Programa de capacitação de produtores para a introdução de tecnologias agrícolas

Main Article Content

Madelyn Fernandez Barrios
Mileisys Benitez Odio
Grisel Grisel Castillo Almeida

Resumo

É vontade política do governo cubano traçar linhas estratégicas no programa de produção de alimentos sustentáveis por meio de alianças entre governos locais, universidades e entidades produtivas. Por isso, este artigo teve como objetivo socializar um programa de capacitação de produtores que incentive a introdução de tecnologias no setor agropecuário. O método dialético-materialista predominou como método geral. Utilizaram-se métodos de nível teórico como: o histórico-lógico, a indução-dedução e a análise-síntese. A partir do nível empírico, utilizou-se a revisão documental, levantamento, observação de desempenho e consulta a especialistas. Foi utilizada a técnica de triangulação metodológica e o cálculo da porcentagem foi utilizado para o processamento das informações. Este resultado vem sendo apresentado desde 2020 nas fazendas da Genética Pecuária "Camilo Cienfuegos" e da Pecuária "Punta de Palma", apresentando resultados parcialmente favoráveis nos níveis de satisfação dos produtores e na eficiência das empresas. Foram elaborados materiais didáticos dos procedimentos tecnológicos para os produtores, as ações de preparação das oficinas participativas foram determinadas a partir da aprendizagem colaborativa e contribuiu para melhorar as competências profissionais dos produtores para o cumprimento eficiente de suas funções de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Fernandez Barrios, M., Benitez Odio, M., & Grisel Castillo Almeida, G. (2021). Programa de capacitação de produtores para a introdução de tecnologias agrícolas. Mendive. Revista Educação, 19(4), 1155–1167. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2622
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Madelyn Fernandez Barrios, Universidad de Pinar del Rio Hermanos Saiz Montes de Oca

Doctora en Ciencias Pedagógicas y profesora Titular del Departamento de Ciencias Agropecuarias de la Universidad de Pinar de Río Hermanos Saiz Montes de Oca

Mileisys Benitez Odio, Universidad de Pinar del Rìo

Doctora en Ciencias Veterinarias, Máster en Agroecología y Agricultura Sostenible, profesora Titular, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”, Facultad de Ciencias Forestales y Agropecuarias, Departamento Agropecuario, Pinar del Río, Cuba.

Grisel Grisel Castillo Almeida, CIGET

Ingeniera Agrónomo, especialidad Producción Vegetal desde 1982 en la Universidad de Pinar del Río, Máster en Gerencia de la Innovación (2011) en el INSTEC-UH, profesora Asistente, Especialista en Investigación, Desarrollo e Innovación, Consultora del CIGET-CITMA.

Referências

Báez, Hernández A., Hernández Medina, C. A., Perdomo Vázquez, J. M., Garcés González, R., & Alibet Carrasco, M. (2018). Modelo de gestión del conocimiento para el desarrollo agropecuario local. Estud. Soc., 28(51). http://dx.doi.org/10.24836/es.v28i51.517.

Benítez Odio, M., Díaz Untoria, J.A., Fernández Concepción, R.R., Martínez Robaina, A. Y., & Alonso Vázquez, Á. C. (2017). Gestión tecnológica en la relación universidad-empresa estatal ganadera cubana. Parte 1 Estudio de caso: fundamentación y propuesta de un modelo. Revista Pastos y Forrajes, 40(2), pp.158-165.

Cadena Iñiguez, P., Guevara Hernández, F., Argüello Aguilar, R., &Rendón Medel, R. (2018). "Proceso de comunicación, extensionismo y adopción de tecnologías." Revista Mexicana de Ciencias Agrícolas, 9(4): pp. 851-864. Online: https://bit.ly/2yHCX4H.

Cionza Villalba, E.L., Davis Blanco, D., & Labrador Machín, O. (2019). Procedimiento para la gestión de la capacitación de los recursos humanos con enfoque de aprendizaje. Revista Cooperativismo y Desarrollo, 7(2): pp. 195-211

Honores Haramillo, N.G., Vargas Aguilar, C.J., Espinoza Carion, CR., & Tapia Espinoza, N. J. (2020). Importancia y capacitación personal: aprendizaje colaborativo y desempeño laboral en las empresas mineras. 593 Digital Publisher CEIT, 5(6-1), 398-409. https://doi.org/10.33386/593dp.2020.6-1.436

Labrador Machín, O., Bustio Ramos, A., Reyes Hernández, J., & Cionza Villalba, E. L. (2019). Gestión de la capacitación y capacitación para una mejor gestión en el contexto socioeconómico cubano. Cooperativismo y Desarrollo, 7(1).

Lizcano Dallos, A. R., Barbosa Chacón, J. W., & Villamizar Escobar, J. D. (2019). Aprendizaje colaborativo con apoyo en TIC: concepto, metodología y recursos. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, 12(24), 5-24. doi: https://doi.org./10.11144/Javeriana.m12-25.acat

Pachay López, M. J., Rodríguez Gámez, M., & Vera Pachay, L.M. (2020): "Aprendizaje cooperativo una metodología activa innovadora", Revista Atlante Cuadernos de Educación y Desarrollo, ISSN: 1989-4155. En línea: https://www.eumed.net/rev/atlante/2020/08/aprendizaje-cooperativo.html

Rodríguez Hernández, E., & Vega Cruz, G. (2019). Estudio de la necesidad del uso de las TIC para la capacitación en el tema Gestión de Inventarios desde el puesto de trabajo. Revista Referencia Pedagógica, 7(2). pp. 168-190, ISSN: 2308-3042

Romero Sarduy, M.I., Ortiz Pérez, R., & La O Arias, M. (2018). La gestión del conocimiento en el Sistema de Innovación Agropecuaria Local. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina. Estudios del Desarrollo Social, 6(3) ISSN 2308-0132

Vigotsky, L. S. (1987). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. La Habana, Cuba: Pueblo y Educación.