Programa de melhoramento para desenvolver a habilidade de escuta nos professores do Ensino Superior

Main Article Content

Alisvech Aguila Carralero
Darennys Linares Izaguirre

Resumo

A comunicação interpessoal na sala de aula da universidade constitui um dos suportes fundamentais para a apreensão de conhecimentos, habilidades e valores. Por conseguinte, os problemas que nela surgem podem ter um impacto formativo que nem sempre é positivo. Neste sentido, este artigo visa propor um programa de melhoria destinado a desenvolver a habilidade de ouvir nos professores do Ensino Superior, como uma forma essencial para o trabalho que realizam. Caracteriza-se pela sua flexibilidade e dinamismo. Foram utilizados métodos, fundamentalmente do nível teórico, dentro dos quais se destacam a análise-síntese e a indução-dedução. A partir do nível empírico, foi utilizada a análise documental, sobre a base legal que apoia a formação permanente de professores ao nível superior. Foi também aplicado um inquérito aos 52 professores que compõem o grupo de investigação "Formação integral das disciplinas do processo educativo, da atenção à diversidade". O resultado fundamental proposto é um programa de melhoria destinado a desenvolver a habilidade de escuta dos professores do Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Aguila Carralero, A., & Linares Izaguirre, D. (2020). Programa de melhoramento para desenvolver a habilidade de escuta nos professores do Ensino Superior. Mendive. Revista Educação, 18(3), 588–598. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2002
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Alisvech Aguila Carralero, Universidad de Camaguey ¨Ignacio Agramonte Loynaz¨

Licenciada en Derecho, Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular e investigadora del Centro de Estudios de Ciencias de la Educación ¨Enrique José Varona¨ de la Universidad de Camaguey.

Darennys Linares Izaguirre, Universidad de Camaguey, "Ignacio Agramonte Loynaz"

Máster en Ciencias de la Educación Superior, Profesora Asistente del Departamento de Psicología de la Universidad Ignacio Agramonte y Loynaz, Camagüey, Cuba.

Referências

Amayuela Mora, G. (2017). Comunicación y su relación con la educación en el contexto universitario. Alternativas en psicología, (35),Agosto-Enero: 8-19. https://www.alternativas.me/attachments/article/119/Comunicación%20y%20su%20relación%20con%20la%20educación%20en%20el%20contexto%20universitario.pdf

Codina Jiménez, A. (2014). Habilidades directivas. La Habana: Editorial Academia.

De Paz Leyva, Y. y Ortiz Torres, E. A. (2019). Estudio exploratorio sobre el uso de la sugestión en la comunicación profesor-alumno en el aula universitaria. Opuntia Brava, 11(4):107-20.

Fuentes Felicó, N. (2017). Cultura, competencia comunicativa y superación de los especialistas de museos. Transformación, 13(2):278-88.

Hernández Calderón, K.A y Lesmes Silva, A.K. (2018). La escucha activa como elemento necesario para el diálogo. Convicciones, 9(1): 83-87.

Martín Sospedra, D. R. (2015). La formación docente universitaria en Cuba: Sus fundamentos desde una perspectiva desarrolladora del aprendizaje y la enseñanza. Estudios pedagógicos (Valdivia), 41(1):337-49.

Miguens Liens, E. M. (2015). Saber escuchar habilidad de primer orden en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Revista Cubana de Tecnología de la Salud, 6(1):31-41.

Ministerio de Educación Superior. Resolución Ministerial de Educación No. 140. (2019). Reglamento de la Educación de Posgrado de la República de Cuba. La Habana: Ministerio de Educación Superior.

Motta Ávila, J. H. (2017). La actitud de escucha, fundamento de la comunicación y la democracia en el aula. Cuadernos de Lingüística Hispánica, (30):149-69.

Santaya Domínguez, M. O., Breijo Worosz, T.y Piñero Peña, I. (2018). Bases teóricas del proceso de desarrollo de habilidades profesionales pedagógicas. Revista Conrado, 14(64):54-62.

Sosa Sosa, J. A., Sosa Sosa, L. R. y González López, M.(2010). La pedagogía del docente universitario en la dirección del proceso de formación integral de los estudiantes. Cuadernos de Educación y Desarrollo, Servicios Académicos Intercontinentales SL (15).

Suárez Batista, L. M., Marzo Forbes, N. A. y Hernández Carballé, M. J. ( 2019). La comunicación en la primera infancia desde la formación inicial. Opuntia Brava, 11:214-24.