Autoridade docente em instituições de ensino
Main Article Content
Resumo
Há alguns anos, a autoridade encontra resistência no contexto educacional, o trabalho docente é questionado e o respeito não é mais concedido espontaneamente. Esta situação tem um impacto negativo na convivência e na aprendizagem escolar. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão de artigos acadêmicos que abordam o tema autoridade docente, sua conceituação, características e fatores que favorecem ou dificultam sua construção. O método PRISMA foi utilizado para pesquisar e selecionar trabalhos adequados ao objetivo declarado. As bases de dados utilizadas foram Scopus, Scielo e Google Acadêmico. Após a seleção, restaram 24 trabalhos para serem avaliados. Os resultados da pesquisa foram que tanto alunos quanto professores reconhecem que o tipo de autoridade que predomina no contexto educacional é vertical e horizontal. Além disso, os professores são reconhecidos como autoridades pelos seus alunos principalmente devido a dois fatores: o seu conhecimento conceitual e metodológico e a proximidade, interesse e respeito que demonstram em sala de aula. Este estudo concluiu que, embora a autoridade ainda seja necessária no campo educacional, os professores têm consciência de que a abertura para uma maior participação dos alunos e o abandono dos modelos verticais favorecem o reconhecimento da sua autoridade.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Acuña, C., Parra, J., Aguayo, G. y Diaz, C. (2022). La autoridad pedagógica: una visión desde la formación inicial docente. Páginas de Educación, 15(1), 93-111. https://doi.org/10.22235/pe.v15i1.2687
Arendt, H. (2018). Entre el pasado y el futuro. Ocho ejercicios sobre la reflexión política. Mexico: Partido de la Revolución Democrática. https://www.prd.org.mx/libros/documentos/libros/Pasado-Futuro-Hannah.pdf
Barroso, J. M. y González-Monteagudo, J. (2018). Perspectivas de estudiantes universitarios sobre autoridad, ética e ideología docente en Brasil. Perfiles Educativos, XL(161), 69-86. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982018000300069
Bourdieu, P. y Passeron, J.C. (1996). La reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza (2ª. ed.). Fontamara. https://socioeducacion.files.wordpress.com/2011/05/bourdieu-pierre-la-reproduccion1.pdf
Cox-Vial, M. del P., Sabat-Donoso, G., Zamora-Poblete, G. y Meza-Pardo, M. (2022). Profesores principiantes: estrategias para establecer una relación de autoridad pedagógica. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 15, 1-22. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/25807
Dasuky, S. y González, J. P. (2022). La declinación de la autoridad docente en la contemporaneidad: una perspectiva sicoanalítica. Revista CES Psicología, 15(1), 182-200. https://revistas.ces.edu.co/index.php/psicologia/article/view/5614/3620
Díaz, A. (2016). ¿Cuáles son las características de los docentes con mayor autoridad? Una mirada desde los estudiantes de Chile. Perfiles Educativos, XXXVIII(153), 34-50. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2016.153.57634
Dubet, F. (2006). El declive de la institución. Profesiones, sujetos e individuos ante la reforma del Estado. Editorial Gedisa. https://dokumen.tips/documents/dubet-el-declive-de-la -institucion-libro-entero.html?page=1
Dubet, F. y Martuccelli, D. (1998). En la escuela. Sociología de la experiencia escolar. Mexico: Losada. https://www.uv.mx/mie/files/2012/10/en-la-escuela.pdf
Fernández, M. N. (2019). Autoridad pedagógica en la formación docente. Sus rasgos en concepciones de aprendizaje como transformación. Espacios en Blanco. Revista de Educación, 2(29), 219-233. https://ojs2.fch.unicen.edu.ar/ojs-3.1.0/index.php/espacios-en-blanco/article/view/359/321
Fernández, C. y Brito, P. (2018). Autoridad pedagógica. Academo (ASUNCIÓN). Revista de Investigación en Ciencias Sociales y Humanidades, 5(1), 53-60. https://revistacientifica.uamericana.edu.py/index.php/academo/article/view/87/84
Gómez, J. G. (2020). Mayo del 68 y sus interpretaciones. Papel Político, 25. Pontificia Universidad Javeriana. https://doi.org/10.11144/Javeriana.papo25.mdsi
Kojève, A. (2006). La noción de autoridad. Ediciones Nueva Visión. https://dokumen.tips/documents/kojeve-la-nocion-de-autoridad.html
Laurent, V. (2009). Mayo del 68, cuarenta años después. Revista de Estudios Sociales, (33), 29-43. https://dokumen.tips/documents/kojeve-la-nocion-de-autoridad.html?page=1
Lázaro, L. y García, E. (2018). Creando poder: la evolución de la autoridad docente en España. Historia de la Educación, 37, 383-403. http://dx.doi.org/10.14201/hedu201837383403
Martuccelli, D. (2009). La autoridad en las salas de clase. Problemas estructurales y márgenes de acción. Diversia, (1), 99-128. https://docplayer.es/3251425-La-autoridad-en-las-salas-de -clase-problemas-estructurales.html
Mejía, M. (2021). Entre el saber y el poder. Una aproximación al concepto de autoridad docente. XVI Congreso Nacional de Investigación Educativa. https://comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v16/doc/2145.pdf
Merma Molina, G. y Gavilán Martín, D. (2017). Caracterización de la autoridad del docente universitario y sus repercusiones en el alumnado de Magisterio. Caso de estudio. En Roig-Vila, R. (Ed.). Investigación en docencia universitaria. Diseñando el futuro a partir de la innovación educativa (pp. 321-328). Octaedro. http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/71081#vpreview
Merma-Molina, G. y Gavilán Martín, D. (2019). Análisis de las valoraciones del alumnado para repensar la autoridad docente y la formación para la ciudadanía. Educatio Siglo XXI, 37(1), 55-72. https://doi.org/10.6018/educatio.363381
Merma-Molina, G; Beresaluce Díez, R.; Sola Reche, J. M.; Parodi Úbeda, A. M. Mas Estela, V.; Gavilán Martín, D. y Rico Gómez, M. L. (2018). Red de desarrollo de competencias y habilidades con la autoridad docente y la convivencia en los estudiantes del Grado de Maestro. Asignatura Teoría e Historia de la Educación. En Roig-Vila, R. (Coord.). Memorias del Programa de Redes-I3CE de calidad, innovación e investigación en docencia universitaria. Convocatoria 2017-18 (pp. 937-943). Universidad de Alicante. https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/89031/1/Memories-Xarxes-I3CE-2017-18-62.pdf
Meza-Pardo, M., Zamora-Poblete, G. y Cox-Vial, P. (2020). Construcción y ejercicio de la autoridad pedagógica: siete hipótesis desde la perspectiva de profesores chilenos. Interdisciplinaria, 37(1), 237-257. https://doi.org/10.16888/interd.2020.37.1.15
Meza Pardo, M., Zamora Poblete, G. y Cox Vial, P. (2017). Ejercicio de la autoridad en profesores de educación secundaria de Chile. Estudios Pedagógicos, XLIII(2), 221-235. https://doi.org/10.4067/S0718-07052017000200012
Néspolo, M. J. (2019). Aprendizajes en la práctica docente sobre convivencia y autoridad pedagógica. En Villalonga, M. M. (Ed.). ¿Qué hacen al leer los estudiantes del primer año de Psicología? Perspectivas de docentes y estudiantes. (pp. 194-199). IX Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología. XXIV Jornadas de Investigación de la Facultad de Psicología de la UBA. XIII Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología de la Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires. https://www.aacademica.org/maria.micaela.villalonga.penna/29
Parra, J., Díaz, C., Acuña, C. y Aguayo, G. (2022). Construcción de la noción de autoridad pedagógica desde la perspectiva de profesores en ejercicio. CHAKIÑAN. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, (17), 138-155. https://doi.org/10.37135/chk.002.17.09
Plaza de la Hoz, J. (2018). Autoridad docente y Nuevas Tecnologías: cambios, retos y oportunidades. Revista Complutense de Educación, 29(1), 269-286. https://doi.org/10.5209/RCED.52281
Patierno, N. (2020). Violencia y autoridad en la escuela secundaria ¿Jóvenes "violentos" o adultos ausentes? Perfiles Educativos, XLII(168), 10-27. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2020.168.59221
Sennett, R. (1982). La autoridad. Alianza Editorial. https://es.scribd.com/document/345531957/Richard-Sennett-1982-La-Autoridad
Soares, L. H., de Meneses C. A., Spindola, R. y Ferraz, J. M. (2020). A autoridade docente e a sociedade da informação: o papel das tecnologias informacionais na docência. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(106), 88-109. https://es.scribd.com/document/485109271/Richard-Sennett-La-Autoridad-pdf
Steimbreger, L. (2017). Autoridad docente y emancipación, ¿una relación posible? Anuario de Investigaciones, 3(1), 216-227. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/aifp/article/view/18100/18503
Tedesco, J. C. y Tenti, E. (2006). Nuevos tiempos y nuevos docentes. En A. Muñoz (Ed.). Nuevos tiempos y nuevos docentes (pp. 57-81). IV Congreso Nacional de Educación. Sindicato Nacional de Trabajadores de la Educación. https://www.academia.edu/2372815/Nuevos_tiempos_y_nuevos_docentes
Vicent, M. y Gonzálvez, C. (2018). La crisis de autoridad educativa desde un enfoque cualitativo. En E. López-Meneses, D. Cobos-Sanchiz, A. Martín-Padilla, L. Molina-García y A. Jaén-Martínez (Eds.). Experiencias pedagógicas e innovación educativa. Aportaciones desde la praxis docente e investigadora (pp. 3547- 3560). Octaedro. http://hdl.handle.net/10433/6411
Zamora, G. y Alfaro, J. (2020). Comprendiendo la Autoridad Pedagógica en el marco de la representación del rol docente en profesores principiantes. En Ferrada, J. y Soto-Silva, I. (Eds.). Poéticas del sur del mundo. Relatos contemporáneos sobre educación, estética y arte (pp. 41-71). Universidad de Los Lagos. https://editorial.ulagos.cl/wp-content/uploads/2021/05/Poeticas-del-sur-del-mundo.pdf
Zamora, G., Meza, M. y Cox, P. (2020). ¿Cuán reconocidos como autoridad se sienten los profesores principiantes y a qué factores lo atribuyen? Educaçao e Pesquisa Educ. Pesqui, 46. https://www.scielo.br/j/ep/a/5kpRpDJg73RK99P7cDGBQJL/abstract /?lang=es
Zamora-Poblete, G. Gil-Madrona, P., Méndez-Hinojosa, L., Galvis-Leal, P. & Tadeo-Morales, J. (2020). Meanings of pedagogical authority in future teachers in Spain and Latin America. Understandings in education students from Chile, Colombia, Venezuela and Spain. Culture and Education, 32(2), 242-271. https://doi.org/10.1080/11356405.2020.1741873