Sistematização pedagógica do pensamento humanista de Fidel Castro

Main Article Content

Elieser Lastres Rodríguez

Resumo

A formação e a educação humanística exigem o domínio profissional e as potencialidades educativas das disciplinas e disciplinas que compõem o plano do processo de ensino das carreiras pedagógicas, de uma integridade teórico-conceitual que estabeleça as inter-relações entre o vínculo com os problemas profissionais da educação e as condições histórico-contextuais que caracterizam a sociedade cubana atual. O objetivo deste artigo é socializar o resultado da sistematização do pensamento humanista de Fidel Castro na Universidade do Granma, para contribuir com o desenvolvimento das novas gerações. Na investigação, foram aplicados métodos de pesquisa científica, entre os quais a crítica de fontes, hermenêutica e comparativa, além de análise por critérios periciais e estudos de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Lastres Rodríguez, E. (2023). Sistematização pedagógica do pensamento humanista de Fidel Castro. Mendive. Revista Educação, 21(1), e3062. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3062
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Elieser Lastres Rodríguez, Universidad de Granma

Profesor Asistente Departamento Marxismo e Historia

Referências

Chacón, N. et al. (2009). Pensamiento Pedagógico de Fidel Castro, Educación Ética y en Valores. La Habana: Sello editor Educación Cubana. https://docplayer.es/25715727-Pensamiento-pedagogico-de-fidel-castroeducacion-etica-y-en-valores.html

González, A. (2010). Universidad, comunidad y formación humanístico-cultural. Didasc@lia: Didáctica y Educación, (4). https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4227561.pdf

Hernández, R. C., & Infante, M. E. (2015). La formación humanística y humanista en los estudiantes universitarios. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 9(2). http://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/405

Lastres, E. (2021). Referentes filosóficos que sustentan la formación humanista en la Educación Superior. Revista Roca, 17(3). https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/2573

Lastres, E. (2022). Tratamiento pedagógico a la dimensión humanista desde las reflexiones de Fidel Castro. Revista Roca, 18(2) https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/3012

Mendoza, L. (2011). Formación humanista e interdisciplinariedad: hacia una determinación categorial. pp. 83-87. En Mañalich Suárez, R. y otros. Didáctica de las humanidades. La Habana: Pueblo y Educación.

Pérez, L. y Fuentes, H.C. (2018). Fundamentos de la gestión de la calidad en los procesos formativos en las universidades. Opuntia Brava, 10(2), 123-129. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/issue/view/39

Ruiz, M. M. & Rodríguez, R. M. (2018). El pensamiento ético de Fidel Castro en torno a la ciencia y la tecnología. Revista Caribeña de Ciencias Sociales. https://www.eumed.net/rev/caribe/2018/04/castro-etica-tecnologia.html

Sánchez, V., & Pérez, M. C. (2017). La formación humanista. Un encargo para la educación. Universidad y Sociedad, 9(2), 265-269. http://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus

Tejera, I. & Núñez, E. (2017). Las potencialidades del pensamiento de Fidel Castro para el reforzamiento de los valores morales de los cuadros políticos en el sistema de escuelas del Partido. Conrado, 13(57), 67-72. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/download/463/498/0

Torroella, G. (1998). Educación y orientación como preparación del hombre para la vida. En: Recarey S., Pino, J. L. del y Rodríguez, M. (Comp.). Orientación educativa. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)