inclusivas: sua representação social em estudantes da Carreira de Enfermagem da Universidade Autônoma de Guerrero

Main Article Content

Alicia Morales Iturio
Anselmo Vázquez Vázquez
Blanca Estela Sánchez Jaimes
Martha Rodríguez Lugo

Resumo

O artigo enfoca o problema da inclusão educacional, visto a partir da perspectiva de um grupo de estudantes da Carreira de Enfermagem da Universidade Autônoma de Guerrero, que a partir de suas práticas de ensino ofereceram um panorama muito interessante de sua representação de uma aresta fundamental desse fenômeno: as práticas inclusivas. O objetivo foi caracterizar a representação social das práticas inclusivas em estudantes de Enfermagem. O estudo seguiu uma estratégia metodológica de desenho quanti-quali misto, utilizando métodos empíricos como o questionário, a escala tipo Likert e o grupo focal para a recolha de dados. O resultado mais relevante obtido foi que a representação social das práticas inclusivas na comunidade de estudantes de enfermagem estudada ainda é insuficiente e merece maior atenção, bem como o desenho de estratégias e propostas inovadoras que permitam a transformação educacional que hoje é necessária. Em conclusão, a pesquisa fornece conhecimento sobre as representações sociais que os alunos têm, favorecendo a compreensão dos diferentes grupos de estudo, a fim de influenciar, a partir de suas representações, a transformação das práticas inclusivas no corpo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Morales Iturio, A., Vázquez Vázquez, A., Sánchez Jaimes, B. E., & Rodríguez Lugo, M. (2023). Práticas inclusivas: sua representação social em estudantes da Carreira de Enfermagem da Universidade Autônoma de Guerrero. Mendive. Revista Educação, 21(4), e3531. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3531
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Alba, M. V. (2016). Aproximaciones conceptuales desde la escuela Vigotskiana a la teoría de las representaciones sociales. Psicologia em Estudo, 21(1), 17-28.

Nazarova, N. M., & Bell-Rodríguez, R. F. (2019). La preparación profesional de los docentes para el trabajo en las condiciones de la educación inclusiva en Rusia. Identidad Bolivariana, 3(1), 50-62.

Cedillo, I. G., Barrera, V. J. F., Contreras, S. R., & Maceda, G. S. (2023). Propiedades Psicométricas de la Guía de Evaluación de Prácticas Inclusivas para Estudiantes. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 16(1), 117-135.

Gómez-Puerta, M., Chiner, E., Rodríguez Rodríguez, R., Gómez Martínez, Á., & Domínguez Santos, S. (2023). Servicios de apoyo a la inclusioìn de los estudiantes universitarios: estudio comparado. España: Repositorio institucional de la Universidad de Alicante. https://rua.ua.es/dspace/handle/10045/133185

Cruz, R. (2016). Discapacidad y educación superior: ¿Una cuestión de derechos o buenas voluntades? CPU-e. Revista Investigación Educativa, (23) Xalapa jul./dic. 2016.

Garnique, C. (2012). Las representaciones sociales: Los docentes de educación básica frente a la inclusión escolar. Perfiles educativos, 34(137), 99-118.

Gayle, A. (2021). Identidad, interculturalidad e inclusión. Revista Mapa, 5(25).

Guajardo-Ramos, E. (2017). Educación Inclusiva en Eneseñanza Superior. ¿Logran los estudiantes con discapacidad acceder a este nivel educativo? Editorial Académica Española.

Guajardo-Ramos, E. (2021) La Inclusión Educativa de la Educación Inclusiva en el Campo de la Educación Especial. Revista de la Escuela Normal, (3). https://esferaspedagogicas.org/content/2022-05-12/la-inclusion-educativa-de-la-educacion-inclusiva-en-el-campo-de-la-educacion-espe

Gutiérrez, M. F., & Martínez Fernández, L. (2020). Representaciones sociales de docentes sobre la inclusión del estudiantado con discapacidad. Revista electrónica de investigación educativa, 22.

Isaacs, M. & Mansilla, L. (2013). Representaciones sociales sobre inclusión de personas con discapacidad en educación superior. REXE: Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 13(26), 117-130.

Lynch, G. (2020). La investigación de las representaciones sociales: enfoques teóricos e implicaciones metodológicas. Red Sociales, Revista del Departamento de Ciencias Sociales, 7(1), 102-118.

Marchesi, A, Blanco, R. & Hernández, L. (2014). Avances y desafíos de la educación inclusiva en Iberoamérica. Del texto: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), Madrid, España.

Marchesi, Á., & Hernández, L. (2019). Cinco dimensiones claves para avanzar en la inclusión educativa en Latinoamérica. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 13(2), 45-56.

Sánchez Bravo, A., Díaz Flores, C., Sanhueza Henríquez, S., & Friz Carrillo, M. (2008). Percepciones y actitudes de los estudiantes de pedagogía hacia la inclusión educativa. Estudios pedagógicos (Valdivia), 34(2), 169-178. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052008000200010