Pesquisa formativa para ensinar e aprender nas universidades

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Maximiliano Epifanio Asis Lopez
Elí Monzón Briceño
Edgar Hernandez Medina

Resumo

A pesquisa formativa adquiriu importância vital nos planos curriculares das universidades, pois pode ser vista como uma estratégia para formar estudantes em pesquisa. Este artigo de revisão teve como objetivo descrever o conceito de pesquisa formativa e sua implementação no Ensino Superior. Para a localização dos documentos bibliográficos foram utilizadas diferentes bases de dados e buscadores acadêmicos, portais de periódicos e livros eletrônicos; Em seguida, foram selecionados os artigos que priorizaram os fundamentos teóricos da pesquisa formativa, formação investigativa e pesquisa formativa, características da pesquisa formativa, pesquisa como estratégia pedagógica e modelo de pesquisa formativa nas universidades. Para iniciar a elaboração do artigo de revisão, procedeu-se à análise documental, à discussão em grupo e à avaliação da qualidade dos artigos encontrados. Concluiu-se que a investigação formativa é uma estratégia de ensino nos centros de ensino superior, em que docentes e discentes participam durante o desenvolvimento curricular de uma carreira profissional e permite ensinar competências de investigação científica.

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Como Citar
Asis Lopez, M. E., Monzón Briceño, E., & Hernandez Medina, E. (2022). Pesquisa formativa para ensinar e aprender nas universidades. Mendive. Revista Educação, 20(2), 675–691. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2676
Secção
ARTIGOS DE REVISÃO
Biografias Autor

Maximiliano Epifanio Asis Lopez, Universidad Nacional Santiago Antúnez de Mayolo

MAXIMILIANO E. ASIS LÓPEZ, Nació en la provincia de Yungay, departamento de Ancash. Realizó su estudio secundario en el colegio Nacional Santa Inés de Yungay. Doctor en Ciencia e Ingeniería de la Computación. Es Docente de Matemáticas y computación en la Facultad de Ciencias-UNASAM, Universidad Nacional en Huaraz (Perú). Obtuvo su Bachillerato en Matemática y licenciatura en Matemática con mención en Investigación de Operaciones e Informática. Obtuvo su Maestría en Computación e Informática en la UNASAM. Obtuvo su Bachillerato y titulo profesional en Ingeniería Informática y Sistemas. Con Maestría en Matemática. Las líneas de investigación de su interés son la Inteligencia Artificial, Lógica Difusa, el CAGD, Computación Gráfica, Optimización y los Métodos Numéricos.

Elí Monzón Briceño, Universidad Nacional Santiago Antúnez de Mayolo

Elí Monzón Briceño, licenciado en Matemática y maestro en Educación con mención en Informática y Tecnología Educativa, actualmente docente nombrado adscrito al Departamento de matemática de la Universidad nacional Santiago Antúnez de Mayolo. Mis temas de interés son en Educación matemática y Optimización matemática.

Edgar Hernandez Medina, Universidad Nacional SantiagoAntunez de Mayolo

Edgar Eli Hernandez Medina, Licenciado en Matemática y Maestro en Ciencias e Ingeniería con mención en Computación e Informática, actualmente docente contratado adscrito al Departamento de Matemática de la Universidad Nacional Santiago Antúnez de Mayolo. Mis temas de interés son en Algebra y Geometría.

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