Competências profissionais dos especialistas em Medicina Interna para o atendimento de grávidas com patologias associadas

Main Article Content

Rolando del Llano Hernández
Juan Alberto Mena Lorenzo
Jorge Luis Mena Lorenzo

Resumo

A qualidade dos serviços de saúde de acordo com as exigências sempre graduais da necessidade de ter médicos especialistas em Medicina Interna preparados para garantir a população, continua a ser uma prioridade do Sistema de Saúde cubano. ser humano; Dentre eles, a atenção às gestantes adquire grande conotação devido ao alto risco de aparecimento na fase gravídica de determinadas patologias. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma caracterização da formação e desenvolvimento de competências profissionais do residente de Medicina Interna para o atendimento de grávidas com patologias associadas. Assumiu-se uma abordagem mista num desenho sequencial para obtenção da informação que permitisse a realização de uma triangulação de dados. Os principais métodos utilizados na ordem empírica foram a entrevista a diferentes grupos amostrais e a observação das atividades de ensino; Os métodos analítico-sintético e indutivo-dedutivo foram utilizados como métodos teóricos. Os resultados da investigação permitiram determinar as principais características da formação e desenvolvimento de competências profissionais dos residentes de Medicina Interna para o atendimento de grávidas com patologias associadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
del Llano Hernández, R., Mena Lorenzo, J. A., & Mena Lorenzo, J. L. (2023). Competências profissionais dos especialistas em Medicina Interna para o atendimento de grávidas com patologias associadas. Mendive. Revista Educação, 21(3), e3326. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3326
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Rolando del Llano Hernández, Hospital Provincial Abel Santamaría Cuadrado

Especialista en Medicina Interna. J´de servicios clínicos

Juan Alberto Mena Lorenzo, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Licenciado en Educación, especialidad Construcción de Maquinarias, Ingeniero Mecánico, Máster en Pedagogía Profesional, Dr. C Pedagógicas.

Jorge Luis Mena Lorenzo, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Licenciado en Educación, especialidad Física, Máster en Ciencias de la Educación, Dr. C Pedagógicas.

Referências

Abreu Regueiro, R. L., & Soler Calderius, J. L. (2015). Didáctica de la Educación Técnica y Profesional. Pueblo y Educación.

Aguilar Blanco, Y. E., & Mena Lorenzo, J. A. (2022). La clase de enseñanza práctica en el contexto laboral en la Educación Técnica y Profesional. Roca: Revista Científico - Educacional de la provincia de Granma, 18(2), 277-301.

Arboleda Aparicio, J. C. (ed.). (2019). Educación y Pedagogía. New York - Cali: Editorial REDIPE (95857440), https://redipe.org/wp-content/uploads/2019/08/Libro-educacion-y-pedagogia-cuba-2019-parte-iii.pdf

García, J.; & Varens, S. (2021). La formación de las habilidades profesionales específicas en los profesores en la Licenciatura en Cultura Física. Revista Científica Cultura, Comunicación y Desarrollo, 6(2), 41-44. https://rccd.ucf.edu.cu/index.php/aes/article/view/291

Hernández, M.; Carvajal, A. Rísquez, A.; Guzmán M.; Cabrera, C. y Drummond, T. (2021). Consenso de la COVID-19 en el embarazo. Bol Venez Infectol 32(1), 7-26. https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/07/1255046/01-hernandez-m-7-26.pdf

Ledesma Villavicencio, L. C., & Madinaveitia Turcott, J. (2015). Opinión de médicos internos respecto al residente como educador. Investigación en Educación Médica, 45. https://doi.org/10.1016/S2007-5057(15)30002-8

Li J, Wang Y, Zeng Y, Song T, Pan X, Jia M, et al. (2020). Critically ill pregnant patient with COVID-19 and neonatal death within two hours of birth. Int J Gynaecol Obstet, 150(1),126-128.

Mena-Lorenzo, J. L., & Mena-Lorenzo, J. A. (2019). La integración curricular de contenidos científicos en la formación profesional de estudiantes cubanos de Ingeniería Agrónoma. Indagatio Didactica, 11(1). https://doi.org/10.34624/id.v11i1.5647

Curbeira, D.; Bravo, M.L. & Morales, Y.C. (2019). La formación de habilidades profesionales en la educación superior. Revista Cubana Medicina Militar, 48(1), 426-440.

Del Huerto, M. E.; Romero, Y.; Velazco, Y.; Triana, L. A.; Cañete, R. & Semper, A. I. (2022). El concepto cultura de la profesión en la educación médica superior cubana: una reflexión necesaria. Revista Cubana De Educación Superior, 41(3). https://revistas.uh.cu/rces/article/view/273

Rodríguez Rodríguez, A., Ponce Zavala, C. V., Pibaque Pionce, M. S., Solorzano, S. E., Macías Parrales, T. M., Vélez Mejía, R. M., & Cañarte Ávila, J. W. (2019). Relaciones de las categorías pedagógicas en función del aprendizaje óptimo. Editorial Área de Innovación y Desarrollo, S. L. https://www.3ciencias.com/wp-content/uploads/2019/12 /RELACIONES-DE-LAS-CATEGOR%C3%8DAS-PEDAG%C3%93GICAS-EN-FUNCI%C3%93N -DEL-APRENDIZAJE-%C3%93PTIMO.pdf

Rodríguez Chaud, Ángela, Oliva Jaume, E. P., Torres Rodríguez, E., & Benítez Reyes, D. (2023). Experiencia sobre el desarrollo de habilidades prácticas en la asignatura de Química Básica y Orgánica, en la carrera de Medicina Veterinaria y Zootecnia. Revista Cubana De Educación Superior, 36(3).

Serra Valdés, A. M. (2015). La formación de especialistas en la Educación Médica Superior. Importancia del Tutor de la Especialidad. Revista Cubana de Reumatología, 17(1), 92-99.

Vela-Valdés J., Salas-Perea, R. S., Quintana-Galende, M. L., Pujals-Victoria N, González Pérez, J.; Díaz Hernández, L. (2018). Formación del capital humano para la salud en Cuba. Rev Panam Salud Publica, 42(2).

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>