Afetividade como estratégia contra a violência escolar

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Marco Vinicio Duque-Romero
Evelyn Zoraya Naucin-Cabezas

Resumo

O estudo focou na importância da afetividade no desenvolvimento socioemocional dos alunos e na formação de características sociais desde o lar até o vínculo com a comunidade educacional, onde as capacidades emocionais são postas em prática em diversas situações de conflito. O objetivo é identificar os fatores que influenciam a violência escolar, por meio de uma revisão bibliográfica e colocando o núcleo familiar como principal indicador do desenvolvimento socioemocional de meninos e meninas, para propor estratégias que gerem um ambiente emocional na sala de aula. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, com análise comparativa de estudos, métodos, resultados e conclusões a partir de fontes bibliográficas de diferentes revistas científicas; Por fim, as ideias centrais de diversos autores são sintetizadas e divididas em três aspectos importantes como: a afetividade como solução para os conflitos escolares, a influência do núcleo familiar nos comportamentos violentos em sala de aula e estratégias para gerar um ambiente de afetividade na sala de aula , o que ajuda a reduzir o comportamento agressivo entre os alunos no contexto escolar. Concluiu-se afirmando a importância da afetividade no desenvolvimento de competências socioemocionais na educação; Foram estabelecidos alguns fatores familiares que desencadeiam comportamentos violentos em sala de aula e foram propostos indicadores avaliativos para reconhecer ambientes de convivência e uma cultura de paz nas instituições de ensino.

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Como Citar
Duque-Romero, M. V., & Naucin-Cabezas, E. Z. (2024). Afetividade como estratégia contra a violência escolar. Mendive. Revista Educação, 22(4), e3131. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3131
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Marco Vinicio Duque-Romero, Universidade Tecnológica Indoamericana, Centro Universitário CIFE. Ecuador

Licenciado en Educación – Mención Educación Básica de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Magíster en Docencia Universitaria y Administración Educativa en la misma Institución Superior. Profesor de Educación General Básica, Bachillerato General Unificado y Bachillerato Internacional. Experiencia en docencia de Educación Básica y Bachillerato de 15 años. Coordinador de Bachillerato Internacional. Rector en Unidad Educativa Particular Bilingüe por 2 años. Experiencia de 3 años en Docencia Universitaria en la Facultad de Ciencias Humanas, Educación y Desarrollo Social de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Diplomado en Docencia Universitaria e Investigación. Diplomado en Consultoría de Emprendimientos. Estudiante de Doctorado en Socioformación y Sociedad del Conocimiento. Autor de artículos de reflexión e investigación educativa.

Evelyn Zoraya Naucin-Cabezas, Universidade Tecnológica Indoamericana. Ecuador

Licenciada en Educación – Mención Educación Básica de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Profesora en la Unidad Educativa Fiscal “Pablo Muñoz Vega”. Coordinadora del Subnivel Básica Superior. Experiencia en docencia de Educación Básica 7 años.

Licenciada en Educación – Mención Educación Básica de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Profesora en la Unidad Educativa Fiscal “Pablo Muñoz Vega”. Coordinadora del Subnivel Básica Superior. Experiencia en docencia de Educación Básica 7 años.

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