O ensino da aula de língua materna para fortalecer a identidade cultural
Main Article Content
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem da língua materna no Bacharelado em Educação, Literatura Espanhola, para o fortalecimento da identidade cultural, baseia-se nas contribuições da pedagogia cubana e do método dialético-materialista, cuja expressão mais atual em Cuba se manifesta em abordagens cognitivas, comunicativas e socioculturais, baseadas nas concepções da escola histórico-cultural e do ensino desenvolvimentista; também no âmbito educacional, a partir da inter-relação do aluno com o contexto cultural em que se desenvolve. O objetivo foi caracterizar os componentes do processo de ensino-aprendizagem da língua materna no curso de Bacharelado em Educação, Literatura Espanhola, da Universidade de Sancti Spíritus "José Martí Pérez" para o fortalecimento da identidade cultural, a partir de o estudo da obra de Martí. Durante o processo investigativo foram aplicados os seguintes métodos: analítico-sintético e análise documental. Foi proposta uma caracterização dos componentes mencionados. Isso evidenciou o potencial do processo de ensino-aprendizagem da língua materna para fortalecer a identidade cultural, a partir do tratamento da língua como expressão e suporte da identidade cultural e do uso da obra de Martí.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Burbano, M. (2018). El proceso de enseñanza-aprendizaje de la lengua materna: la comprensión lectora en los estudiantes de la enseñanza básica primaria. Revista Conrado, 14(1), Cienfuegos octubre-diciembre. 2018.
Calderón, R. (2018). Didáctica del lenguaje y comunicación: campo de investigación y formación de profesores. Praxis & Saber, 9(21), pp. 151-178. https://doi.org/10.19053/22160159.v9.n21.2018.7174
Duarte, O., Sobrino, E., Acosta, I. (2019). Estrategia de enseñanza-aprendizaje interdisciplinar para la comprensión de textos científicos. Pedagogía y Sociedad, 22(54). https://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/694
Fierro, B. (2019). Educar desde la literatura: enraizamiento cultural para la pedagogía comprensiva. Revista Redipe, 8(8).
García, B. (2018). Consideraciones sobre el desarrollo de la compresión de los textos políticos martianos. Revista Pedagógica, 6(2), pp. 323-336. ISSN: 2308-3042.
Íñiguez, L. (2001). Identidad: de lo personal a lo social. Un recorrido conceptual. En Eduardo Crespo (Ed.), La constitución social de la subjetividad (pp. 209-225). Madrid: Catarata.
Leiva, D., Bonachea, A. I. y Enebral, R. (2021). El fortalecimiento de la identificación cultural de los estudiantes de primer año de la Licenciatura en Educación, Español-Literatura. Revista Maestro y Sociedad, 18(2), pp. 412-425. http://maestroysociedad.uo.edu.cu
Martínez, I. M. (2020). Algunas consideraciones metodológicas acerca del proceso de desarrollo de habilidades comunicativas orales de la lengua materna. Revista Ciencias Pedagógicas E Innovación, 8(2), pp. 1-7. https://doi.org/10.26423/rcpi.v8i2.371
Ministerio de Educación Superior. (2016). Plan de estudio E, carrera Licenciatura en Educación, Español-Literatura. La Habana, Cuba.
Roméu, A. et al. (2007). El enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Roméu, A. et al. (2013). Didáctica de la lengua española y la literatura. Compilación. La Habana: Pueblo y Educación.