Atitudes frente à matemática em alunos do ensino médio: apresentação e descrição dos resultados

Main Article Content

Rosario Araceli Esquivel Mejia

Resumo

A dificuldade que os alunos apresentam na aprendizagem da matemática e que se evidencia nos baixos resultados obtidos nas avaliações padronizadas torna necessário conhecer as atitudes que os alunos manifestam face a esta disciplina. Este artigo teve como objetivo apresentar e descrever os resultados das atitudes demonstradas por alunos do ensino médio em relação à matemática. Para a realização deste estudo, foi utilizada a Escala de Atitudes em relação à Matemática de Auzmendi, 1992. Este instrumento possui cinco fatores: Utilidade, Ansiedade, Confiança, Agradável e Motivação. A amostra foi composta por 212 alunos do ensino médio de uma instituição pública de ensino peruana. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizado um desenho descritivo simples. O instrumento aplicado possui alta consistência interna e importante critério de validade em relação a cada fator. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos alunos apresenta um nível médio nos fatores de ansiedade, gosto e utilidade, enquanto o nível baixo predomina no fator motivação e o nível alto no fator confiança. Por esta razão, concluímos que a maioria dos alunos apresenta um nível médio na escala de atitudes face à matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Esquivel Mejia, R. A. (2023). Atitudes frente à matemática em alunos do ensino médio: apresentação e descrição dos resultados. Mendive. Revista Educação, 21(4), e3231. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3231
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Rosario Araceli Esquivel Mejia, Universidad Cesar Vallejo

Lima

Referências

Auzmendi, E. (1992). Las actitudes hacia la matemática-estadística en las enseñanzas medias y universitaria: Características y medición. Mensajero. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=66366

Hernaìndez, R. & Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Universidad de Valparaíso. http://repositoriobibliotecas.uv.cl/handle/uvscl/1385

López, E., Álvarez, C. & Ruvalcabar, O. (2022). Actitud hacia el aprendizaje de las matemáticas en estudiantes de bachillerato. Revista Varela, 22(63), 248-257.

Maldonado, M., & Sotomayor, V. (2021). Análisis de la ansiedad matemática en futuros emprendedores. Innovaciones docentes en tiempos de pandemia. Actas del VI congreso internacional sobre aprendizaje, innovación y cooperación, CINAIC 2021, 2021, ISBN 978-84-18321-17-7, págs. 578-583, 578-583. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8145060

Ministerio de Educación. (2022). El Perú en PISA 2018: informe nacional de resultados. Perú: Ministerio de Educación. https://umc.minedu.gob.pe/el-peru-en-pisa-2018-informe-nacional-de-resultados/

Orjuela, C., Hernández, R. & Cabrera, L. M. (2019). Actitudes hacia la matemática: Algunas consideraciones en su relación con la enseñanza y el aprendizaje de la misma. Revista de Educación Matemática, 34(2), 23-38. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/REM/article/view /25287

Osuna, C. & Díaz, K. (2020). El Logro de los Aprendizajes en Matemáticas en PISA, ENLACE y PLANEA en Adolescentes Mexicanos. Un Análisis Retrospectivo. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 28(28). https://doi.org/10.14507/epaa.28.4617

Pedrosa-Jesús, C., León-Mantero, C., & Cuida, M. (2020). Estudio de las actitudes hacia las matemáticas en los grados en educación infantil y primaria. Matemáticas, Educación y Sociedad, 3(3), 1828. https://journals.uco.es/mes/article/view/13011

Pineda-Ramírez, D. E., Palma-Martínez, S. P. & Pérez-Dubón, C. R. (2021). Actitudes hacia las matemáticas en estudiantes de Honduras. Revista Electrónica de Conocimientos, Saberes y Prácticas, 4(1), 5569. https://doi.org/10.5377/recsp.v4i1.12095

Ramos, A. & López, C. (2018). Actitudes hacia las matemáticas por parte de los alumnos de las licenciaturas de contaduría y administración de la universidad Autónoma Benito Juárez - México. Revista CIEG, 33, 6674.

Rodríguez Feüóo, N. (2017). Actitud hacia la matemática: Revisión bibliográfica. Revista Interamericana De Psicología, 10(1,2). https://journal.sipsych.org/index.php/IJP/article/view/752

Segarra, J. & Julià, C. (2021). Actitud hacia las matemáticas de los estudiantes de quinto grado de educación primaria y autoeficacia de los profesores. Ciencias Psicológicas, 15(1). e2170. https://doi.org/10.22235/cp.v15i1.2170

Stelzer, F., Vernucci, S., Aydmune, Y. S., del Valle, M. V. & Andrés, M. L. (2020). Diseño y validación de una escala de actitudes hacia las matemáticas. Revista Evaluar, 20(2), 5168. https://doi.org/10.35670/1667-4545.v20.n2.30109

Ursini, S. & Sánchez, J. (2019). Actitudes hacia las matemáticas: Qué son. Cómo se miden. Cómo se evalúan. Cómo se modifican. Mexico: UNAM, FES Zaragoza. ISBN: 978-607-30-2246-0. https://www.zaragoza.unam.mx/wp-content/Portal2015/publicaciones/libros/ActitudesHaciaLasMatematicas.pdf

Zamora-Araya, J. A. (2020). Las actitudes hacia la matemática, el desarrollo social, el nivel educativo de la madre y la autoeficacia como factores asociados al rendimiento académico en la matemática. Uniciencia, 34(1), 7487. https://doi.org/10.15359/ru.34-1.5