Ensino ideológico e político no curso audiovisual espanhol: diagnóstico na Universidade LinYi

Main Article Content

Shuke Jiang
Tania Yakelyn Cala Peguero
Leonardo Pérez Lemus

Resumo

Com a disseminação e desenvolvimento do conceito de Ensino Ideológico e Político em todos os Cursos de muitas especialidades das universidades chinesas, surgiu uma nova tendência de reforma da estratégia de ensino. No entanto, a reforma limitada do EIPC na especialização em filologia hispânica da Universidade LinYi limita o desenvolvimento do nível educacional. O objetivo deste artigo é socializar a situação atual do EIPC no PEA do curso de audiovisual da Universidade LinYi. Nesta pesquisa são adotados métodos e técnicas de pesquisa que reconhecem a revisão e levantamento documental, realizando uma análise de natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstram a situação atual do EIPC, neste contexto, destacando as limitações no conhecimento e gestão do EIPC dos professores do PEA audiovisual, correspondendo a outros resultados a nível internacional e na China. Esta realidade expressa a necessidade de transformar o estado atual a partir de uma visão científica, a partir de alternativas no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Jiang, S., Cala Peguero , T. Y., & Pérez Lemus , L. (2024). Ensino ideológico e político no curso audiovisual espanhol: diagnóstico na Universidade LinYi. Mendive. Revista Educação, 22(2), e3776. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3776
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Ding, Q. (2022). Investigación sobre el contenido y la construcción de materiales ideológicos y políticos en la enseñanza de cursos de inglés en las universidades. Journal of Taiyuan City Vocational and Technical College, (9), 87-89. http://qikan.cqvip.com/Qikan/Article/Detail?id=7107952699

Gobierno de China. (2017). El Comité Central del Partido Comunista de China y el Consejo de Estado emitieron las "opiniones sobre el fortalecimiento y la mejora del trabajo ideológico y político en colegios y universidades en la nueva situación". Gobierno de China https://www.gov.cn/xinwen/2017-02/27/content_5182502.htm

Kang, J. (2022). Aplicación del método de enseñanza contextualizada en la clase de español audiovisual. Investigación Educativa, 4(12), 41-43. https://www.educ-res.com/index.php/er/article/view/4345/4176

Liao, B. y Huang, Y. (2022). Análisis sobre la cientificidad y eficacia de la construcción de la EIPC en las escuelas superiores de formación profesional de provincia de Guangxi desde la perspectiva del constructivismo. Journal of Nanning Vocational and Technical College, 30(2), 26-29. http://qikan.cqvip.com/Qikan/Article/Detail?id=7107176101

Lazo Hernández, J. E., & Nicado García, M. (2023). La formación político ideológica de los estudiantes universitarios en el contexto cubano actual. Revista Cubana de Educación Superior, 42(1). 348-363. https://revistas.uh.cu/rces/article/view/3564

Liu, J. (2020). EIPC: connotación, características y camino. Investigación educativa, 41(9), 28-33. http://qikan.cqvip.com/Qikan/Article/Detail?id=7103061530

Lv, L. (2020). La tendencia de la "prudencia en las palabras y los hechos" detrás del "silencio" de los estudiantes universitarios chinos: interpretación conceptual y análisis empírico desde la perspectiva de la "cultura tradicional china". Revista de la Universidad de Suzhou (Ciencias de la Educación), (1), 85-97. http://qikan.cqvip.com/Qikan/Article/Detail?id=7102792348

Gobierno de China. (14 de agosto de 2019). Varias opiniones sobre la profundización de la reforma e innovación de los cursos de teoría ideológica y política en las escuelas de la nueva era. Sitio web de la Escuela de Marxismo, Universidad Normal de Beijing. https://marx.bnu.edu.cn/docs/20210927094045135266.pdf

Ministerio de Educación de China. (28 de mayo de 2020). Directrices para la construcción de la EIPC de las instituciones de enseñanza superior. Ministerio de Educación: China. https://www.gov.cn/zhengce/zhengceku/2020-06/06/content_5517606.htm

Rodríguez Santana, S. D. L. C., Lorenzo Fernández, Y. y Cruz Cabrera, F. (2019). El trabajo político ideológico desde la estrategia educativa en la Educación Superior. Conrado, 15(70), 53-62. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990 -86442019000500053

Rodríguez, E. G., Hernández, J. I. P. y Gutiérrez, A. D. G. (2018). Fundamentos epistemológicos de la educación político ideológica como proceso. EduSol, 18(64), 97-108. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6574523.pdf

Sha, Z. (2020). Problemas en la implementación de la EIPC y el camino de profundización y expansión. Revista de la Universidad de Baoding, (5), 101-106. http://qikan.cqvip.com/Qikan/Article/Detail?id=7102879411

Wang, X. y Shi, Y. (2020). Las connotaciones, características, dificultades y estrategias de afrontamiento de la EIPC en la nueva era. Revista de la Universidad Normal de Xinjiang (Filosofía y Ciencias Sociales), 42(2), 50-58. https://wenku.baidu.com/view/6b012f23d35abe23482fb4daa58da0116d171f2c?fr=xueshu

Yan, X. (2020). Sobre los "elementos ideológicos y políticos", los malentendidos prácticos y la evaluación educativa de la EIPC en las universidades. Investigación sobre Educación Ideológica, (2), 88-92. https://hszg.sasu.edu.cn/__local/7/DA/9A/A2FEF2C44FB3A55811B09A4535A_28C3BCEC_1EC512.pdf