Compreender e resolver problemas de aritmética verbal. Uma visão holística de uma perspectiva sociocultural

Main Article Content

Karel Pérez Ariza

Resumo

O artigo socializa os resultados de uma tese de doutorado, que partiu do reconhecimento da má compreensão como a principal causa das dificuldades que os alunos apresentam na resolução de problemas aritméticos. Em consonância com isso, perseguiu-se o objetivo de refletir sobre as ligações e correspondências entre os processos de compreensão e resolução de problemas de aritmética verbal, numa perspectiva sociocultural. Na pesquisa, utilizou-se a análise documental como método empírico e, como métodos teóricos: análise-síntese, indução-dedução. O principal resultado obtido está na sistematização daqueles postulados epistemológicos que permitiram ressignificar problemas aritméticos como textos e resolução de problemas como processo de compreensão textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Pérez Ariza, K. (2023). Compreender e resolver problemas de aritmética verbal. Uma visão holística de uma perspectiva sociocultural. Mendive. Revista Educação, 21(1), e2703. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2703
Secção
ARTIGOS DE REVISÃO
Biografia Autor

Karel Pérez Ariza, Universidad de Estudios Internacionales de Jilin, República Popular de China.

Profesor del Departamento de Español, Universidad de Estudios Internacionales de Jilin.

Referências

Báez, N., Pérez, O.L. & Blanco, R. (2018). Los registros de representación semiótica como vía de materialización de los postulados vigotskianos sobre pensamiento y lenguaje. Academia y Virtualidad, 11(1), 16-26. https://doi.org/10.18359/ravi.2885

Canales, M.Y. (2018). Comprensión lectora y resolución de problemas matemáticos en estudiantes de un colegio privado de Lima. Revista de Investigación en Psicología, 21(2), 215-224.

Chávez, J. & Pérez, L. (2015). Fundamentos de Pedagogía General. Primera Parte. La Habana: Pueblo y Educación. https://es.scribd.com/book/493961243/Fundamentos-de-Pedagogia-General-Parte-1-Texto-para-la-carrera-Pedagogia-Psicologia

Cruz, Y., Romero, R.H. & Marrero, H. (2020). Calidad de la educación: reflexiones acerca de las áreas de contenido, dominios cognitivos y nivel de desempeño del aprendizaje de la Matemática. Opuntia Brava, 12(2), 272-283. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/1031

D' Amore, B. (2018). Puntualizaciones y reflexiones sobre algunos conceptos específicos y centrales de la teoría semiótico cultural de la objetivación, PNA 12(2), 97-127. https://doi.org/10.30827/pna.v12i2.6997

De Vega, M. (2005). Introducción a la psicología cognitiva. Tomo II. Madrid: Alianza.

Fabelo, J.R. (2011). Los valores y su relación con el conocimiento. En C. Valgui & C. Pastor (eds.), Los valores ante el capital y el poder en el siglo XXI (71-121). Guerrero: Eón. http://humanidades.uagro.mx/inicio/images/Los%20valores%20ante%20el%20capital%20y%20el%20poder%20en%20el%20siglo%20XXI%20-%20Camilo%20Valqui%202011.pdf

Fariñas, G. (2019). Aprendizaje y desarrollo desde la perspectiva de la complejidad. La Habana: Félix Varela.

Fariñas, G. & Santos, E.M. (2022). La didáctica y sus requisitos desde el enfoque histórico cultural. Ciencias pedagógicas 15(1), 158-171. https://revistacienciaspedagogicas/index.php/view/256

Gadamer, H.G. (1988). On the circle of Understanding. In J.M. Cannally & T. Keutner (eds.), Hermeneutics versus science. Three german views (15-28). Notre Dame: University of Notre Dame.

Gardner, H. (1993). La mente no escolarizada. Cómo piensan los niños y cómo deberían enseñar las escuelas. Barcelona: Paidós. http://www.terras.edu.ar/biblioteca/3/EEDU_Gardner_2_Unidad_1.pdf

González, D.A., Padilla, L.A. & Zúñiga, N.M. (2020). Investigación interdisciplinaria y transdisciplinariedad como tendencia emergente de lo sistémico desde el pensamiento crítico. Orates, 7(11), 63-83. https://doi.org/10.37594/oratores.n11.325

Guadarrama, P. (2017). El concepto de cultura en la comprensión de la interrelación entre la paz y el poder. Topologik 21, 1-29. https://www.topologik.net/Pablo_Guadarrama_Gonz%C3%A1lez_Issue_21.pdf

Konstantinov, F. (1984). Fundamentos de filosofía marxista-leninista. Parte 1. La Habana: Pueblo y Educación.

Lenin, V. (1970). Materialismo y empiriocriticismo. Moscú: Progreso.

Leontiev, A.N. (1981). Actividad, conciencia y personalidad. La Habana: Pueblo y Educación.

Lotman, I. (2003). La semiótica de la cultura y el concepto de texto. Entretextos, 2, 1-6.

Manzano, M. (2013). La comprensión del discurso. En M. Manzano (ed.), Temas de Psicología Cognitiva 2 (263-292). La Habana: Félix Varela.

Mariann, Z. (2020). Círculo hermenéutico en comprensión: sobre un vínculo original entre hermenéutica y lógica en el diálogo Heidegger-Gadamer. Andamios, 17(43), 117-136. https://dx.doi.org/10.29092/uacm.V17i43.767

Montero, L.V. & Mahecha, J.A. (2020). Comprensión y resolución de problemas matemáticos desde la macroestructura del texto. Praxis y Saber, 16(2), pp. 272-283. https://doi.org/10.19053/22160159.v11.n26.

Pérez, K. (2020a). El diagnóstico de la comprensión de problemas aritméticos en la educación primaria. Mendive. Revista de Educación , 18(4), 883-892. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2127

Pérez, K. (2020b). Modelos y enfoques de la comprensión en la solución de problemas aritméticos verbales. Didascalia, 11(4), 1-13. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1052

Pérez, K. (2021). El contexto en la comprensión de problemas aritméticos verbales. Universidad & Ciencia, 10(2), 97-106. https://revistas.unica.cu/index.php/uciencia/article/view/1770

Pérez, K., Coaguila, L.M. & Hernández, J.E. (2019). Implicaciones de la textualidad en la comprensión de problemas aritméticos. Opuntia Brava, 11(Especial 2), 269-279. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/1031

Pérez, K. & Hernández, J.E. (2020). Las estrategias lectoras en la comprensión de problemas aritméticos en la educación primaria. Roca, 16(1), 717-729.

Pérez, K., Hernández, J.E. & Francés, O.A. (2018). Cultura, comprensión y desarrollo psíquico: implicación de sus nexos para una enseñanza desarrolladora. Humanidades Médicas, 18(1), 96-108. https://humanidadesmedicas.sld.cu/index.php/hm/article/view/1252

Pérez, K. & González, J.E. (2021). La comprensión en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Una mirada desde la psicología y la didáctica. Didascalia, 12(2), 252-261. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1184

Perkins, D. (1995). La escuela inteligente. Barcelona: Gedisa.

Pla, R.V., Ramos, J., Arnaiz, I., García, A., Castillo, M., Soto, M., Rey, C., Moreno, M.J., González, K., Faba, M., Rodríguez, E., Fonseca, M.E., Ferrer, M., Yera, A.I., Companioni, I., Rodríguez, M.C., & Cruz, M. (2012). Una concepción de la pedagogía como ciencia. La Habana: Pueblo Educación.

Rico, P. (2006). Aprendizaje en condiciones desarrolladoras. En P. Rico, E.M. Santos & V. Martín (eds.), El proceso de enseñanza-aprendizaje desarrollador en la escuela primaria. Teoría y práctica (12-39). 2da. Edición. La Habana: Pueblo y Educación.

Ricoeur, P. (1998). Teoría de la interpretación. Discurso y excedente de sentido. México: Siglo XXI.

Roméu, A. (2018). Los procesos de producción de significados en el discurso científico. En I.R. Domínguez (ed.), El texto científico. Algunas consideraciones para la comunicación en la ciencia (49-56). La Habana: Félix Varela.

Rubinstein, S.L. (1966). El proceso del pensamiento. La Habana: Universitaria.

Vigotski, L.S. (1987). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. La Habana: Científico-Técnica.