A plataforma Moodle no processo de ensino-aprendizagem do Direito Agrário

Main Article Content

Jorge Félix Gual Ramos

Resumo

A plataforma Moodle oferece ao ensino superior e principalmente ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Direito Agrário, muitas possibilidades de comunicação e intercâmbio entre os sujeitos desse próprio processo. Na pesquisa realizada foram detectadas deficiências quanto ao referido processo, uma vez que a articulação integrada das Tecnologias de Informação e Comunicação e principalmente da plataforma Moodle para a realização de um trabalho independente orientado pelo professor ainda é insuficiente, além disso há falta de conhecimento por parte dos professores e estudantes do potencial que esta ferramenta pode oferecer. O objetivo deste artigo é propor uma estratégia de ensino para a realização de trabalhos independentes utilizando a plataforma Moodle. Os métodos utilizados foram análise e síntese, histórico-lógico, análise documental, observação, levantamento e entrevista. O resultado final deste artigo é uma estratégia didática para o processo de ensino-aprendizagem de Direito Agrário. Pode-se concluir que a utilização planejada e direcionada da plataforma Moodle no processo de ensino-aprendizagem de Direito Agrário contribui para a realização eficiente do trabalho independente do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Gual Ramos, J. F. (2023). A plataforma Moodle no processo de ensino-aprendizagem do Direito Agrário. Mendive. Revista Educação, 22(1), e3392. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3392
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Albornoz Jiménez, C., Silarayan Ruiz, L., y Hidalgo Tupia, M. (2022). Estilos de aprendizaje en la enseñanza virtual en estudiantes universitarios. Mendive. Revista de Educación, 20(1), 83-92. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2592

Amador Morán R, Labrada Despaigne A. (2020). Las tecnologías de la información y las comunicaciones como medios de enseñanza en la formación médica. Archivos del Hospital Universitario "General Calixto García", 8(2). https://revcalixto.sld.cu/index.php/ahcg/article/view/494

Castillo Obaco, J. S.; Palta Valladares, N. I. y Sigüenza Orellana, J. P. (2016): Uso de pizarras digitales interactivas como recurso de enseñanza para los docentes. Magister, 28(2), 71-85. https://doi.org/10.1016/j.magis.2016.11.001

García Sánchez, M. del R., Reyes Añorve, J. y Godínez Alarcón, G. (2017). Las Tic en la educación superior, innovaciones y retos. Revista Iberoamericana de las Ciencias Sociales y Humanista, 6(12). https://doi.org/10.23913/ricsh.v6i12.135

Gutiérrez Salomón, J. A., Pizá Gutiérrez, R. I., Tapia Ruelas, C. S. y Lozano Rodríguez, A. (2021). Integración de herramientas tecnológicas en la enseñanza por profesores universitarios durante la contingencia por COVID-19. Santiago, 157, 208-222. https://santiago.uo.edu.cu/index.php/stgo/article/view/5470

Gual Ramos, J. F. (2022). Las TIC para el desarrollo autónomo de la enseñanza y aprendizaje del Derecho Agrario. ROCA, 18(2), 521-537. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8436937

Gual Ramos, J. F. (2023). La actividad lúdica mediante las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones en la asignatura Derecho Agrario. Mendive. Revista de Educación, 21(1), e3064. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3064

Lugo Plasencia, J. G. (2020). El proceso de enseñanza-aprendizaje de la cultura musical cubana en los estudiantes de onceno grado. Revista Conrado, 16(72), 269-277. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1243

Pérez Portelles, R. E., y Díaz Berenguer, S. (2022). Estrategia didáctica para el desarrollo del gusto estético en el lector universitario. EduSol, 22(79), 155. http://scielo.sld.cu/pdf/eds/v22n79/1729-8091-eds-22-79-155.pdf

Reynosa Navarro, E., Serrano Polo, E. A., Ortega-Parra, A. J., Navarro Silva, O., Cruz-Montero, J. M., y Salazar Montoya, E. O. (2019). Estrategias didácticas para investigación científica: Relevancia en la formación de investigadores. Universidad y Sociedad, 12(1), 259-266. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1445

Ribadeneira Cuñez, F. M. (2020). Estrategias didácticas en el proceso educativo de la zona rural. Revista Conrado, 16(72), 242-247. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1237

Rodríguez López, M. del C. y Ortiz Blanco, A. M. (2022). Ciencia, Tecnología, Cultura y Sociedad en el Contexto Universitario. Revista CIENCIAEDUC, 8(1). http://portal.amelica.org/ameli/journal/480/4802861004/4802861004.pdf

Rojas Ramos, R. (2022). Estrategias didácticas hacia el aprendizaje significativo en la formación del Ingeniero en Desarrollo Rural. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 6(2), 3110-3126. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i2.2079

Romero Ríos, D. D. J. y Asencio Cabot, E. (2022). La integración de Tecnologías en la práctica educativa de docentes de Matemáticas del nivel secundario. Revista Varela, 22(62), 145-153. https://revistavarela.uclv.edu.cu/index.php/rv/article/view/1399

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)