Dispositivos móveis como mediadores didáticos no ensino de estatística
Main Article Content
Resumo
A utilização de mediadores didáticos foi de vital importância para otimizar o trabalho nas aulas e, desta forma, garantir a aprendizagem dos alunos do Ensino Superior. No caso da Estatística, operar facilmente estes mediadores didáticos através de dispositivos móveis, uma vez que as suas aplicações proporcionam uma boa oportunidade para mostrar aos alunos a sua utilidade, trabalhando rapidamente em exercícios de aplicação para diferentes conteúdos. Portanto, este artigo teve como objetivo apresentar e socializar um procedimento metodológico para o ensino de Estatística, baseado na utilização de dispositivos móveis como mediadores didáticos. Foram utilizados métodos de nível teórico como: analítico-sintético, histórico-lógico. No nível empírico, foram utilizadas revisão documental, entrevistas, observação de desempenho, testes pedagógicos e consulta a especialistas. Como amostra, fizeram parte desta pesquisa alunos do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Ciego de Ávila. Este resultado pode ser generalizado para outros cursos universitários. Com a aplicação deste procedimento metodológico foi possível melhorar o aprendizado dos alunos nos conteúdos desta disciplina.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Castillo Riquelme, V. (2020). Enseñanza de la estadística inferencial mediante una aplicación móvil. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, 23(2), 233-258. https://doi.org/10.14482/INDES.30.1.303.661
Coll Salvador, C. (1991). Aprendizaje escolar y construcción del conocimiento. Editorial Piado. Barcelona. España.
Chérrez Ibarra, R.X, Párraga Vera, C.L. y Escalona Reyes, M. (2021). El uso del tic en la enseñanza de la matemática superior, el caso de los dispositivos móviles. Revista Tecnología Educativa, 8(2), 18-29. https://tecedu.uho.edu.cu/index.php/tecedu/article/view/294
Dávila Morán, R.C, Pasquel Cajas, A.F, Castro Cayllahua, F, López Coz, K.R. y Huamán Ccanto, F. (2022). Empleo de teléfonos inteligentes como estrategia de aprendizaje en estudiantes de pregrado en tiempos de crisis sanitaria por covid-19. Revista Conrado 18(S3), 138-147. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/2646
Giler Velázquez, L.E. (2020). Estrategias de enseñanza de la matemática en la formación de profesionales de la ingeniería. Dominio de las Ciencias, 6(3), 273-285. https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/1397/2486
Kim J., y Park H. (2019). Efects of Smartphone-Based Mobile Learning in Nursing Education: A Systematic Review and Meta-analysis. Asian Nursing Research, 13(1), 20-29. https://doi.org/10.1016/j.anr.2019.01.005
López Carcache, A. (2022). Dispositivos móviles como estrategia educativa en la universidad pública en modalidad presencial desde la experiencia de estudiantes y profesores de grado. Revista Torreón Universitario, 11(30), https://revistatorreonuniversitario.unan.edu.ni/index.php/torreon/article/view/403
Osorio Arrascue, E.D, Malpartida Gutiérrez, J.N, Ávila Morales, H. y Valenzuela Muñoz, A. (2021). Aplicaciones móviles: incorporación en procesos de enseñanza en tiempos de covid-19. Revista Venezolana de Gerencia (RVG), 26(93), 65-77. doi: https://doi.org/10.52080/rvg93.06
Rangel Romero, M.A, Santoyo Téllez, F. e Iñiguez Carrillo, A.L. (2019). El uso de App en dispositivos móviles para el aprendizaje de la estadística en el nivel superior. Revista Electrónica sobre Cuerpos Académicos y Grupos de Investigación, 6(12). https://www.cagi.org.mx/index.php/CAGI/article/view/205
Rodríguez Zambrano, A, Rocío Rey, E, Zambrano Cedeño, V. y Rodríguez Arieta, G. (2019). Tics y aplicaciones móviles en la educación superior; del dicho al reto. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo (enero 2019). En línea: https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/01/tics-educacion-superior.html
Rojas Sandoval, A, Díaz Quintanilla, C.L, García Valero, M.A. y Pérez Rodríguez, A.F. (2023). La enseñanza de la estadística en la Educación Primaria en Cuba. Antecedentes y actualidad (Ensayo). Revista Roca, 19(1), 46-59. http://portal.amelica.org/ameli/journal/440/4403729012/html/
Sánchez Calero, C. (2019). La llegada de las nuevas tecnologías de la educación y sus implicaciones. International Journal of New Education, (4). https://doi.org/10.24310/IJNE2.2.2019.7449
Santana Machado, A.T, Santana Rodríguez, L, Artiles González, P.M. y Matos Ojeda, J.L. (2022). Aplicación móvil para la enseñanza de Bioestadística en las ciencias médicas. (Ponencia). Convención Internacional de Salud. Cuba Salud 2022.
Silvestre Oramas, M. (2000). ¿Cómo hacer más eficiente el aprendizaje? Ediciones CEIDE. México.
Terán Acosta, G, Oña Gamboa, V, Cobos Velasco, J.C. y Miniguano Miniguano, D. (2019). Incidencia de dispositivos móviles en la educación en el Ecuador. Ciencia Digital, 3(3.4), 60-74. https://cienciadigital.org/revistacienciadigital2/index.php/CienciaDigital/article/view/835