A bibliografia básica: meio essencial na disciplina Elementos de Economia e Legislação laboral

Main Article Content

Juan Alberto Mena Lorenzo
Marionel Acosta Rodriguez
Adolfo Ricardo Lazo Lorente

Resumo

Os conhecimentos sobre economía e legislação laboral têm um importante papel no desenvolvimento de qualquer professional do nível meio. Estes conteúdos terem sido incorporados aos planos de estudo das especialidades industriais durante os últimos 10 anos; não entanto; o suporte bibliográfico que existe para o trabalho dos professores e o estudo dos alunos não é suficiente, o que ter provocado afeções no processo de ensino aprendizagem. Mesmo assim, o objetivo deste artigo foi caracterizar o estado da bibliografia básica da disciplina Elementos de Economia e Legislação Laboral da especialidade industrial, permitindo aos professores especialistas das empresas que trabalham com esses conteúdos decidir em função de melhorar a informação dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa da informação foi possível com o emprego dos métodos do nível empírico como: revisão de documentos, questionário a professores, questões a estudantes e observação das atividades docentes. Como resultado obtive se uma caracterização que permite conhecer a situação na que encontra se este importante meio no processo de ensino-aprendizagem da disciplina Elementos de Economia e Legislação Laboral, no âmbito industrial nas especialidades industriais em Pinar del Río.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Mena Lorenzo, J. A., Acosta Rodriguez, M., & Lazo Lorente, A. R. (2020). A bibliografia básica: meio essencial na disciplina Elementos de Economia e Legislação laboral. Mendive. Revista Educação, 18(2), 315–325. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1867
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Juan Alberto Mena Lorenzo, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Licenciado en Educación, especialidad Construcción de Maquinarias, Ingeniero Mecánico, Máster en Pedagogía Profesional, Dr. C Pedagógicas.

Marionel Acosta Rodriguez, Centro Politécnico 1ro de mayo

Jefe de departamento y profesor de la asignatura Elementos de Economía y Legislación Laboral en el Centro Politécnico 1ro de mayo

Adolfo Ricardo Lazo Lorente, Universidad de Pinar del Rio

Metodólogo de la secretaría docente

Referências

Díaz Canel, M. (2019). En las aulas se define el futuro del país. En Periódico Juventud Rebelde, 27 de enero de 2019, p. 4

Fernández, M.P. & Caballero, P.A. (2017). El libro de texto como objeto de estudio y recurso didáctico para el aprendizaje: fortalezas y debilidades. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 20(1), 201-217. Recuperado de [http://www.aufop.com/aufop/revistas/lista/digital]

Bravo, J. L. (2004). Los medios de enseñanza: Clasificación, selección y aplicación. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, núm. 24, julio, 2004, pp. 113-124. Recuperado de [http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=36802409]

Colectivo de autores del Mined (2011). Indicaciones metodológicas sobre Elementos de Economía y Legislación Laboral en la ETP. Recuperado de [https://www.mined. gob.cu/tecnica-y-profesional/tecnica-y-profesional/etp/]

León, M. & Menéndez, A. (2015). El sistema de componentes didácticos en el proceso de enseñanza-aprendizaje formativo en la Educación Técnica y Profesional. En Didáctica de las especialidades de la Educación Técnica y Profesional, pps 47 -100, La Habana, Cuba: Pueblo y Educación

Lazalde, C. (2018a). Clasificación de medios de enseñanza aprendizaje. Recuperado de [https://sites.google.com/site/portafolioclaudialazalde/home/calsificacion-de-medios-de-ensenanza-aprendizaje]

Lazalde, C. (2018b). Definición de medios de enseñanza-aprendizaje https://sites.google .com/site/portafolioclaudialazalde/home/calsificacion-de-medios-de-ensenanza-aprendizaje

Lazo, B. (2018). Didáctica del uso de las TIC y los medios de enseñanza. Recuperado de [https://didacticadelosmediosdecomuncacion.blogspot.com/]

Mena Lorenzo, J. A. (2016). La formación de profesionales competentes: necesidad de las instituciones de nivel superior (IES). Ponencia presentada en el “1er Encuentro Internacional sobre Investigación Educativa”, Cancún, México, días 4 y 5 de noviembre. Recuperado de [http://unisan.edu.mx/1er-encuentro-internacional-profundizacion-investigacion-educativa/]

Mena, J. L. & Mena, J. A. (2019). La integración de contenidos CTSA: cualidad imprescindible en un ingeniero competente. Artículo de opinión. Boletín de la AIA-CTS. No. 01, marzo 2019, ISSN: 2183-5098, 53-81. Recuperado de [http://aia-cts.web.ua.pt]

Ministerio de Educación, Mined (2016). Concepción curricular de la Educación Técnica y Profesional en el marco del perfeccionamiento del Sistema Nacional de Educación. Proyección estratégica. En seminario de preparación del curso escolar 2016-2017. La Habana, Cuba: Pueblo y Educación.

Morales, Y. & Aguilar (2018). Los medios de enseñanza para la apropiación de los contenidos profesionales. Revista Mendive, Vol. 16, Num.1 (2018), enero-marzo 65.78

Peraza, C.; Gil, Y.; Pardo, Y & Soler, L. O. (2017). Caracterización de los medios de enseñanza en el proceso de enseñanza- aprendizaje en la Educación Física. Revista Pódium, enero – marzo. 2017 Vol. 12(1):4-11. Recuperado de [http://podium.upr. edu.cu/index.php/podium/article/view/681]

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>