Relações entre atitudes em relação à matemática e o desempenho acadêmico dos alunos

Main Article Content

Manuel Capote Castillo
lldefonso Robaina Acosta
Marisol Capote Areces

Resumo

Há consenso entre pesquisadores e pedagogos sobre a unidade entre os aspectos afetivos e cognitivos da personalidade dos alunos. Dentro dos aspectos afetivos mais estudados nos últimos anos, um lugar de destaque é ocupado pelas atitudes e historicamente as variáveis relacionadas ao desempenho acadêmico dos alunos têm sido uma preocupação dos educadores. O principal objetivo deste trabalho é contribuir para esclarecer a influência que existe entre as atitudes em relação à Matemática dos professores e alunos da carreira de Contabilidade e Finanças e o desempenho acadêmico destes últimos. Para sua realização, foram utilizados os seguintes métodos fundamentais: histórico-lógico, modelagem, análise documental, levantamento de alunos e os recursos da estatística descritiva, como distribuições de frequência e principalmente o coeficiente de correlação linear de Pearson para a análise dos resultados obtidos na medição das variáveis. Foram estabelecidos indicadores que permitem avaliar as atitudes do professor de Matemática, bem como dos alunos em relação a esta disciplina. Ao comparar a tabulação das pesquisas aplicadas e os resultados acadêmicos dos alunos do segundo ano da carreira de Contabilidade e Finanças da disciplina de Matemática Superior II, pode-se inferir que as atitudes em relação à Matemática e o desempenho acadêmico estão correlacionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Capote Castillo, M., Robaina Acosta, lldefonso, & Capote Areces, M. (2022). Relações entre atitudes em relação à matemática e o desempenho acadêmico dos alunos. Mendive. Revista Educação, 20(3), 1022–1035. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2520
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Manuel Capote Castillo, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Dr.C. Pedagógicas. Licenciado en Educación. Especialidad Matemática.

lldefonso Robaina Acosta, Universidad de Pinar del Río.

Profesor de Matemática , Facultad Educación Media

Marisol Capote Areces, Dirección Municipal Educación. Consolación del Sur. Pinar del Río

Metodóloga de Informática

Referências

Casas-Rosal, J. C., Villarraga Rico, M. E., Maz-Machado, A., y León-Mantero, C. (2018). Factores de influencia en las actitudes hacia la estadística de alumnos de educación media. Espacios, 39(52), 33-44. Recuperado de: https://www.revistaespacios.com/a18v39n52/18395233.html

Di Martino P. & Zan R. (2002). An attempt to describe a `negative' attitude toward mathematics. EN P. Di Martino (Ed.) Proceedings of the MAVI-XI European Workshop, Pisa, Abril 4-8 2002, pp. 22-29.

Gómez-Chacón, I. (2009). Actitudes matemáticas: propuestas para la transición del bachillerato a la universidad. Revista Educación Matemática, 21(3), 5-32. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4419138

Hill, D., & Bilgin, A. A. (2018). Pre-Service Primary Teachers' Attitudes towards Mathematics in an Australian University. Creative Education, 9(04), 597. Disponible en: https://www.scirp.org/journal/paperabs.aspx?paperid=83785

León, C. Pedrosa, C. Maz, A. y Casas, J.C. (2019): Medición de las actitudes hacia las matemáticas en maestros de Educación infantil en formación. Revista Espacios, 40(23), 14-25. Recuperado de: http://www.revistaespacios.com/a19v40n23/19402314.html

Mato Vázquez, M. D., de la Torre Fernández, E. (2009). Evaluación de las actitudes hacia las matemáticas y el rendimiento académico. En M.J. González, M.T. González & J. Murillo (Eds.), Investigación en Educación Matemática XIII (pp. 285-300).

Santander: SEIEM. Disponible en: http://funes.uniandes.edu.co/1654/1/307_Mato2009Evaluacion_SEIEM13.pdf

McLeod, D. B. (1992). Research on affect in mathematics education: A reconceptualization', en D. A. Grouws (Ed.), Handbook of Research on mathematics teaching and learning, New York Macmillan, pp. 575-596.

Mejía, S. A., Sánchez, R. J. G y Juárez, L. J. A. (2018). Actitudes hacia las matemáticas en estudiantes universitarios de Ingeniería y Matemática. En C. Dolores, G. Martínez, Ma. S. García, J. A. Juárez y J. C. Ramírez (Eds.), Investigaciones en dominio afectivo en matemática educativa. pp. 225-242). México: Notabilis Scientia.

Orjuela, C. P., Hernández Barbosa, R., & Cabrera González, L. M. (2019). Actitudes hacia la matemática: algunas consideraciones en su relación con la enseñanza y el aprendizaje de la misma.Revista De Educación Matemática, 34(2). Recuperado a partir de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/REM/article/view/25287

Petriz, M. M. A., Barona, R. C., López, V. R. Ma. & Quiroz, G. J. (2010). Niveles de desempeño y actitudes hacia las matemáticas en estudiantes de la licenciatura en administración en una universidad estatal mexicana. Revista mexicana de investigación educativa, 15(47), 1223-1249. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662010000400012

Ruffell, M., et al (1998). Studying attitude to mathematics. Educational Studies in Mathematics, 35(1), 1-18. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/50382429_Studying_attitude_to_mathematics , DOI:10.1023/A:1003019020131

Segarra, J. y Julià, C. (2021): Actitud hacia las matemáticas de los estudiantes de quinto grado de educación primaria y autoeficacia de los profesores. Ciencias Psicológicas. 15(1). Disponible en: https://doi.org/10.22235/cp.v15i1.2170

Trigoso, C.E (2019). Actitud hacia las matemáticas en su dimensión afectiva y los estilos de pensamiento según su función en estudiantes de un instituto pre universitario de lima metropolitana que postulan a carreras de ciencias o letras. (tesis de maestría). Universidad Peruana Cayetano Heredia. Lima Perú.

Tsai, S. & Walberg, H. J. (1983). Mathematics achievement and attitude productivity in junior high school. Journal of Educational Research, 76(5), 267-272. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00220671.1983.10885464

Ursini, S. y Sánchez, J.G. (2019): Actitudes hacia las matemáticas. Qué son. Cómo se miden. Cómo se evalúan. Cómo se modifican. Universidad Nacional Autónoma de México y Facultad de Estudios Superiores Zaragoza: México.